O ano de 2020 trouxe consigo muitas mudanças e uma nova realidade para todos. Nós mudamos nosso modo de conviver, de nos relacionar, de trabalhar, de comprar… Enfim. Nada mais permanece o mesmo e novas adaptações ainda estão por vir.
Já nos acostumamos com o uso de máscaras, a constante higienização, ao distanciamento social etc. Mas não foi apenas nossa rotina familiar que mudou, as empresas também passaram pelo seu processo de adaptação aos novos padrões para que pudessem continuar suas atividades.
E como ficam essas mudanças nos processos de recursos humanos diante dessa nova realidade? Em tempos de crise, o RH precisou se reinventar.
Preparamos abaixo, uma lista das principais mudanças que o setor de Recursos Humanos precisará enfrentar nessa nova realidade pós pandemia:
Implementação do home office: Antes da pandemia, muitas empresas ainda se encontravam resistentes quanto ao trabalho não presencial, mas muitas não tiveram escolha, sendo o trabalho remoto a única opção para continuar suas atividades em 2020.
Agora, o home office segue sendo como uma tendência, ficando a cargo do RH de cada empresa analisar a efetividade desse regime, que possui inúmeros benefícios, por exemplo:
Foco na saúde mental: Por causa dos recentes acontecimentos e as mudanças drásticas pelas quais todos passamos, novos questionamentos vão surgir, e as questões psicológicas merecem atenção redobrada.
O RH deve mostrar-se disponível e aberto ao funcionário para auxiliar em aspectos emocionais, visando sempre um ambiente de trabalho saudável e o bem-estar de todos os colaboradores.
Digitalização dos processos: programas on-line, armazenamento na nuvem, acesso remoto, são as novas tendências e elas vieram para ficar. Talvez essas adaptações levem um pouco de tempo, tudo depende do ramo, tamanho da empresa, quantidade de funcionários, mas todos só tem a ganhar com essa mudança.
O mesmo se estende aos processos relativos ao RH, desde o recrutamento até a efetiva contratação e gestão do colaborador.
Medidas de segurança: E não estamos falando apenas das medidas de segurança sanitárias. Além da Pandemia, 2020 também trouxe a LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados, dessa forma, alinhado à digitalização de processos, o RH deverá se adequar a norma a fim de proteger as informações pessoais de todos dentro de sua gestão, por meio do uso de ferramentas adequadas de armazenamento de dados.
Existe uma grande incerteza econômica no nosso futuro, mas não podemos deixar de lado todo o aprendizado que essa crise nos trouxe. Com as mudanças atuais pelas quais o RH tem passado, ficou claro que haverá muito mais eficiência com a atual forma de gestão de pessoas.
Os colaboradores terão mais suporte e acompanhamento por parte das empresas. Há uma grande expectativa de superação e resiliência nesse período de crise, pois o “Novo RH” tende a ser mais humano e mais próximo ainda das pessoas.
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