Se você deseja montar um time de sucesso na sua empresa, o processo de recrutamento e seleção é o primeiro passo — e, sem dúvida, um dos mais importantes. Na hora de escolher seus novos contratados, um critério fundamental é a fluência no inglês.
Mas como garantir a seleção de candidatos que dominem a língua inglesa? Se essa é a sua dúvida, não se preocupe: confira o texto e descubra as melhores estratégias para montar um time fluente em inglês!
Saber recrutar candidatos com potencial no mercado e, a seguir, selecionar as melhores opções é um desafio para qualquer empresa. Para que isso seja bem feito, é necessário ter em vista fatores como: os objetivos da corporação, as condições do mercado e os diferentes perfis de pleiteadores à vaga.
No contexto atual, um critério que não pode passar em branco é a fluência no inglês. O domínio do idioma permite conquistar vagas e salários melhores, como apontam pesquisas. Mas como identificar os melhores candidatos que atendam a essa exigência?
Na hora de montar o currículo, qualquer um pode escrever que tem “inglês avançado”, mesmo que não seja exatamente o caso. Como a empresa pode verificar até que ponto isso é verdade?
Segundo um estudo da British Council, apenas 5% da população brasileira realmente domina o inglês — percentual muito baixo. Por isso, na hora de recrutar candidatos, é preciso ficar atento.
Uma estratégia bastante eficiente é a exigência de certificados e testes de proficiência que comprovem tal habilidade. Afinal, ambos indicam que uma instituição de ensino avaliou e comprovou a fluência do candidato na língua estrangeira, por meio de provas objetivas, escritas, orais, gramaticais e auditivas. Por isso, é muito importante que os candidatos busquem certificados, um diferencial no mercado de trabalho.
Assim, vale a pena ficar de olho nos candidatos que já possuam certificados e testes de qualidade comprovada. Alguns bons exemplos são: o Test of English for International Communication (TOEIC), os certificados emitidos por instituições como Cambridge e a Certificação Fluenglish, cujos testes foram desenvolvidos por um grupo de professores americanos e voltados para diferentes áreas do mercado de trabalho — ou seja, é ideal para processos seletivos.
A partir da seleção dos candidatos que já possuem certificados e testes, o passo seguinte pode ser o uso de ferramentas online para auxiliar no processo de escolha. Antes de chamar os aspirantes à vaga para uma entrevista, você pode agendar uma entrevista de proficiência feita por terceiros, como a Oral Proficiency Interview (OPI).
Realizada por um avaliador da American Council on the Teaching of Foreign Languages (ACTFL), a entrevista acontece por telefone e dura de 20 a 30 minutos. Por meio dela, avalia-se a fluência verbal do candidato de maneira geral.
Outra ferramenta interessante, também da ACTFL, é o Oral Proficiency Interview – Computer (OPIc). A dinâmica é bastante parecida com a do OPI — a diferença é que a entrevista é realizada por meio de perguntas enviadas por um programa de computador.
Para ter certeza de que você conseguirá realizar um processo de recrutamento e seleção ideal para montar um time fluente em inglês, uma boa estratégia é conduzir parte da entrevista em inglês. Afinal, se o candidato diz dominar o idioma, deve ser capaz de sustentar uma conversação cara a cara.
Desse modo, é possível avaliar, você mesmo e naquele momento, até que ponto o candidato sabe conversar no idioma — uma competência fundamental no mercado de trabalho. Para muitos, falar é uma das habilidades mais desafiadoras quando o assunto é língua estrangeira, e dominá-la indica um conhecimento aprofundado.
Uma das grandes vantagens da conversa presencial em relação a, por exemplo, testes por telefone ou por computador realizados por terceiros, é que você pode direcionar as perguntas para temas ligados ao universo da empresa. Mas por que isso é importante?
Porque, dessa forma, pode-se analisar não apenas a fala do candidato de maneira geral, mas observar como ele lida com um vocabulário mais específico, típico do mercado de trabalho e da empresa em particular. Logo, fica mais fácil saber como o aspirante se sairia no contato com outros empregados, corporações e clientes.
Muitas empresas costumam promover dinâmicas de grupo na hora de escolher seus novos contratados: trata-se de uma estratégia para avaliar como os candidatos trabalham em equipe e lidam com cenários desafiadores. E pode ser uma boa chance de observar o domínio do inglês também!
Se a entrevista permite a avaliação da compreensão e da fala do candidato no idioma estrangeiro, a dinâmica proporciona uma visão mais geral. Nessa atividade, é possível trabalhar, por exemplo, com materiais escritos em inglês, que apresentem cases de negócios.
Após praticarem a compreensão de leitura, os candidatos podem ser convidados a redigir estratégias a serem tomadas e mesmo a apresentar suas conclusões oralmente — tudo em inglês. Assim, várias habilidades são consideradas de uma só vez.
Na hora de avaliar o domínio do inglês, é importante medir as quatro habilidades básicas no idioma: ler, escrever, ouvir e falar. Afinal, para ser fluente em uma língua estrangeira, é importante apresentar um alto nível em todas essas exigências, básicas para a comunicação do dia a dia.
Porém, muitas vezes, uma ou outra aptidão é mais importante no trabalho a ser exercido. Em alguns cargos, o funcionário precisa falar e ouvir muito bem, já que estará sempre conversando em inglês com clientes e com outras empresas; em outros casos, a principal demanda é ler documentos e artigos; em outros, ainda, é redigir textos em inglês.
Portanto, na hora de realizar o processo de seleção e recrutamento, tenha em mente que todas as habilidades são fundamentais, mas que algumas podem ser mais importantes que outras, conforme a função. Busque, então, elaborar testes mais exigentes em algumas dessas capacidades, de modo a verificar como o candidato se sai nelas.
Gostou das dicas? Se deseja realizar um processo de recrutamento e seleção ideal para garantir um time fluente em inglês, entre em contato com a gente e conheça nossos serviços!
Para promover a melhoria contínua da produtividade de colaboradores dentro de uma organização, é fundamental que sejam feitas avaliações de desempenho.
Com essa prática, é possível mapear a atual situação da empresa em relação à performance dos colaboradores. O objetivo é descobrir em que pontos é possível melhorar e, assim, impulsionar os resultados individuais e coletivos.
Esse tipo de prática também pode aumentar o engajamento na sua empresa, pois os colaboradores percebem que seu desempenho é avaliado e que seu esforço é reconhecido.
A avaliação de desempenho é uma ferramenta para conhecer e medir a performance dos indivíduos em uma organização, por meio do confronto entre o que se espera do profissional e o que foi alcançado por ele. Essa avaliação é um dos recursos mais valiosos para a gestão de pessoas, já que permite diagnosticar e analisar o comportamento de um funcionário pelo tempo que for necessário.
Uma análise detalhada do que a equipe está produzindo (e de que forma) é fundamental para alcançar as metas e fornecer ao setor de recursos humanos dados importantes sobre a atuação de cada profissional, subsidiando decisões importantes junto aos gestores.
Independentemente do resultado (positivo ou negativo), é esse exame que vai ajudar o desenvolvimento dos colaboradores de uma organização. Com essa avaliação de desempenho, é possível identificar os pontos de melhoria em uma empresa e exemplos a serem seguidos ou alterados, estimulando um trabalho cada vez melhor por parte de seus integrantes.
Portanto, é importante destacar que a avaliação de desempenho é muito mais do que analisar planilhas de resultados, pois envolve um trabalho conjunto do RH com funcionários para entender pontos positivos e negativos da atuação de cada um deles e, a partir disso, criar um plano para desenvolver esses quesitos e melhorar os resultados.
O programa de idiomas é um sistema especializado em coletar e alinhar as informações de estudo dos seus colaboradores. Este sistema gera relatórios de acompanhamento precisos e relevantes, dando aos gestores dados concretos sobre o desenvolvimento linguístico de cada participante.
Todos os testes de proficiência são aplicados e desenvolvidos por professores nativos no idioma.
Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre o programa de idiomas.
O programa de idiomas é baseado em quatro etapas:
Com o programa de idiomas o gestor pode acompanhar toda a aplicação dos testes. Os relatórios e as avaliações são disponibilizados na plataforma Fluenglish em tempo real.
Utilizando o mapeamento linguístico inicial, é possível descobrir o nível do idioma de cada colaborador e um panorama geral da equipe, além disso ter uma estimativa aproximada de conclusão do programa.
A transparência e a economia de custos também são fundamentais. Com avaliações realizadas ao longo do tempo, é possível descobrir o nível de aprimoramento e comprometimento de cada colaborador. O gestor terá informações suficientes para fazer a manutenção do programa como: inserir colaboradores, congelar benefícios, entre outras ações.
O programa de idiomas pode ser feito a qualquer momento e sempre que o gestor achar necessário.
O ideal é que seja realizada uma avaliação mensal para melhor análise da evolução coletiva da empresa e de seus colaboradores. Apesar de ser apenas um item em diversos outros para a formação de um negócio de sucesso, uma avaliação de desempenho efetiva, como a realizada pelo programa de idiomas, consegue trazer aprimoramentos, pode se tornar uma ação muito positiva para o crescimento de todo o corpo profissional.
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