Recrutamento e seleção estão entre as principais atividades responsáveis por garantir a formação de um time hábil e consolidado. Mas não pense que essas são tarefas fáceis. De acordo com uma pesquisa realizada pela agência ManpowerGroup em 2015, o Brasil foi considerado um dos cinco países com maior dificuldade para preencher vagas.
Por isso, é importante saber como otimizar esse processo, tornando-o mais rápido e eficaz. Quando isso é feito, o RH alcança os objetivos inicialmente estipulados, economiza dinheiro e pode estruturar equipes de trabalho realmente produtivas.
Pensando nisso, criamos um conteúdo especialmente para você. Hoje, vamos te ensinar a melhorar a performance das etapas de recrutamento e seleção da sua empresa. Continue lendo para ficar por dentro do assunto!
O processo deve começar muito antes que uma oportunidade de serviço exista de fato. É preciso conceber uma marca empregadora capaz de atrair talentos para a seleção.
Para ficar mais claro, uma marca desse tipo funciona como um grande imã, trazendo profissionais competentes para a organização. Quando isso é feito, dá para mitigar gastos com contratação e poupar tempo.
Ao desenvolver uma marca empregadora, lance primeiramente uma página de carreiras no site da empresa. Ela consiste em um ambiente online onde é permitido falar sobre a cultura da companhia e seu propósito de atuação, além de anunciar vagas e tudo que considerar fundamental.
Essa estratégia já é usada por diversas corporações, como Unilever, Coca-Cola e Netflix.
O desenho de uma posição é um aliado essencial da contratação de pessoas, mas muitas vezes é deixado em segundo plano. Quando se detalha um cargo, definindo as competências exigidas, é possível focar no perfil certo de profissional e otimizar o processo.
Para desenhar um cargo com clareza, é vital ter algumas questões em mente:
São quatro perguntas simples, mas que proporcionarão uma visão holística. Uma dica primordial é fazer o desenho com a ajuda do seu gerente. Assim, você conseguirá realizar uma descrição ainda mais adequada.
Para maximizar todas as fases de recrutamento e seleção, é pertinente saber como divulgar a vaga em aberto, atingindo as pessoas que estarão mais interessadas. Para isso, é necessário conhecer os diversos canais de comunicação com o mercado de trabalho:
Agora, para escolher o melhor canal, é determinante conhecer seu público-alvo e pensar nos objetivos da sua estratégia. Por exemplo, se deseja contratar um estagiário, é vantajosa uma parceria com faculdades. Porém, se precisa de alguém bem mais qualificado em uma função de destaque, entre em contato com um headhunter.
Também é proveitoso salientar que os sites que oferecem oportunidades de serviço e as redes sociais estão sendo cada vez mais usados. Portanto, não deixe de adotá-los você também.
Algumas pessoas não dão a devida atenção a um anúncio de emprego elaborado com cuidado, mas ele contribui para engajar um maior número de profissionais no processo de seleção. Essa é a hora de vender seu “peixe” e mostrar por que a sua organização é um ótimo lugar para se trabalhar.
O anúncio pode mudar um pouco de acordo com cada canal de comunicação, mas é sempre bom incluir informações sobre a missão da companhia, os requisitos desejados, os benefícios complementares e a faixa salarial.
Nem todos os currículos que você receber passarão para a próxima etapa. Logo, é importante realizar uma triagem inicial, eliminando qualquer candidato que não tenha o conjunto de competências necessárias para ocupar o cargo.
A entrevista de emprego é um dos estágios mais indispensáveis para a contratação de funcionários. É aqui que você fica cara a cara com o candidato, então pode tirar qualquer tipo de dúvida e avaliar se ele realmente possui aderência à vaga em aberto.
Por isso, é fundamental que você conheça melhor esse momento. Basicamente, existem três modelos de entrevista:
Atualmente, existem diversas tecnologias que podem facilitar o processo de recrutamento e seleção. Ao utilizá-las, é possível garantir maior celeridade e assertividade a todas as fases. Veja algumas das ferramentas mais adotadas:
Ao aplicar essas dicas, você conseguirá extrair os melhores resultados das contratações. Assim, poderá focar em outras atividades da gestão de equipes, como integração, desenvolvimento e avaliação dos funcionários.
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