Carreira

O que procurar no LinkedIn de um candidato a emprego?

O LinkedIn é uma rede social extremamente poderosa na hora de buscar uma posição no mercado de trabalho. Ao contrário das demais, essa plataforma foca especificamente no campo profissional e tem funções específicas para facilitar o contato entre recrutador e candidato.

Por meio do LinkedIn de um candidato a emprego, os recrutadores conseguem conhecê-lo melhor, observando suas habilidades, conhecimentos, experiências educacionais e profissionais. Também é possível ter acesso às recomendações feitas por colegas de trabalho e gestores. 

Caso queira aprimorar seus conhecimentos sobre essa ferramenta e saber exatamente o que deve ser observado no LinkedIn de um candidato, continue a leitura!

A importância de analisar o LinkedIn de um candidato a emprego

O potencial do LinkedIn pode ser observado por meio de uma pesquisa realizada pela Jobvite, na qual 86,60% dos recrutadores informaram que utilizam a rede social para contratar novos colaboradores.

De acordo com os dados da pesquisa, 94,5% dos gestores de Recursos Humanos (RH) afirmaram que obtiveram sucesso nas contratações via LinkedIn, demonstrando, assim, que essa é uma das grandes tendências de recursos humanos.

No entanto, em meio a tantas funcionalidades da plataforma, pode ser difícil saber o que deve ser levado em conta na hora da contratação. Pensando nisso, reunimos alguns elementos que devem ser observados durante a análise do LinkedIn de um candidato a emprego. Confira:

Resumo do Perfil do LinkedIn

Essa é a regra número um ao observar o LinkedIn de um candidato a emprego. O resumo é a primeira informação do candidato que aparecerá para a empresa, por isso, é fator determinante para prosseguir ou não com a análise de perfil do candidato.

É o momento em que você deve avaliar o currículo resumido do candidato, observando as experiências profissionais, certificações, se a pessoa realiza algum tipo de serviço voluntário e/ou qualquer outra característica que demonstre que o potencial colaborador possui o perfil necessário para ocupar um cargo na sua empresa.

Perfil Completo do LinkedIn

Após estudar o resumo do perfil do candidato, caso você encontre indícios de que ele pode ser uma boa opção para a sua organização ou queira fazer uma análise mais aprofundada, é possível visualizar o perfil completo no LinkedIn.

Se você possui uma conta avançada, é possível utilizar vários filtros de pesquisa para saber, por exemplo, se o usuário foi registrado recentemente na rede social e a língua em que o perfil está cadastrado originalmente.

Currículo disponibilizado no LinkedIn de um candidato a emprego

Se você seguiu os passos anteriores e se interessou pelo perfil de um candidato, vale a pena dedicar alguns minutos a mais para observar suas qualificações e garantir uma contratação assertiva, não é mesmo?

Afinal, os custos de uma má contratação costumam ser bem altos. Atualmente, boa parte dos usuários do LinkedIn disponibiliza uma versão on-line do currículo e é importante que ela receba exatamente a mesma atenção que as versões impressas.

Engajamento dos candidatos

Iniciar uma conversa na seção de Grupos do LinkedIn pode ser uma ótima alternativa para conhecer o perfil de potenciais candidatos. Procure por grupos profissionais que sejam interessantes para a sua modalidade de negócio e comece a trocar informações com os usuários.

Cresça em sua carreira profissional com a Fluenglish

Vale lembrar que, se você estiver focado em contratações locais, é necessário que você determine a localização geográfica para evitar que pessoas fora da sua localidade participem do seu processo de avaliação.

É possível, ainda, iniciar uma discussão em grupo e, por meio das respostas de cada participante, selecionar os candidatos que mais se adéquam ao perfil da sua instituição. Esse mecanismo é semelhante a uma dinâmica de grupo, mas nesse caso é realizado virtualmente.

Nível de habilidades dos candidatos

O maior desafio dos recrutadores é conhecer o real nível de proficiência das habilidades e conhecimentos informados pelos candidatos. A grande vantagem do LinkedIn reside no fato de ser uma rede social profissional 100% on-line, o que permite que muitas dessas competências sejam avaliadas dentro da própria plataforma.

É possível, por exemplo, fazer testes de proficiência em Inglês e, assim, conhecer o nível de escrita, compreensão e até mesmo de conversação do potencial colaborador. Isso é especialmente importante porque apenas a informação de que o candidato possui um curso de inglês não é suficiente para comprovar a fluência no idioma.

Palavras-Chave relevantes

Se você quer encontrar novos profissionais, mas precisa reduzir o tempo de busca, saiba que é possível encontrar candidatos utilizando palavras-chave. Geralmente, o LinkedIn de um candidato a emprego possui várias palavras-chave que resumem as habilidades e experiências do mesmo.

Nesse sentido, se você deseja buscar apenas perfis com habilidades específicas, o uso dessa funcionalidade ajudar a delimitar sua pesquisa.

Projetos do candidato

Esse é um recurso bem interessante do LinkedIn. Por meio dele, você pode visualizar os projetos nos quais o potencial candidato já trabalhou, ou seja, é uma prova tangível das atividades que já foram realizadas pela pessoa.

No geral, os usuários do LinkedIn disponibilizam fotos, vídeos, produções textuais, estudos e outras amostras do seu trabalho. Ao observar esses projetos, você consegue ter uma ideia geral das competências profissionais do indivíduo e como elas podem ser aplicadas dentro da sua empresa.

Recomendações Profissionais

Além das habilidades informadas pelo próprio candidato, o LinkedIn permite que outros usuários da rede façam recomendações profissionais. Geralmente essas recomendações são feitas por colegas de trabalho, chefes, clientes e até mesmo professores.

O interessante desse recurso é que as recomendações de competências são visões externas, informadas por pessoas que conhecem as habilidades do postulante a um novo cargo na sua empresa.

Quando essas recomendações são feitas por antigos chefes, por exemplo, é um bom indício de que a pessoa realmente possui as habilidades informadas e está apta para exercê-las dentro da sua instituição. Além disso, essas recomendações são excelentes indicadores da credibilidade do profissional.

A razão pela qual é interessante observar todos esses elementos no LinkedIn de um candidato a emprego é que essa análise permite uma visão completa e detalhada acerca do profissional, incluindo os objetivos de carreira do mesmo.

Dessa forma, é possível determinar se o potencial candidato possui todos os requisitos necessários para o preenchimento da vaga e verificar se o perfil dele está de acordo com a política interna da sua empresa.

Gostou deste artigo? Ele foi útil para sanar as suas dúvidas em relação ao que procurar no LinkedIn de um candidato a emprego? Deixe sua opinião nos comentários e ajude outros recrutadores a encontrarem as melhores técnicas de contratação!

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pop Up Image

JUNTE-SE A MAIS DE 229.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.X