Recursos Humanos

Processo seletivos à distância: 4 dicas para recrutadores otimizarem processo de seleção

processo-seletivo-a-distancia

Os processos seletivos à distância apresentam várias vantagens tanto para os recrutadores quanto para os candidatos, pois há menor custo e mais facilidade. 

Para isso, é preciso que a empresa tenha um sistema para estabelecer organização e encontrar o candidato ideal, que é o foco disso tudo.

Ainda que seja comumente usado por muitos empresários, essa prática ainda é nova para algumas pessoas, por isso, pode causar certo estranhamento. 

Então, a fim de tornar cada etapa bem sucedida para os dois lados, é importante que os recrutadores otimizem o processo de seleção.

Saiba como recrutadores podem otimizar esse processo com algumas dicas simples que selecionamos!

Use as plataformas de recrutamento

Já existe hoje no mercado plataformas especializadas em colaborar para os processos de seleção, que são sites especializados em divulgar as vagas e dar suporte para empresa. Isso significa apresentar as vagas disponíveis, muitas vezes sem o próprio nome da empresa,  além de trazer testes para serem feitos aos candidatos. 

Essas plataformas especializadas conseguem divulgar as vagas , aplicar de testes técnicos , testes comportamentais e podem fazer o processo seletivo em grande escala, o que pode diminuir o tempo de processo em até 50%.

Tudo acontece por meio do site e sua empresa fica no controle de cada etapa, sendo personalizado de acordo com as suas necessidades.

Aluguel de salas virtuais

Para conduzir uma reunião da sua empresa ou processo de seleção é possível usar as salas virtuais. Essas salas são usadas para maximizar o tempo gasto no processo seletivo, para que o candidato não precise  ir fisicamente até a empresa ou consultoria de processos seletivos

Com a pandemia e a necessidade do distanciamento social, ocorreu uma intensificação do uso dessas plataformas. 

Entrevistas com candidatos, dinâmicas de grupo e até aplicações de testes são feitas por meio de salas virtuais. 

Além disso, as salas são alugadas mensalmente ou períodos específicos, sendo estruturadas para videoconferência, por exemplo, o que promove facilidade em reuniões e entrevistas.

Cresça em sua carreira profissional com a Fluenglish

O slack, trello, zoom, skype business, whatsapp business e whereby são algumas dessas plataformas cada vez mais utilizadas para a otimização de processos seletivos e recrutamento empresarial.

Dessa forma, você consegue conduzir uma entrevista com suporte técnico e credibilidade, sem ter problemas em relação á estrutura física.

Contrate consultoria online

Acrescente à sua lista a viabilidade de contratar um headhunter para colaborar na seleção, eles são profissionais que fazem assessoria na hora de contratar executivos, gerentes, diretores, enfim.

Todo o recrutamento pode ser feito online por uma empresa profissional em contratar cargos de alto escalão.

São posições que demandam perfis muitos específicos e errar na hora de escolher pode trazer grande transtorno, então, bem melhor contar com ajuda especializada.

Faça aplicação de testes

Há cargos que precisam de conhecimentos específicos, seja em relação a um idioma ou pacote Office, por exemplo, então nada melhor do que testar esses conhecimentos previamente.

 Por isso, há sites que trazem essa ferramenta e você consegue avaliar as características mais interessantes para sua empresa em termos de conhecimentos e até comportamento.

Há uma gama de testes que podem ser feitos remotamente, os quais trazem confirmação sobre perfil do candidato desde acadêmicos até psicológicos.

Existem inclusive teste DISC, que é uma avaliação de comportamento que tem como objetivo identificar os perfis comportamentais dominantes de um indivíduo de acordo com o ambiente, oferecidos de forma gratuita. Você pode clicar aqui ou também pode clicar aqui para conhecer alguns destes testes.

Bom, essas são as dicas principais quando o assunto são processos seletivos à distância, para os recrutadores otimizarem o seu processo de seleção, sendo bom para candidatos e empresas. 

Dessa forma, você consegue estabelecer uma relação ágil com os entrevistados, poupando tempo e dinheiro para sua empresa.

Além disso, fique atento a essas dicas também para aproveitar esse formato no sentido de avaliar qualidades de seus entrevistados, por exemplo, com os testes online. 

É uma oportunidade de avaliar o perfil profissional e psicológicos dos potenciais funcionários, que serão bem escolhidos.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pop Up Image

JUNTE-SE A MAIS DE 229.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.X