Dicas

Livros em inglês: conheça as melhores opções para treinar seu vocabulário

Livros em inglês

Uma excelente alternativa para estudar inglês fugindo dos métodos e cursos tradicionais é ler livros em inglês. Já dizem os especialistas que, para ser um excelente escritor, é preciso ser um bom leitor e, preferencialmente, assíduo.

Estudar inglês requer prática e disciplina, mas também deve ser prazeroso e divertido. Se você gosta de ler obras literárias em português, desafie-se e transfira o seu hobby para os momentos dos estudos de inglês! Busque títulos americanos e britânicos que sejam emocionantes, mas que também auxiliem o aprendizado.

Ler é excelente para ampliar o vocabulário, melhorar os conhecimentos gramaticais e aumentar suas afinidades com o idioma. Acompanhar títulos originais, além de permitir que você conheça exatamente o que o autor escreveu e não uma tradução ou interpretação de um terceiro, possibilita que você se aproxime mais da realidade e da cultura em que a história se desenrola e está inserida.

E então, pronto para encarar esse desafio? Continue a leitura e descubra por que ler livros em inglês! Além disso, em seguida, confira alguns títulos ótimos para você começar.

Estude por meio de livros em inglês

Não queira começar a se aventurar pelo mundo dos livros em inglês pelos títulos de Shakespeare, ou autores rebuscados que utilizam linguagem complexa. Caso o seu nível seja iniciante ou intermediário, a experiência pode traumatizar você, causando pavor e levando à desistência.

Nesse caso, prefira as obras infantis ou histórias mais curtas e diretas. Conhecer previamente a história porque você já assistiu ao filme, leu o livro em português, assistiu ao desenho animado ou porque alguém narrou a fábula quando você era criança também facilita a leitura.

É interessante treinar o cérebro para, aos poucos, ir assimilando frases e expressões cada vez mais elaboradas. Fuja de obras que possam parecer cansativas e fazer você desistir desse tipo de treino. Com paciência e força de vontade, quando você menos esperar, estará lendo fluentemente.

Não se preocupe em conhecer todas as palavras. Interprete pelo contexto e anote vocábulos desconhecidos para, em outro momento, pesquisar o significado. O exercício vai ajudar a compreender que você não precisa saber palavra por palavra. Se desapegue!

Agora que já explicamos os benefícios de ler os títulos no idioma original, conheça os 7 livros que recomendamos para você treinar os seus conhecimentos de inglês:

1. Peter Pan

O clássico conta a história do menino que não queria crescer, trazendo expressões e um vocabulário variado, mas super acessível. Repleta de fantasia e aventura, Peter Pan, assim como outros títulos infantis, apresenta uma linguagem clara e compreensível.

O fato de a história já ser bastante conhecida descomplica a leitura, motivando pessoas de todas as idades a conferir a narrativa. Excelente opção para começar a ler em inglês!

2. The Happy Prince and Other Tales

Obra de Oscar Wilde que apresenta contos (tales), The Happy Prince and Other Tales figura na lista dos livros para ler antes de morrer. O fato de as histórias serem mais curtas e diretas facilita a interpretação de texto e aumenta a fluidez da leitura.

Com uma narrativa leve, a história emocionante do príncipe apresenta a relação entre uma estátua falante e um passarinho. Vale a leitura!

Cresça em sua carreira profissional com a Fluenglish

3. Lord of the Flies

Aí está um título que sempre é indicado por professores de países de língua inglesa para crianças e adolescentes. Lord of the Flies é um clássico moderno, também recomendado para adultos que estão começando a aprender o idioma.

Acompanhe as aventuras e os conflitos dos garotos que, após um acidente de avião, precisam aprender a viver sozinhos em uma ilha. De quebra, reflita sobre questões de filosofia e sociologia.

4. Charlotte’s Web

O livro, que deu origem ao filme A Menina e o Porquinho, narra a amizade entre uma menina, uma aranha e um porco. Simples em estilo e enredo, Charlotte’s Web é uma excelente maneira de aprender novos termos e expressões.

A obra também está presente nas indicações das principais escolas norte-americanas e britânicas. Uma ótima possibilidade para você conversar sobre a história com nativos de todas as idades, desde crianças até adultos.

5. The Old Man and the Sea

Você já se imaginou lendo, no idioma original, o título de Hemingway que rendeu um Prêmio Nobel ao autor? Uma das maiores narrativas da literatura? Em The Old Man and the Sea, emocione-se com a história do pescador e de sua convivência com a natureza.

A trama é repleta de estruturas e expressões que facilitam o aprendizado do idioma. Trata-se de uma história curta de vocabulário complexo. Um ótimo desafio, não acha? É outra obra que a maioria dos nativos em algum momento da vida já leu, ou seja, excelente assunto para uma roda de conversa.

6. The Wonderful Wizard of Oz

Alguns dizem que este é o conto de fadas mais famoso dos Estados Unidos, e a história d’O Mágico de Oz também é bastante difundida no Brasil. Talvez essa proximidade facilite ainda mais sua apreciação da obra em inglês.

Parágrafos curtos e linguagem simples proporcionam uma leitura gostosa da jornada da menina Dorothy e seus amigos. Mesmo escrito há mais de 100 anos, a narrativa continua sendo fascinante, com doses de otimismo e mensagens sobre a vida.

7. The Hobbit

Uma obra que parece uma “contação de história” durante o chá das cinco: essa é a maravilhosa sensação despertada por O Hobbit. Descomplicada e interessante, a obra é ótima para treinar o inglês e ajudar o leitor a acompanhar a narrativa com facilidade. Se a história já é imperdível em português, imagine conhecê-la no idioma original!

Viu só? A recomendação é a de priorizar livros infanto-juvenis ou que tragam histórias já conhecidas por você. Isso facilita a fluidez da leitura e a possibilidade de você se empolgar com esse tipo de exercício e, assim, se desafiar cada vez mais.

Aos poucos, você pode migrar para títulos mais complexos, como romances e épicos. Quando você perceber, estará lendo o que quiser com muita naturalidade.

Ler livros em inglês vai tornar os seus estudos mais produtivos, melhorar a sua escrita e aumentar o seu vocabulário, além de permitir que você viaje sem sair do lugar. Isso é algo que só os livros fazem por você!

Gostou da nossa lista? Então, compartilhe-a nas suas redes sociais para que mais pessoas a conheçam e possam melhorar os seus estudos de inglês através da leitura!

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pop Up Image

JUNTE-SE A MAIS DE 229.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.X