O RH tem passado por grandes transformações, integrando novas tecnologias para otimizar os resultados das suas tarefas diárias. Desse modo, pode atuar de forma estratégica para o sucesso da empresa.
Nesse contexto, o recrutamento online vem sendo cada vez mais usado. Mas do que isso exatamente se trata?
Por mais que estejamos em plena era digital, o uso de tecnologias para digitalizar alguns processos é menos intenso no RH quando comparado a outras áreas de negócio. Estima-se que somente 10% das empresas brasileiras utilizam ferramentas online para recrutar, por exemplo.
O recrutamento online é um movimento praticamente inevitável onde há pouco ou mesmo nenhum contato presencial com o candidato durante o processo. Todas ou a maior parte das etapas são aplicadas a distância, do anúncio da vaga até a entrevista online.
Para isso, uma série de ferramentas e processos novos precisam ser implantados na empresa. Além de, é claro, cuidados para que os impactos negativos (que existem) sejam minimizados.
Pensando nesta tendência inovadora, criamos um guia especialmente para você entender as principais vantagens e desvantagens desse processo. Continue lendo nosso conteúdo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!
O recrutamento online é feito quando a única ou principal forma de contato com os candidatos é realizada pela internet, muitas vezes eliminando o anúncios em jornais, agências terceirizadas e outras formas mais defasadas.
Desse modo, você pode ganhar várias vantagens, como a economia de muitos recursos e a possibilidade de segmentar com eficiência o público-alvo.
Esse conceito também tem sido levado cada vez mais na hora da seleção dos candidatos. Nesse caso, é possível realizar testes de personalidade, entrevistas a distância (via Skype, por exemplo), provas de raciocínio lógico, de proficiência em uma segunda língua, entre muitas outras coisas.
Confira agora 10 vantagens e desvantagens de utilizar o recrutamento digital!
O recrutamento digital tem como vantagem um espaço na internet que pode servir muito mais do que apenas para enviar currículos. Nele, o RH pode transmitir conhecimentos sobre como se comportar em uma entrevista, dicas de linguagem corporal e outras mais.
Se o recrutamento digital for feito de maneira inteligente, filtrando as principais características desejadas nos candidatos, serão maiores as chances de o recrutador encontrar profissionais com os perfis perfeitos para as vagas disponíveis.
O recrutamento digital permite que as vagas sejam melhor gerenciadas, pois estão em um ambiente virtual no qual podem ser modificadas, excluídas ou renovadas. Bastam alguns cliques para que a ação necessária seja feita.
O fato de o recrutamento ser online faz com que as vagas alcancem profissionais de diversas regiões, facilitando o encontro do perfil ideal.
Mesmo estando longe, esses profissionais podem ter todas as qualificações desejadas pela empresa.
É mais fácil gerenciar e atualizar um banco de dados virtual do que uma pilha de currículos impressos.
A cada formação ou experiência adquirida, o candidato pode entrar na sua área virtual do recrutamento digital e atualizar essas informações.
A área de RH pode terceirizar uma parte ou a totalidade do recrutamento digital.
Empresas especializadas em recrutamento podem fazer uma triagem maior dos candidatos e redirecionar para o RH somente os que atendem a uma série de necessidades preestabelecidas.
Profissionais de Recursos Humanos podem contar com as inovações da tecnologia para facilitar seu dia a dia de trabalho.
O recrutamento digital permite que diversos processos sejam automatizados, como por exemplo o envio de e-mails aos candidatos que não passaram em uma seleção.
É claro que também existem desvantagens. Como em todas escolhas, há um lado negativo — que deve ser bem gerenciado pela organização.
O processo de recrutamento online costuma ser mais impessoal, por isso é possível que o gestor tenha uma leitura menos correta do candidato.
Na entrevista presencial, pode-se observar melhor o candidato e sua linguagem corporal. Quando online, parte dessas informações podem ser perdidas, o que para alguns recrutadores pode ser prejudicial.
Por isso, torna-se ainda mais necessário atribuir estrategicamente quais serão as etapas do processo seletivo, para evitar ao máximo uma leitura errada do candidato.
Outro ponto é que os candidatos também podem dar menos atenção às etapas, por acreditar que o processo online é menos exigente e não demanda tanta atenção.
Certifique-se de realizar pontos de contato sempre com seus candidatos, utilizar uma comunicação próxima e amigável, além de mostrar interesse e velocidade para responder suas dúvidas.
Com a ferramenta que sua empresa utiliza, personalize os campos, perguntas, fotos, etc para deixar o máximo possível com sua identidade.
Nada de perguntas e campos genéricos.
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