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Triagem de currículos: como validar se as informações são verdadeiras?

Com o desemprego em alta, as poucas vagas ofertadas no mercado de trabalho são disputadas ferozmente pelos candidatos. Oportunamente, o país enfrenta atualmente o pior índice de desemprego: são mais de 12,8 milhões de brasileiros desempregados, conforme o IBGE.

Diante desse contexto, para obter êxito em um processo seletivo de emprego vale tudo, inclusive, mentir. Algo que parece ser bastante comum, até mesmo entre as autoridades públicas, segundo uma matéria da Exame, que revelou que 75% dos brasileiros contam mentiras no currículo.

Perante um cenário como esse, é de fundamental importância para uma empresa saber como validar as informações apresentadas por um candidato, processo que faz parte da triagem de currículos.

Mas, e então, você tem dúvida a esse respeito? Continue a leitura! Aqui, apresentamos informações que podem lhe ajudar a obter maior assertividade no processo de contratação de novos talentos.

Os desafios da triagem de currículos

A triagem de currículo assume papel fundamental em um processo de seleção de novos talentos para ocupar cargos ou funções estratégicas em uma empresa.

Por isso, ela deve ser feita considerando as melhores técnicas existentes, pois, como vimos, é comum que os candidatos apresentem informações duvidosas em seus currículos.

Esse comportamento pode fazer com que uma empresa coloque em risco sua seleção de novos talentos. Na prática, isso pode prejudicar o alcance de seus objetivos.

A triagem de currículos eficaz é, portanto, um desafio a ser vencido pelas empresas. Uma triagem eficaz considera não apenas a aderência do perfil do candidato ao posto de trabalho ofertado, mas também a veracidade das informações que ele apresentou em seu currículo.

Como fazer uma triagem de currículos eficaz?

Uma forma eficaz e simples de resolver o problema das mentiras no processo de triagem de currículos é solicitar, no ato da inscrição para o processo seletivo, documentos que comprovem as informações apresentadas no currículo.

Isso já é feito por muitas empresas e organizações públicas. Por exemplo, se o candidato afirma no currículo que tem graduação em Ciências Contábeis, exija, no ato da inscrição, a cópia desse documento, que pode ser, inclusive, autenticada. É uma forma de evitar, também, constrangimentos desnecessários.

Ainda que a inscrição leve mais tempo, solicitar documentos no ato da inscrição ou no processo de triagem de currículos pode fazer com que sua empresa otimize o processo de validação das informações apresentadas no currículo.

Em relação aos candidatos que afirmam ter fluência em línguas, como a inglesa, o ideal é realizar um teste para avaliar sua capacidade de fluência no idioma. Nesse sentido, cabe destacar o teste da Fluenglish como uma excelente ferramenta para comprovar as informações no currículo e garantir que sua empresa faça uma contratação assertiva.

A importância da validação das informações para selecionar os melhores talentos

A partir do que expomos, dá-se para ter noção a respeito da importância da validação das informações para selecionar os melhores talentos. Ao fazer isso, sua empresa poderá contratar os melhores profissionais do mercado e, assim, alcançar com maior agilidade seus objetivos.

Além disso, evita situações que podem colocar em risco sua imagem e o alcance de suas metas, como a demissão e a contratação de um candidato que não tem, de fato, a aderência necessária para ocupar determinado posto de trabalho.

Agora que você conhece a importância de validar as informações em um currículo para garantir a contração assertiva de um candidato, que tal implementar o que apresentamos aqui em sua empresa? Nós podemos ajudar na realização do teste de inglês. Para saber mais, entre em contato conosco. Combinado?

Fluenglish

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