Carreira

Profissional de RH: aprenda como se destacar na empresa com 11 dicas

Profissionais de RH

O profissional de RH tem sido exigido cada vez mais nas organizações para apresentar mais e melhores resultados. À medida que aumenta a apreensão por parte das empresas com desafios relacionados ao clima organizacional e com a assertividade nos processos seletivos, aumenta também o número de pessoas optando por seguir carreira como profissional de RH.

Ser um profissional de RH destacado em suas atividades e no relacionamento interpessoal é o que vai garantir a permanência na função e até mesmo promoções. A profissão de gestor de RH, por exemplo, foi avaliada pela Catho como um dos 5 cargos mais almejados em meados de 2015, e considerada uma das 5 carreiras mais promissoras dos últimos anos.

Se você deseja se destacar como profissional de RH, separamos para você 11 dicas super atuais. Acompanhe com a gente!

1. Desenvolva as suas habilidades subjetivas

Habilidades subjetivas são muito valorizadas em qualquer área, pois empatia, inteligência emocional e capacidade de mediar conflitos não se aprende em um banco de faculdade. Quem se empenha em desenvolver essas competências no cotidiano estará sempre à frente dos demais profissionais, sendo eles do setor de RH ou não.

2. Invista constantemente na sua qualificação

Conhecimento acumulado sempre será um diferencial para os profissionais em qualquer área. Contudo, apenas a graduação, especializações e cursos formais não são suficientes para criar diferenciais para profissionais de RH.

É preciso dominar outros idiomas, principalmente o inglês, já que, em um mundo globalizado, falar fluentemente o inglês é requisito fundamental para quem deseja alcançar o sucesso na carreira.

Estar atento às notícias que estão na mídia e ser um leitor ativo de diversos assuntos também é fator determinante para se diferenciar como profissional de RH.

3. Conheça os principais certificados em inglês

Os certificados de proficiência em inglês são aceitos em todo o mundo como uma maneira de comprovar o conhecimento no idioma. Ter a certificação é uma exigência para trabalhar em empresas multinacionais.

Os exames mais usados para comprovar a proficiência em inglês são TOEFL (Test of English as a Foreign Language), IELTS (International English Language Testing System) e os Cambridge. 

4. Cuide dos seus colegas de trabalho

Ser um profissional conciliador e justo fará com que você seja referência na hora de fazer o que quase ninguém gosta no ambiente corporativo: mediar conflitos.

Isso porque mediar conflitos exige competências que poucos profissionais têm, como capacidade de argumentação, senso de justiça e inteligência emocional.

Quando as pessoas percebem que um profissional de RH se preocupa com a situação delas, elas se sentem protegidas e, em contrapartida, oferecem lealdade.

Cresça em sua carreira profissional com a Fluenglish

5. Seja humilde

Nenhum profissional de RH é verdadeiramente eficiente se não souber ouvir a sua equipe e os colegas de outros setores. Seja humilde para aprender constantemente, reconheça quando erra e busque sempre apresentar soluções quando isso acontecer. Esteja disposto a ajudar os colegas e a contribuir com o desenvolvimento das pessoas e da organização.

Lembre-se: para conquistar a confiança da sua equipe de trabalho é preciso ter atitudes e hábitos exemplares para vencer os desafios diários e ter a admiração das pessoas. Com o sucesso desse processo, você estará conquistando uma reputação favorável à sua imagem profissional.

6. Aprenda a dar e receber feedbacks

O feedback é uma prática corriqueira no ambiente corporativo. No entanto, para que essa troca de informações seja válida e contribua para o desenvolvimento profissional, ela precisa ser aplicada corretamente.

Ao apontar algum erro ou acerto, procure fazer com a intenção de contribuir com o crescimento profissional de seus colegas de trabalho e até mesmo dos seus superiores. Para um feedback de sucesso, é preciso explicar todo o contexto, usar exemplos da atitude observada e informar as consequências que este comportamento teve no setor e na organização. 

É preciso ter sensibilidade e senso crítico para reconhecer uma oportunidade de feedback. Para fazer e receber feedbacks é preciso estar sempre aberto ao desenvolvimento pessoal e profissional.

7. Saia da rotina

Preste muita atenção em todos os detalhes da rotina do setor de RH. Dominando bem as atividades, você vai conseguir adaptar ou até mesmo planejar práticas mais eficazes no futuro.

No dia a dia, não tenha medo de ousar. Faça testes e experimente, sempre com responsabilidade, as melhores estratégias para potencializar suas atividades. Não tenha medo de sair da rotina!

8. Esteja sempre atento

Os profissionais de RH precisam ser extremamente observadores e atentos. Isso ajuda você a desenvolver a sua percepção, reconhecer situações, agir com proatividade e apresentar soluções mais eficientes e, assim, evitar que injustiças sejam feitas.

9. Trate todos com muito respeito, sempre!

Não importa qual seja sua profissão ou cargo, todo ambiente de trabalho precisa de respeito. Por isso, para se destacar como profissional de RH, tenha consideração por seus colegas no ambiente corporativo e fora dele e, claro, com os seus superiores.

Tratar as pessoas com respeito está muito além de somente aceitá-las como elas são. Você, enquanto profissional de RH, precisa reconhecer o valor escondido de cada pessoa e sempre que estiver trabalhando e convivendo com pessoas difíceis, deve usar todo a sua experiência e inteligência emocional para compreender o cerne da questão e conseguir contorná-la.

10. Desenvolva a comunicação multiáreas

Para ser um profissional de RH de destaque é preciso saber se comunicar com as diversas áreas da empresa. Isso significa se dispor a entender as demandas de outros setores, o fluxo de trabalho deles e identificar pessoas-chave para estabelecer uma comunicação eficiente quando precisar de informações ou ajuda para desenvolver suas atividades e projetos.

11. Faça mais que o esperado

Em um mercado cada vez mais exigente, em que as empresas buscam ao máximo otimizar seus recursos — e isso envolve pessoas também — quem consegue entregar mais que o esperado estará sempre um passo à frente. Superar as expectativas, entregar antes do prazo, com qualidade, e envolver as pessoas, com certeza fará de você um profissional mais desejado pela empresa.

O que você achou dessa 11 dicas para se destacar na empresa como profissional de RH? Deixe seu comentário e confira o nosso e-book sobre como criar e gerenciar um setor de RH imbatível! É gratuito!

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pop Up Image

JUNTE-SE A MAIS DE 229.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.X