Recursos Humanos

A relação entre mentalidade global e gestão internacional de pessoas

A internacionalização de empresas exige delas uma mudança de pensamento. Afinal, antes atuando em um ambiente fechado e protegido, ao decidir internacionalizar suas operações, as companhias devem investir em conhecimento em relação ao local onde atuará e isso terá que ser feito na companhia da gestão de pessoas.

Para que entenda melhor a relação entre mentalidade global e gestão internacional de pessoas, continue a leitura. Combinado?

Mentalidade global, mentalidade transnacional e mentalidade internacional

Muitos autores utilizam as expressões mentalidade global, mentalidade transnacional e mentalidade internacional para se referir a mesma coisa: a atuação de uma empresa em escala global. Nesse caso, como o próprio nome sugere, esta deixa de atuar apenas em seu país de origem para conquistar novos mercados ou consumidores em outras nações, sendo um exemplo nesse sentido a Vale.

Nesse contexto, vale destacar que o conceito de mentalidade global assume várias perspectivas, como cultural, estratégica e recursos humanos internacionais. Conheça a seguir melhor cada uma delas.

Mentalidade global na perspectiva da cultura

Nesse foco, a mentalidade global desafia a cultura da empresa, fazendo com que ela tenha que se adaptar aos diversos contextos culturais de sua globalização. 

Assim, por exemplo, os gerentes devem sair de sua miopia doméstica e adotar uma perspectiva mais ampla, que supere os limites culturais do país-sede da companhia.

Mentalidade global na perspectiva estratégica

Quanto à mentalidade global na perspectiva estratégica, o que temos que saber é que as companhias devem adotar ações que as façam se manter competitivas globalmente e, principalmente, nos locais onde atuam. 

Assim, a empresa deixa de se preocupar apenas com a região de sua sede para ampliar sua dedicação, a nível internacional, dando respostas objetivas e claras aos locais onde ela está instalada.

Global mindset

O global mindset organizacional, é observada por meio das estratégias definidas, das suas competências essenciais estabelecidas e da cultura corporativa predominante. Quanto mais bem desenvolvida a mentalidade global corporativa, mais fácil se torna a entrada em novos mercados, expandindo-se em arenas competitivas. 

No entanto, o desenvolvimento de uma mentalidade corporativa global forte é um processo que exige estratégia bem definida e coerente em longo prazo, conduzida pelos gestores das diferentes áreas organizacionais estratégicas.

3 formas de implementar a mentalidade global em seu negócio

1 – Construa uma cultura organizacional que valorize o global mindset

Codificar essa filosofia e torná-la parte de sua cultura torna mais fácil para as pessoas construírem uma mentalidade global em seu trabalho diário. 

Em sua busca para que os funcionários “pensem global”, você pode querer marcar a iniciativa internamente (usando termos como “prontidão global”, “global friendly” ou “global-first”) para colocar os funcionários no hábito. Você também pode designar “campeões” ou “embaixadores” globais em várias equipes para ajudar outras pessoas a projetar melhores processos globais.

2 – Forme uma equipe com colaboradores estrangeiros e com experiência internacional

Pessoas que já trabalharam além das fronteiras e em papéis internacionais são raras, mas valiosas. Considere treinar recrutadores para procurar pessoas que frequentaram a escola em outros países, falem outros idiomas ou que viveram e trabalharam em outros países, especialmente aqueles que imigraram para outro país.

Incentive também os atuais trabalhadores a ganharem mais experiência internacional. Sempre que possível, envie seus funcionários atuais para outros países para aprender em primeira mão com funcionários, parceiros e clientes.

3 – Criar um núcleo em sua equipe que pesquisa tendências internacionais na gestão

Outra maneira de chamar a atenção para a importância da globalização é criar um grupo de direção internacional responsável por identificar desafios para seus negócios internacionais e criar planos para resolvê-los.

O núcleo em sua equipe pode ser usada para revisar as principais métricas de desempenho internacionais e para aprofundar por que quaisquer metas não estão sendo cumpridas. Por exemplo, se o crescimento desacelerar um mês em um determinado mercado, existem fatores socioeconômicos locais em jogo?

A taxa de câmbio mudou recentemente? O recrutamento de vendas locais diminuiu a velocidade? Alguma outra coisa mudou recentemente dentro da equipe local? O grupo de direção recomenda quais os próximos passos a empresa deve tomar.

Mentalidade global na perspectiva dos recursos humanos internacionais

A mentalidade global na perspectiva dos recursos humanos internacionais pode ser definida como o impacto da gestão de recursos humanos relacionado a práticas, políticas e funções decorrentes de atividades comerciais globais.

Melhor dizendo, a gestão internacional de pessoas é uma operação mais complexa, no sentido de que se deve respeitar às políticas de cada país, bem como sua cultura, para que assim as equipes de trabalho deem o seu máximo, fazendo a companhia obter melhores resultados. É nesse sentido que a mentalidade global ganha maior importância.

Na gestão de recursos humanos internacionais, a companhia amplia sua visão (cultural, políticas etc.) a qualquer atividade cuja responsabilidade seja do RH, como no recrutamento e seleção de candidatos, avaliação de desempenho e remuneração.

Com outras palavras, a gestão internacional de pessoas considera a realidade de cada país para que assim possa dar uma resposta precisa, clara e objetiva, preservando ou melhorando o bem-estar dos colaboradores e garantindo uma boa relação com as autoridades locais, bem como suas culturas e regimes políticos.

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