Recursos Humanos

A relação entre mentalidade global e gestão internacional de pessoas

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A internacionalização de empresas exige delas uma mudança de pensamento. Afinal, antes atuando em um ambiente fechado e protegido, ao decidir internacionalizar suas operações, as companhias devem investir em conhecimento em relação ao local onde atuará e isso terá que ser feito na companhia da gestão de pessoas.

Para que entenda melhor a relação entre mentalidade global e gestão internacional de pessoas, continue a leitura. Combinado?

Mentalidade global, mentalidade transnacional e mentalidade internacional

Muitos autores utilizam as expressões mentalidade global, mentalidade transnacional e mentalidade internacional para se referir a mesma coisa: a atuação de uma empresa em escala global. Nesse caso, como o próprio nome sugere, esta deixa de atuar apenas em seu país de origem para conquistar novos mercados ou consumidores em outras nações, sendo um exemplo nesse sentido a Vale.

Nesse contexto, vale destacar que o conceito de mentalidade global assume várias perspectivas, como cultural, estratégica e recursos humanos internacionais. Conheça a seguir melhor cada uma delas.

Mentalidade global na perspectiva da cultura

Nesse foco, a mentalidade global desafia a cultura da empresa, fazendo com que ela tenha que se adaptar aos diversos contextos culturais de sua globalização. 

Assim, por exemplo, os gerentes devem sair de sua miopia doméstica e adotar uma perspectiva mais ampla, que supere os limites culturais do país-sede da companhia.

Mentalidade global na perspectiva estratégica

Quanto à mentalidade global na perspectiva estratégica, o que temos que saber é que as companhias devem adotar ações que as façam se manter competitivas globalmente e, principalmente, nos locais onde atuam. 

Assim, a empresa deixa de se preocupar apenas com a região de sua sede para ampliar sua dedicação, a nível internacional, dando respostas objetivas e claras aos locais onde ela está instalada.

Global mindset

O global mindset organizacional, é observada por meio das estratégias definidas, das suas competências essenciais estabelecidas e da cultura corporativa predominante. Quanto mais bem desenvolvida a mentalidade global corporativa, mais fácil se torna a entrada em novos mercados, expandindo-se em arenas competitivas. 

No entanto, o desenvolvimento de uma mentalidade corporativa global forte é um processo que exige estratégia bem definida e coerente em longo prazo, conduzida pelos gestores das diferentes áreas organizacionais estratégicas.

3 formas de implementar a mentalidade global em seu negócio

1 – Construa uma cultura organizacional que valorize o global mindset

Codificar essa filosofia e torná-la parte de sua cultura torna mais fácil para as pessoas construírem uma mentalidade global em seu trabalho diário. 

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Em sua busca para que os funcionários “pensem global”, você pode querer marcar a iniciativa internamente (usando termos como “prontidão global”, “global friendly” ou “global-first”) para colocar os funcionários no hábito. Você também pode designar “campeões” ou “embaixadores” globais em várias equipes para ajudar outras pessoas a projetar melhores processos globais.

2 – Forme uma equipe com colaboradores estrangeiros e com experiência internacional

Pessoas que já trabalharam além das fronteiras e em papéis internacionais são raras, mas valiosas. Considere treinar recrutadores para procurar pessoas que frequentaram a escola em outros países, falem outros idiomas ou que viveram e trabalharam em outros países, especialmente aqueles que imigraram para outro país.

Incentive também os atuais trabalhadores a ganharem mais experiência internacional. Sempre que possível, envie seus funcionários atuais para outros países para aprender em primeira mão com funcionários, parceiros e clientes.

3 – Criar um núcleo em sua equipe que pesquisa tendências internacionais na gestão

Outra maneira de chamar a atenção para a importância da globalização é criar um grupo de direção internacional responsável por identificar desafios para seus negócios internacionais e criar planos para resolvê-los.

O núcleo em sua equipe pode ser usada para revisar as principais métricas de desempenho internacionais e para aprofundar por que quaisquer metas não estão sendo cumpridas. Por exemplo, se o crescimento desacelerar um mês em um determinado mercado, existem fatores socioeconômicos locais em jogo?

A taxa de câmbio mudou recentemente? O recrutamento de vendas locais diminuiu a velocidade? Alguma outra coisa mudou recentemente dentro da equipe local? O grupo de direção recomenda quais os próximos passos a empresa deve tomar.

Mentalidade global na perspectiva dos recursos humanos internacionais

A mentalidade global na perspectiva dos recursos humanos internacionais pode ser definida como o impacto da gestão de recursos humanos relacionado a práticas, políticas e funções decorrentes de atividades comerciais globais.

Melhor dizendo, a gestão internacional de pessoas é uma operação mais complexa, no sentido de que se deve respeitar às políticas de cada país, bem como sua cultura, para que assim as equipes de trabalho deem o seu máximo, fazendo a companhia obter melhores resultados. É nesse sentido que a mentalidade global ganha maior importância.

Na gestão de recursos humanos internacionais, a companhia amplia sua visão (cultural, políticas etc.) a qualquer atividade cuja responsabilidade seja do RH, como no recrutamento e seleção de candidatos, avaliação de desempenho e remuneração.

Com outras palavras, a gestão internacional de pessoas considera a realidade de cada país para que assim possa dar uma resposta precisa, clara e objetiva, preservando ou melhorando o bem-estar dos colaboradores e garantindo uma boa relação com as autoridades locais, bem como suas culturas e regimes políticos.

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