Sem categoria

Conheça 6 vantagens do Big Data para o RH

vantagens-big-data

Uma infraestrutura sólida de dados é capaz de solucionar problemas, responder questões complexas e maximizar oportunidades de crescimento. Dadas essas facilidades, podemos presumir a importância que o Big Data para o RH ganhou nos últimos anos.

Anualmente, bilhões são investidos na área, pois os gestores descobriram na ferramenta uma maneira de otimizar o trabalho da organização. A seguir, falaremos sobre as vantagens de utilizar a análise de dados no RH sob a ótica dos impactos positivos trazidos por ele, de acordo com as técnicas mais modernas. Confira!

1. Suporte nos processos de recrutamento e seleção

O Big Data pode ser aplicado em diversas frentes do RH. No entanto, uma das mais famosas é justamente na área de recrutamento e seleção. Uma empresa que recebe milhares de currículos e precisa selecionar os candidatos mais talentosos teria dificuldades e um árduo trabalho, se precisasse executá-lo por métodos tradicionais.

Sendo assim, com o auxílio de um software eficaz, a organização pode inserir os dados internos sobre competências, habilidades e outros detalhes necessários aos futuros profissionais que nela atuarão. A partir disso, ela pode cruzá-los com as informações fornecidas pelos candidatos por meio de seus currículos, a fim de encontrar o perfil profissional mais alinhado aos propósitos daquela organização.

Com isso, a empresa consegue identificar tendências e insights importantes sobre os profissionais que ela tem atraído. Se isso não estiver ainda de acordo com os propósitos organizacionais, a empresa ainda assim terá informações suficientes para montar estratégias que a ajudem na atração dos talentos certos.

2. Avaliação de desempenho interno

É comum que as empresas avaliem os funcionários anualmente, segundo o desempenho deles na organização. Antigamente, essa função ficava a cargo dos gestores, o que muitas vezes gerava juízos pessoais, sendo que essa não é a maneira mais eficaz de apreciar a performance de um colaborador.

Uma das vantagens da inserção do Big Data no RH é justamente a capacidade de cruzar dados e prover avaliações mais assertivas dos funcionários. Consequentemente, isso ajuda a empresa a identificar melhor quais os pontos positivos de cada indivíduo e também em quais aspectos eles precisam melhorar para que a organização alcance resultados melhores no mercado.

A partir disso, a empresa poderá determinar treinamentos mais assertivos, com o objetivo de melhorar a produtividade dos colaboradores e aproveitar melhor o trabalho por eles desempenhados.

3. Retenção de talentos por meio do Big Data

A maior dificuldade dos empreendimentos na atualidade é encontrar talentos que estejam alinhados conforme as diretrizes da empresa. Com a inserção de novas companhias no mercado, que oferecem benefícios cada vez mais atrativos para os funcionários, a tarefa de reter os colaboradores mais capacitados se tornou um verdadeiro desafio.

Com a aplicação do Big Data, as empresas podem fazer estudos mais apurados sobre a saída e o perfil dos funcionários. Com isso, é possível minimizar os gastos com rotatividade e investir na melhoria das condições de trabalho dos talentos para mantê-los na organização.

Ademais, por meio do Big Data a empresa consegue impulsionar e valorizar os pontos que motivam os funcionários em seu trabalho. Ou seja, o recurso ajuda na identificação do que estimula o colaborador a continuar atuando ali, fazendo com que a organização possa estabelecer benefícios mais adequados a eles.

4. Identificação de falhas nos processos

Fazer a identificação de falhas nos processos corporativos não é uma tarefa simples. Agora, imagine quando isso envolve departamentos distintos da organização: a procura pelo ponto de erro provavelmente será demorada e a correção dificultada, prejudicando os processos internos como um todo.

Com o Big Data, o cenário muda. Como a função da ferramenta é reunir dados e prover instrumentos para análise, rapidamente as falhas nos processos podem ser identificadas. Logo, a empresa tem mais facilidade para agir estrategicamente e corrigir problemas, evitando gastos desnecessários.

Aliás, uma ferramenta adequada e profissionais qualificados podem fazer muito pela empresa. Afinal, se eles sabem encontrar as falhas e têm um olhar apurado, conseguem encontrar soluções mais criativas e inovadoras a serem aplicadas no negócio.

5. Capacitação mais alinhada

Como dissemos, um dos recursos mais poderosos do Big Data no RH é justamente a capacidade da ferramenta em identificar o desempenho dos colaboradores. Isso nos leva a outra vantagem de utilização do método: a habilidade em ajudar a estabelecer capacitações mais alinhadas.

Tanto os colaboradores quanto a empresa em si, precisam caminhar no mesmo sentido, a fim de que os resultados do trabalho desempenhado seja perceptível. Como o Big Data consegue transformar informações em relevantes insights, fica mais fácil definir quais os conteúdos mais adequados a serem abordados nos treinamentos.

Desse modo, a empresa consegue economizar não só em recursos, mas também obter um retorno melhor do investimento. Isso quer dizer que os colaboradores estarão aptos a atender as demandas e necessidades do negócio no mercado.

6. Manutenção do RH

Há algum tempo, o RH deixou de ser intuitivo e passou a lidar com dados para estabelecer as suas estratégias. Um bom sistema de Big Data ajuda o setor a manter a sua organização em relação aos dados, o que nos leva à identificação de tendências futuras e, consequentemente, melhor desempenho da empresa no mercado.

A ferramenta melhora a qualidade do setor como um todo, fazendo com que o trabalho desenvolvido seja cada vez mais eficaz. Consequentemente, isso ajuda os profissionais do RH a desenvolverem conhecimentos mais apurados sobre o negócio e a ter um olhar mais analítico sob os colaboradores de outras áreas.

Podemos até mesmo dizer que isso ajuda na humanização da organização, uma vez que cada colaborador tem as suas demandas, anseios e forma de trabalhar. Imagine ter que captar isso de maneira manual em uma corporação? Praticamente impossível, certo? Enfim, com o Big Data isso se torna mais fácil.

A era da tecnologia e a utilização cada vez maior de instrumentos que facilitem o trabalho das empresas já chegou. Por isso, é imprescindível que as organizações se preocupem em investir na qualidade dos processos com a ajuda do Big Data.

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo. Quer continuar acompanhando os nossos artigos e recebê-los diretamente no seu e-mail? Não deixe de assinar a nossa newsletter!

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pop Up Image

JUNTE-SE A MAIS DE 229.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.X