Inglês Corporativo

Fluência em Inglês: devo contratar uma empresa para avaliar os candidatos?

Candidatos com fluência em inglês

Um dos grandes desafios dos profissionais de RH é avaliar a fluência em inglês das pessoas que pretendem ocupar vagas de uma empresa.

Ter no mínimo um nível avançado nessa língua é, nos dias de hoje, um dos requisitos essenciais para qualquer oportunidade de emprego, pois isso ajuda a qualificar melhor os candidatos que se inscrevem. Por isso, gestores e diretores cobram fortemente do setor de RH a efetividade dessa verificação.

Porém, sabemos que na maioria das vezes esse trabalho acaba ficando incompleto, pois a especialidade dos recrutadores das organizações é encontrar talentos e não testar a capacidade linguística de quem está sendo entrevistado.

Além disso, há a questão de que esses profissionais precisam cuidar de outras fases importantes do processo seletivo, que são tão fundamentais quanto analisar a fluência em inglês dos participantes. Ou seja, há certa sobrecarga de tarefas nesse sentido.

Então, qual é a solução? A melhor alternativa, sem dúvida alguma, é contratar uma empresa especializada no assunto ou uma consultoria para avaliar os candidatos nessa habilidade.

Até porque sempre vale a pena buscar por peritos capazes de lidar com seleções específicas, principalmente quando se trata de vagas estratégicas no seu empreendimento. Com certeza o investimento nesse tipo de negócio apenas traz benefícios!

Para que você entenda melhor esse ponto, vamos listar aqui 6 motivos para que a sua companhia entre em contato com serviços como esse. Confira:

1. Mantém a régua de contratação equilibrada

Fazer parceria com uma organização para examinar a fluência em inglês dos candidatos ajudará bastante a manter um bom parâmetro de avaliação em relação à própria exigência do seu serviço.

Saiba que além disso ser bom para quem quer conquistar a vaga, é melhor ainda para o próprio negócio, pois garante a contratação de colaboradores competentes que possuem ótimas capacidades linguísticas e que poderão também agregar valor no futuro.

As empresas que são peritas nessa avaliação tomam todo o cuidado que for necessário para verificar o inglês de cada candidato de forma completa. O objetivo é garantir que as características do entrevistado estejam alinhadas com a corporação e com os requisitos exigidos pela vaga.

2. Melhora o desempenho das avaliações

Outra grande vantagem que uma companhia especializada pode oferecer é a otimização das técnicas que testam a fluência dos candidatos.

É bem comum que os profissionais de RH de uma organização não consigam ter um desempenho satisfatório nesse tópico, pois o que vemos geralmente são análises muito subjetivas sobre o conhecimento da língua inglesa de quem está participando de um processo seletivo.

Sendo assim, ao adquirir esse tipo de serviço, será possível contar com mais objetividade e agilidade na triagem dos candidatos.

Como a empresa é experiente nisso, ela saberá a melhor forma de avaliação e também conseguirá entregar esse resultado em um curto espaço de tempo, algo que é praticamente impossível quando essa etapa está na mão do RH.

Cresça em sua carreira profissional com a Fluenglish

3. Oferece mais credibilidade ao recrutamento

Outro grande benefício de terceirizar a verificação do nível de inglês é que o processo em si ganha muito mais credibilidade. Dessa maneira não há margem para qualquer candidato criticar o exame ou insinuar que houve privilégios para outras pessoas durante a entrevista.

Afinal, estará bem claro que a corporação está deixando essa questão sob os cuidados de quem entende do assunto e possui uma reputação a ser preservada.

O ganho é maior do que se imagina, pois as próprias fases de seleção passam a revelar um excelente grau de transparência, condição valorizada por todos os profissionais.

4. Otimiza o tempo dos candidatos

Quando uma organização especializada está tomando conta de qualquer parte de um processo seletivo, é possível garantir muito mais agilidade nessa área. É claro que isso é bem positivo para a empresa que é cliente, mas também é algo que se reflete no tempo do próprio candidato que almeja uma vaga.

Afinal, é comum que as pessoas se irritem com as diversas etapas de uma entrevista de emprego devido à demora e ineficiência da companhia que está aplicando. Quando esta não domina determinadas técnicas para verificar um requisito específico, pode até prejudicar sua imagem no mercado.

Optando pela terceirização, você poupa o tempo dos candidatos e evita que eles façam propaganda negativa do seu negócio.

5. Garante uma maior qualidade no processo seletivo

Para que qualquer empreendimento consiga garantir uma boa qualidade do seu processo seletivo, é necessário que sua área de RH foque na parte estratégica. Porém, também há várias tarefas operacionais, não é mesmo?

É bastante comum que os profissionais fiquem sobrecarregados, tendo que lidar com o estratégico e o operacional. O resultado disso muitas vezes não é positivo, pois nenhum dos dois setores recebe a atenção que merece.

Por que então não transferir o trabalho operacional para quem é perito nisso? Esse é um ótimo motivo para que você contrate uma empresa que tenha expertise suficiente para testar a fluência em inglês de quem quer ser seu funcionário.

6. Personaliza a avaliação conforme a especificidade da vaga

É muito comum que as organizações possuam uma avaliação padrão para todas as áreas. Isso não é legal, pois é bem mais efetivo examinar a habilidade linguística do candidato de acordo com as necessidades da vaga e da profissão em si, que na maioria das vezes exige um vocabulário específico.

Por inúmeras razões, sabemos que o setor de RH das companhias não é capaz de se dedicar totalmente a essa questão, mas a boa notícia é que as empresas especialistas conseguem!

Até porque elas entendem que para ter uma parceria duradoura é preciso que as duas partes sejam recompensadas. Sendo assim, seus clientes só vão ganhar se houver dedicação, planejamento e todo tipo de cuidado nas verificações.

Um desses cuidados é personalizar a análise do inglês dos entrevistados conforme as demandas da vaga que eles se candidataram. Além disso, essas corporações podem garantir que os futuros empregados trabalharão da melhor maneira possível, pois é bem provável que elas tenham experiência avaliando profissionais de diferentes setores do mercado.

Entendeu o porquê de contratar uma consultoria especializada para testar a fluência em inglês dos candidatos durante seu processo seletivo? Se você gostou das nossas dicas, deixe seus comentários e sugestões abaixo!

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pop Up Image

JUNTE-SE A MAIS DE 229.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.X