Dicas

Como aprimorar o processo seletivo da minha empresa? Aprenda 5 dicas

processo-seletivo

O processo seletivo é o primeiro passo para ter um time eficiente que alavanque seu negócio. Além do alto desempenho garantido com a equipe, o processo seletivo de qualidade evita custos com rotatividade de membros desengajados.

É preciso potencializar o recrutamento e seleção no intuito de encontrar profissionais de excelência para atuar na empresa.

Esse texto tem o objetivo de mostrar estratégias para melhorar o processo de contratação do seu negócio.

Vamos lá?

Defina o perfil do colaborador ideal para sua empresa

Que características e qual formação profissional o colaborador deve ter para exercê-las?

Sabendo de antemão que tipo de pessoa você está querendo contratar, fica mais fácil direcionar a sua busca para encontrar o profissional ideal para preencher aquela vaga.

Dessa forma, os próprios candidatos poderão saber o que é esperado deles e analisar se têm interesse ou condições de participar da seleção.

Recrutamento online: use as redes sociais


As redes sociais não servem apenas para acompanhar o que acontece no mercado como um todo. As mídias também são importantes para entender os perfis de candidatos.

Por meio delas, é possível encontrar candidatos mais próximos do padrão procurado.

Cresça em sua carreira profissional com a Fluenglish

A empresa deixa de ser passiva, apenas recebendo currículos, e passa a buscar candidatos qualificados para o seu quadro.

Envolva o superior imediato nas entrevistas


Sempre envolva o superior imediato da vaga em aberto no processo de seleção, pois ele é uma peça-chave para uma contratação bem-sucedida.

Quando isso é deixado de lado, todo o recrutamento pode ser falido.

O motivo é que o superior imediato consegue avaliar com mais eficiência a aderência do candidato à equipe de trabalho.

Busque profissionais com valores comuns aos da empresa


Estar em sintonia com a cultura da empresa é fundamental para que o colaborador trabalhe com qualidade e esteja engajado com as atividades.

Os profissionais de RH devem conhecer bem os valores da organização, para procurar profissionais que se adaptem bem a eles.

Um colaborador insatisfeito com a postura da empresa se desliga facilmente, assim que surge a primeira oportunidade. Além disso, desacordos desse tipo podem ocasionar conflitos na corporação.

Explore as novas tecnologias


O sucesso do processo de recrutamento está muito ligado com a qualidade do seu banco de currículos e fonte de candidatos. Para isso, disponibilizar as vagas em canais com grande visibilidade é um ponto chave no processo.

Um fato que não temos como discordar é que hoje as pessoas, e seus melhores candidatos, passam grande parte do tempo na internet.

Especialmente em redes sociais. Por isso, lá deve ser um dos seus canais de comunicação. LinkedIn e Facebook  são redes obrigatórias para divulgar as suas vagas.

Além da importância dos sistemas de gestão de recrutamento onde você consegue controlar o workflow dos seus processos seletivos e manter um banco de candidatos atualizado e sempre disponível para participar de novos processos

Quer saber mais?

Não deixe de conferir mais conteúdos no nosso blog e entre em contato caso tenha alguma dúvida, ok?

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pop Up Image

JUNTE-SE A MAIS DE 229.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.X