O recrutamento online tem sido usado em muitas empresas há algum tempo, e cada vez mais essa estratégia tem se tornando uma parte importante do processo de seleção de candidatos. Nesse contexto, cabe destacar que uma vez estabelecido, esse modelo de recrutamento trará diversos benefícios para a empresa, como aumento da eficiência e produtividade em relação a essa operação.
No entanto, sabendo que muitos gestores têm dificuldades para utilizar essa ferramenta de forma correta e estratégica, preparamos este conteúdo para apresentar quatro dicas para usá-la com sucesso. Veja!
1. Elabore o perfil da vaga
Uma das primeiras coisas que você precisa fazer é elaborar o perfil da vaga. Na verdade, trata-se da reunião de informações que podem orientar a equipe de recrutamento online a selecionar os candidatos ideais, conforme a descrição da oportunidade.
É nesse momento que você deve se perguntar quais serão as atribuições do cargo e qual é o perfil ideal de candidato para ocupá-lo. Por exemplo, ter ensino superior e habilidades como bom relacionamento interpessoal, conhecimentos na área X ou Y e certificação nacional na área de informática.
Desenhar o perfil da vaga é basilar para que as próximas etapas sejam desenvolvidas com eficiência, produtividade e sucesso.
2. Formule requisitos claros e objetivos para ocupar a vaga
Após definir o perfil da vaga, agora você deve formular uma descrição clara e objetiva da oportunidade, bem como apresentar os requisitos necessários que o candidato deve ter para ocupá-la. A etapa anterior é mais para uso interno, enquanto esta é externa, ao passo que se apresenta diretamente aos candidatos potencialmente interessados.
Assim, ilustrativamente, formule requisitos como: ter ensino superior na área Y ou X, proficiência em língua inglesa ou outra, morar na cidade em que a vaga está sendo oferecida etc.
Dessa forma, somente os candidatos que preenchem os requisitos poderão participar do processo de seleção e fazer com que sua empresa escolha entre eles o que apresenta maior adesão à oportunidade.
3. Divulgue a oportunidade
Para fazer um recrutamento online de sucesso, busque também divulgar a oportunidade. Aliás, essa é uma ação fundamental para que o processo de seleção tenha amplo alcance e, dessa forma, consiga receber mais currículos ou inscrições no processo de seleção. Com isso, sua empresa aumenta suas chances de contratar um profissional que realmente atende aos requisitos exigidos.
4. Faça parcerias com empresas que atuam auxiliando o processo de recrutamento online
Por fim, e antes tarde do que nunca, faça parcerias com empresas que atuam auxiliando o processo de recrutamento online, como aplicando teste de proficiência em línguas. Isso pode não apenas otimizar seu processo de recrutamento online, como também reduzir custos. Afinal, você não precisará qualificar sua equipe de trabalho para realizar essa operação, pois isso exige conhecimento.
Além disso, ao fazer parcerias com empresas que atuam auxiliando o processo de recrutamento online, o seu negócio pode realizar uma contratação mais assertiva e, assim, obter melhores resultados.
O recrutamento online e seus desdobramentos
Tudo ao redor da experiência do funcionário agora está sendo otimizado por métodos e ferramentas digitais, o que significa que o processo de recrutamento também evoluiu. É verdade que os candidatos de hoje estão cada vez mais conectados e os recrutadores mais experientes sabem que o recrutamento online de candidatos será uma boa escolha. E, consequentemente, trará talentos qualificados para a empresa.
Mas você pode estar se perguntando: como as empresas podem recrutar candidatos online de uma forma mais efetiva? Como destacar vagas em meio a tantas outras? Como vencer o desafio imposto por situações de crise? E como recrutar mais talentos para trabalhar remotamente?
Há vários métodos criativos para recrutar candidatos e compor seu time, não importa qual seja a dificuldade que sua empresa esteja passando. Por isso, nós compilamos um mini manual para te ajudar a encontrar e recrutar profissionais online.
Siga essas dicas e você será bem sucedido em obter mais aplicações qualificadas.
1. Fortaleça o branding da sua empresa
O employer branding é muito importante para gerar interesse nas suas vagas em aberto e o mais importante: para realizar um recrutamento mais rápido. Se os candidatos podem ter evidências que a sua empresa é ótima para trabalhar, eles serão mais engajados no processo de entrevistas – o que é crucial para o recrutamento dos melhores candidatos. Afinal, eles são disputados com a oferta de centenas de emprego por aí.
2. Identifique candidatos passivos
Candidatos passivos são pessoas que querem trabalhar na sua empresa, mas não sabem disso ainda (leia-se: eles já têm um trabalho e estão felizes com ele). Mas, certamente, eles ainda podem ser captados e a gente te ensina como chegar até eles a seguir.
3. O que deve mudar no seu job description
Primeiramente, deixe claro que sua vaga é para home office (seja ela temporária ou não). Acredite, as palavras e termos que você coloca na divulgação da sua vaga com certeza importam. E muito!
4. Teste de proficiência da Fluenglish
Faça seu teste de proficiência com a Fluenglish. Aqui, aplicamos testes personalizados de acordo com seu nicho de mercado, para que assim contrate o profissional certo, que possa fazer diferencial em sua empresa. Acesse nosso site e saiba mais!
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