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Quais as habilidades profissionais mais esperadas para 2022

A cada ano que passa as empresas buscam profissionais cada vez mais especializados para o seu time. No entanto, não são apenas as competências técnicas que contam, o comportamento e o desejo de aprender o novo estão em alta como nunca.

O ano de 2021 foi altamente desafiador para todos os negócios, e 2022 será para consolidar as novas tendências que surgiram ao longo da pandemia, demandando profissionais ainda mais capacitados.

Confira aqui quais as habilidades profissionais mais esperadas para 2022. Boa leitura!

Habilidades profissionais: saiba o que esperar para 2022

De acordo com pesquisa conduzida pela consultoria PwC, The future of work: A journey to 2022, as softskills dominarão o cenário das habilidades mais buscadas pelos recrutadores.

Considerando um período tão turbulento na história do mundo, o mercado de trabalho passa a valorizar os profissionais com alto grau de resiliência, ou que conseguem enxergar saídas em meio ao caos.

Além disso, com o período de distanciamento social provocado pela pandemia, provou-se a necessidade de criar um ambiente harmonioso e que promove o crescimento do grupo, e não mais de um só indivíduo.

Assim, a inteligência emocional, a capacidade de trabalhar em equipe e o senso de liderança e autogestão são os maiores diferenciais para qualquer candidato, além das hardskills relacionadas à comunicação, como o domínio de idiomas além do nativo.

Como estimular as habilidades profissionais

O mundo precisou mudar rapidamente para compreender que para problemas cada vez mais complexos, as soluções precisam ser coletivas. Dessa maneira, as habilidades comportamentais dentro de uma empresa são desenvolvidas principalmente através de uma sólida cultura organizacional.

Isso significa dizer que o convívio com profissionais de alta performance é uma das melhores maneiras de treinar essas habilidades relacionadas ao contato humano para o desenvolvimento de novas soluções.

Porém, é claro, as empresas precisam investir em treinamento para que os seus colaboradores possam se aprimorar, e isso é uma via de mão dupla. Quando o empregador demonstra interesse no crescimento do indivíduo, este retribui com uma sensação de pertencimento, o que favorece a luta pelos objetivos do grupo.

Inglês: uma hard skill requisitada no mercado de trabalho

O idioma inglês e um pré-requisito vital. Em um mundo cada vez mais conectado, esse é o idioma do mundo dos negócios, portanto, fundamental para qualquer profissional que deseja se destacar.

Essa não é uma realidade apenas para multinacionais, mas até mesmo micro e pequenas empresas se beneficiam. Aprender um novo idioma não somente proporciona o acesso a conhecimentos externos, como pode até mesmo mudar a forma de encarar a própria realidade.

Dominar idiomas estrangeiros, especialmente o inglês, é sempre será hard skill muito requisitada pelas empresas. 

Com a globalização e as novas tecnologias, saber um idioma estrangeiro se tornou uma necessidade para quase todas as áreas. Sendo assim, essa é mais uma hard skill indispensável para se destacar no mercado de trabalho.

Conclusão

É um fato que a pandemia mudou a vida das pessoas de uma hora para outra. No entanto, após quase 2 anos, o mercado já está se adaptando e exigindo profissionais cada vez mais capacitados.

O treinamento oferecido pelas empresas é um grande passo a ser dado, porém, os colaboradores também precisam compreender as novas demandas sociais, esse comportamento em si já é uma competência altamente valorizada.

Gostou desse conteúdo? Acesse o nosso blog para conteúdos exclusivos! Separamos um artigo para que você compreenda como o inglês pode ser uma ferramenta transformadora não só na vida dos seus colaboradores, mas também na mentalidade

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