O processo seletivo é o primeiro passo para ter um time eficiente que alavanque seu negócio. Além do alto desempenho garantido com a equipe, o processo seletivo de qualidade evita custos com rotatividade de membros desengajados.
É preciso potencializar o recrutamento e seleção no intuito de encontrar profissionais de excelência para atuar na empresa.
Esse texto tem o objetivo de mostrar estratégias para melhorar o processo de contratação do seu negócio.
Vamos lá?
Que características e qual formação profissional o colaborador deve ter para exercê-las?
Sabendo de antemão que tipo de pessoa você está querendo contratar, fica mais fácil direcionar a sua busca para encontrar o profissional ideal para preencher aquela vaga.
Dessa forma, os próprios candidatos poderão saber o que é esperado deles e analisar se têm interesse ou condições de participar da seleção.
As redes sociais não servem apenas para acompanhar o que acontece no mercado como um todo. As mídias também são importantes para entender os perfis de candidatos.
Por meio delas, é possível encontrar candidatos mais próximos do padrão procurado.
A empresa deixa de ser passiva, apenas recebendo currículos, e passa a buscar candidatos qualificados para o seu quadro.
Sempre envolva o superior imediato da vaga em aberto no processo de seleção, pois ele é uma peça-chave para uma contratação bem-sucedida.
Quando isso é deixado de lado, todo o recrutamento pode ser falido.
O motivo é que o superior imediato consegue avaliar com mais eficiência a aderência do candidato à equipe de trabalho.
Estar em sintonia com a cultura da empresa é fundamental para que o colaborador trabalhe com qualidade e esteja engajado com as atividades.
Os profissionais de RH devem conhecer bem os valores da organização, para procurar profissionais que se adaptem bem a eles.
Um colaborador insatisfeito com a postura da empresa se desliga facilmente, assim que surge a primeira oportunidade. Além disso, desacordos desse tipo podem ocasionar conflitos na corporação.
O sucesso do processo de recrutamento está muito ligado com a qualidade do seu banco de currículos e fonte de candidatos. Para isso, disponibilizar as vagas em canais com grande visibilidade é um ponto chave no processo.
Um fato que não temos como discordar é que hoje as pessoas, e seus melhores candidatos, passam grande parte do tempo na internet.
Especialmente em redes sociais. Por isso, lá deve ser um dos seus canais de comunicação. LinkedIn e Facebook são redes obrigatórias para divulgar as suas vagas.
Além da importância dos sistemas de gestão de recrutamento onde você consegue controlar o workflow dos seus processos seletivos e manter um banco de candidatos atualizado e sempre disponível para participar de novos processos
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