Com o objetivo de alcançar jovens talentos, muitas empresas já estão apostando em novas metodologias nos processos seletivos.
Assim, a ideia de implantar atividades desafiadoras para a geração Y fez surgir uma nova tendência: a gamificação de processos seletivos.
Vamos aprender mais sobre isso no nosso conteúdo?
A gamificação de processos seletivos é a utilização dos conceitos de jogos digitais para o recrutamento. Seja através de um quiz virtual ou de jogos de competência com diferentes fases, são utilizados as regras dos games para avaliar os candidatos.
Mas, quais seriam os benefícios do investimento nesse novo método? No post de hoje, trouxemos alguns resultados que a gamificação de processos seletivos pode trazer para sua empresa.
O jogo corporativo é baseado no direcionamento de aprendizagem na Andragogia, uma metodologia de ensino para adultos com definição realizada por Malcolm Knowles na década de 1970.
Cada tipo de jogo torna possível um ambiente de aprendizagem relevante, garantindo experiências mais significativas de compartilhamento de ideias. Por meio dessas experiências, os participantes da entrevista de recrutamento vivenciam e percebem os comportamentos esperados para a vaga.
Uma das características mais cruciais da gamificação é a previsibilidade dos resultados, já que os processos dos jogos consistem em estruturar tomadas de decisões com diversos parâmetros e alternativas anteriormente planejadas para gerar os aprendizados esperados.
Realizar um processo seletivo eficaz é uma das maiores dificuldades do departamento de RH.
Para que seja um trabalho bem feito, os responsáveis procuram se certificar por meio de entrevistas e testes que os candidatos escolhidos são realmente os que se encaixam melhor nas necessidades da organização, tanto em relação às habilidades técnicas quanto às comportamentais.
A gamificação é mais uma ferramenta que pode ser usada nos processos, tanto para avaliar os candidatos como para passar informações sobre a empresa.
Essa técnica também pode ser aplicada para simular o ambiente de trabalho, ajudando a identificar as habilidades dos profissionais na prática, mas de maneira mais leve do que quando são usados testes formais para esse objetivo.
Aliás, essas informações são apuradas muito mais rapidamente com os games. Já que tudo é feito por meio de algoritmos. Dessa forma, a assertividade é garantida e os relatórios gerados são precisos.
A comunicação com os candidatos também torna-se mais eficiente. Até porque, em processos seletivos de grandes companhias, há muita dificuldade em dar feedback para todos por demandar muito tempo. Esse problema é resolvido na gamificação de processos seletivos, já que é possível acompanhar o desempenho dos candidatos em tempo real.
Fazer a gamificação de processos seletivos também evita que candidatos desatualizados, que não se adequam ao modelo tecnológico, façam parte do corpo de funcionários.
Com isso, é possível ter apenas colaboradores engajados que contribuirão para uma cultura de alta performance.
Se você gostou do texto, não deixe de acompanhar nosso blog e curtir mais dos nossos conteúdo, ok?
Até a próxima 🙂
Neste artigo você encontrara algumas das principais novas tecnologias que estão sendo usadas no RH…
Hora de se programar para os maiores Eventos de Recursos Humanos em 2024. Selecionamos os Eventos…
Praticamente todas as pessoas já tiveram contato com a língua inglesa em algum momento da…
Você sabe o que é Employee Value Proposition e o quanto isso é importante para…
Não é nenhuma novidade que o mercado de trabalho está sempre se adaptando e incorporando…
Entendemos que para uma empresa gerar competitividade em seu mercado de atuação, é necessário encontrar…