Fazer uma correta avaliação de desempenho é uma das estratégias que toda empresa deve usar visando mensurar o potencial de sua equipe.
Sabe-se que a produtividade depende bastante do engajamento dos colaboradores e talentos com os quais a empresa conta, bem como da tecnologia empregada. Por isso, é conveniente valer-se de uma apropriada estimativa acerca da performance de quem trabalha para você.
Se ainda não realizou a avaliação de desempenho linguístico no programa de idiomas de sua empresa, talvez seja este o melhor momento. Já pensou a respeito disso?
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Continuando nosso artigo, vamos falar sobre a construção do programa. Vamos lá?
O programa de idiomas trata-se de uma ferramenta de gestão de pessoas, cujo objetivo é avaliar o nível da atuação de um funcionário ou de um grupo de colaboradores em relação ao conjunto da empresa.
O instrumento em questão consiste em um processo para identificar, diagnosticar e analisar as entregas e o comportamento do colaborador. Isso é aferido conforme o período determinado pela empresa, considerando seus conhecimentos sobre a atividade que desenvolve, seu posicionamento como profissional, o tipo de relacionamento que mantém com colegas de trabalho e outros critérios relevantes.
Os resultados de uma programa de idiomas podem ajudar de várias maneiras um negócio, inclusive orientando caminhos a seguir na tomada de decisões. É possível, por exemplo, avaliar se a colocação do profissional está de acordo com a cultura da empresa, conforme os valores e a missão corporativa.
Caso a conclusão seja positiva, a empresa poderá aproveitar o funcionário para propagar sua própria cultura e orientar outros colaboradores, principalmente por meio das ações dele. Se o funcionário avaliado mostrar que não está de acordo com a cultura empresarial, é necessário rever a metodologia de trabalho e esforçar-se para enquadrar o profissional nos objetivos que são almejados.
O programa de idiomas permite a descoberta de novos talentos e aproveitá-los para o bem geral do negócio. O gestor poderá confirmar se as suas funções estão efetivamente bem distribuídas, ou se o remanejamento de alguns colaboradores não seria uma solução para melhorar a produtividade.
A empresa pode usufruir de inúmeros benefícios com o programa de idiomas. Pode, por exemplo,avaliar as perspectivas de carreira almejadas pelo profissional e por outro lado, o que a empresa está necessitando. Isso colabora com a promoção de um alinhamento entre as metas e os resultados a serem alcançados por ambas as partes.
Se não houver aproximação, é provável que a relação entre profissional e empresa não renda bons resultados, já que os objetivos não são convergentes. Do contrário, quando ambos enxergam os benefícios, torna-se uma ferramenta favorável ao engajamento das pessoas e ao crescimento da empresa.
Outro fator importante, é que o processo de avaliar o desempenho das pessoas, baseado na seriedade e precisão, deixa de lado as deduções precipitadas sobre o comportamento dos funcionários. Transforma-se em dados precisos toda a avaliação desenvolvida sem o perigo de incorrer em injustiças e medidas ineficazes. Por isso, é recomendável que o feedback seja baseado em comportamento observáveis, diminuindo assim, a subjetividade na avaliação.
O gestor da empresa pode fazer a avaliação seguindo uma metodologia específica ou ter o suporte do pessoal de Recursos Humanos, cuja experiência no assunto já é ampla, conhecendo métodos diversos de avaliação. O RH é um departamento cuja finalidade dentro da empresa é justamente esta: promover uma integração melhor entre os funcionários e o gestor, entre eles e a própria empresa.
Seja como for, gestor e equipe administrativa devem acompanhar bem de perto os resultados do programa de idiomas desenvolvido pelo RH.
Para realizar o programa de idiomas ou uma avaliação de desempenho, devem ser considerados alguns pontos como:
Essas entrevistas devem observar os resultados e, tanto o entrevistado quanto o entrevistador, devem definir metas para melhorá-los sempre que necessário, assumindo um compromisso que deve ser cumprido por ambas as partes.
Definir um período para efetuar a avaliação de desempenho é importante para estimular os funcionários a manterem o ritmo de produtividade e garantir maior controle da empresa, permitindo que sejam tomadas decisões em tempo hábil conforme a evolução dos eventos. Um período semestral, dependendo de cada organização pode ser uma boa opção.
Há diversos tipos de avaliação de desempenho. Veja algumas delas e suas características.
A avaliação de colaboradores ao longo do tempo é uma estratégia para conhecer o desenvolvimento da sua equipe desde a contratação. Quando esse levantamento de dados é realizado, é possível compreender com clareza se sua contratação foi bem realizada, se a produtividade esperada é equivalente à produção entregue pelo seu colaborador e, principalmente, quais os pontos que precisam ser melhorados no desempenho de cada um.
O uso de idiomas é fundamental em um mercado globalizado e, se existe ambição de crescer sua empresa, o programa de idiomas é o primeiro passo para ter os dados necessários para tomar uma decisão.
E como esses dados são levantados? São quatro etapas básicas do programa:
É um tipo tradicional de avaliação, realizado pelo avaliador, no caso o superior imediato, e o avaliado. Este modelo permite uma troca a respeito dos resultados mas ainda pode-se considerar mais limitada, pois se baseia somente na percepção de uma pessoa, já que os gestores não recebem feedback. Ainda assim, pode trazer resultados positivos para os profissionais e para a empresa, e com o passar do tempo, o modelo pode ser aprimorado
Nesse caso, os funcionários são avaliados não apenas pelos gestores, mas por seus colegas de trabalho e até subordinados; pode também envolver fornecedores e clientes, ou seja, por todos aqueles que mantém algum tipo de interação profissional relevante para o trabalho.
Avaliação de desempenho por competências
É preciso dividir as competências, sendo geralmente usados os modos:
O próprio funcionário deve se conhecer bem, estar consciente de seus limites e capacidades. A autoavaliação é uma aplicação do princípio socrático do “conhece-te a ti mesmo”. Porém, deve ser desenvolvida com honestidade por cada pessoa.
Vale a pena unir a autoavaliação de desempenho a um planejamento estratégico eficiente que contemple metas a curto, médio e longo prazo.
Outros tipos de avaliação de desempenho são:
Para efetuar a correta avaliação de desempenho, é preciso seguir algumas etapas:
Vale lembrar que um processo automatizado de qualidade implica em fazer menos trabalho operacional de tabulação, registra com maior segurança os resultados e agiliza as operações.
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