Recursos Humanos

Coronavírus e o trabalho: quais cuidados o RH deve tomar ?

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A recente pandemia mundial vem causando mudanças em todos os aspectos de nossas vidas, seja na vida pessoal ou no ambiente de trabalho. Ela mudou a realidade dentro das empresas e em diversos setores, incluindo o Recursos Humanos. Desse cenário, surgiu a necessidade de se adaptar e criar novas soluções para essa nova realidade.

Preparamos esse artigo para falar mais um pouco sobre o assunto. Confira!

Relação entre o coronavírus e o trabalho

Dentro do nosso ambiente de trabalho, sabemos que o contato com diversas pessoas ao longo do dia é bastante comum, assim como a manipulação de documentos, equipamentos e objetos por várias pessoas. 

Além disso, nós participamos de reuniões, falamos com pessoas com proximidade, nos cumprimentamos etc. A pandemia nos mostrou que esse tipo de contato deve ser evitado a todo custo, por ser o maior vetor de contaminação do vírus.

Dessa forma, há uma busca contínua pela segurança de todos e várias ações foram implementadas. Muitas empresas colocaram seus funcionários em regime de Home Office, disponibilizando ferramentas para manter a higiene dos colaboradores, restringindo a circulação de funcionários em áreas não necessárias etc.

Quais os cuidados que o RH deve tomar?

Elaborar um plano estratégico

O departamento de Recursos Humanos deve elaborar estratégias de curto, médio e longo prazo, tendo em mente que não sabemos quanto tempo essa situação irá durar. 

Além disso, é preciso estabelecer um controle de recursos, desde o financeiro até os intangíveis, a fim de se preparar para todas as variáveis e desdobramentos que essa pandemia deve trazer. 

Reflita sobre todas as implicações que o coronavírus pode causar e planeje ações estratégicas.

Home Office sempre que possível

Muitas empresas acabaram descobrindo do home office não só uma solução para a pandemia, mas um recurso muito vantajoso para o negócio. 

Além de evitar a concentração de pessoas dentro do ambiente de trabalho, o regime de trabalho remoto gera bastante economia e um maior conforto.

Porém, antes de indicar um colaborador para esse regime, é preciso garantir que ele tenha espaço e recursos para trabalhar de casa, como computador, internet, telefone etc.

Se algum setor específico não puder ser enquadrado nesse regime, escalas de trabalho flexíveis pode ser uma solução bastante viável para evitar a aglomeração.

Medidas de proteção e segurança

Para quem precisar manter os colaboradores no ambiente de trabalho, é preciso que algumas medidas de higiene e prevenção sejam implementadas, como:

  1. Estimular o hábito de higiene das mãos;
  2. Disponibilizar álcool em gel em quantidade adequada para todos;
  3. Implementar uma escala de trabalho;
  4. Afastar os colaboradores que fazem parte do grupo de risco;
  5. Propor horários alternativos;
  6. Realizar a limpeza constante do local de trabalho e dependências;
  7. Evitar o contato físico e compartilhamento de objetos e utensílios.

Motivação em home office: confie na sua equipe 

Uma pesquisa publicada na Harvard Business Review mostrou que a maioria dos gestores remotos estão tendo problemas com a confiança nas equipes. 

Cerca de 40%, dos 215 líderes entrevistados afirmaram que não se sentem confiantes o bastante para liderar um time remoto. Além disso, 38% deles acredita que a equipe é menos produtiva em home office.

De acordo com a análise feita pela pesquisa, fatores como idade, falta de autonomia, flexibilidade e apoio da organização impactam de forma negativa no trabalho diário dos gestores remotos. 

Além disso, gestores acostumados a fazer a coisas de acordo com o “feeling”, sem dados concretos, vão sempre achar que a equipe não está fazendo o suficiente, já que ele está sempre no escuro e assim entende que a equipe não está trabalhando nas tarefas que deveria. 

O que se torna uma verdadeira bola de neve, já que equipe se sentirá pressionada, estressada e ansiosa e portanto, menos motivada. 

A chave para eliminar esse  cenário é a confiança. Porém, nós sabemos que não basta apenas dizer “confie na sua equipe”. O primeiro passo para que esse relacionamento comece a ser construído é a delegação de tarefas. 

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Dessa forma, você como gestor vai estar à disposição para dar direcionamentos e feedbacks enquanto o seu time desenvolve o trabalho. A longo prazo, essa ação vai melhorando o clima da equipe e também aumentando a confiabilidade de ambos.

Propiciar uma comunicação eficiente

Com parte dos colaboradores em regime de home office, a comunicação interna pode ser um pouco menos clara do que costumava ser, principalmente para as empresas que só implementaram o trabalho remoto recentemente.

É necessário, então, que os Recursos Humanos estabeleçam um plano de comunicação interna estratégico entre todos. 

Estabeleça reuniões diárias entre os times, enviando boletins informativos ou comunicados, para informar sobre medidas e novidades na empresa.

Ferramentas para uma comunicação eficiente

Para uma comunicação eficiente, considerando a pandemia e a utilização do home office, é importante adaptar as ferramentas de RH já utilizadas ao meio digital.

Não apenas isso, também é de fundamental importância utilizar aplicativos e plataformas que facilitem a comunicação e mantenham a cultura da empresa.

Videochamadas com a equipe

Para manter o contato, para que todos se vejam e conversem, as videochamadas são de fundamental importância.

Elas garantem que a equipe se mantenha conectada e atenta às demandas e tarefas presentes no dia a dia. Existem várias ferramentas que podem ser utilizadas para videochamadas.

Vamos conferir algumas sugestões:

Google Meet

Whereby

Whatsapp

Skype

Aplicativos mobile

Os aplicativos estão cada vez mais populares, afinal, quase todo mundo tem um smartphone hoje em dia. Além disso, essa é uma solução que oferece mais mobilidade — todo mundo pode levar o aplicativo para qualquer lugar, na palma da mão.

Atualmente, existe uma grande variedade dessas ferramentas. Com um aplicativo, podem-se publicar informações, segmentar o público interno e construir equipes.

Planejamento de atividades em uma plataforma

Planejar as tarefas de maneira conjunta em um espaço onde todos possam checar o andamento e acessar os documentos facilita enormemente os processos organizacionais.

Uma sugestão para isso é o trello. 

O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos gratuita e online. Com uma interface intuitiva e recursos como checklists, upload de arquivos multimídia e etiquetas coloridas, o Trello pode ser um aliado útil no planejamento de estudos, viagens e atividades de trabalho.

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