Dicas Recursos Humanos

RH digital: dicas para otimizar atividades com auxílio da tecnologia

É fato que a tecnologia acabou modificando a forma como trabalhamos e como realizamos diversas atividades, incluindo as obrigações profissionais. Para quem atua como recursos humanos, uma opção que está ganhando mercado é o RH digital.

Essa tendência surgiu nos últimos anos e é uma das responsáveis por diminuir o tempo de espera para a conclusão de alguns processos. Sabemos que selecionar, contratar e desligar pessoas são ações sérias e devem ser feitas com cautela.

Então, como usar a era digital para facilitar essas atividades? Quer saber mais? Confira o conteúdo completo!

O que é RH digital?

Basta pensar no funcionamento de uma empresa para compreender que existem alguns setores que não podem parar, incluindo o de recursos humanos. Isso porque essa área é essencial para a movimentação da empresa, além de ser a responsável por captar e avaliar dados importantes.

Quando falamos de RH digital, o foco fica na união entre as atividades comuns nessa área e como a tecnologia é capaz de automatizar tarefas, economizando o tempo dos profissionais.

Muitas organizações que optam por esse mecanismo começam a perceber a modificação na prática, contando com processos mais eficientes e ágeis.

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Dicas para ter um RH digital e otimizar as tarefas

Quando falamos da tecnologia e como essa ferramenta está inserida no cotidiano, existem alguns números que comprovam essa realidade. De acordo com dados da pesquisa TIC Domicílios 2019, 134 milhões de brasileiros acessam a internet.

Essa é a prova da transformação digital que ocorre com grande parte da tecnologia. E, para que essa modificação também faça parte da sua empresa, existem algumas dicas que devem ser levadas em consideração quando o assunto é RH digital. Confira:

  • Tópico 1: Priorize ferramentas que economize tempo e entregue resultados;
  • Tópico 2: Selecione as atividades que podem ser automatizadas;
  • Tópico 3: Coloque os profissionais para atuar nas ações que precisam de estratégia e comunicação. Deixe a captação de dados com as ferramentas desenvolvidas para isso.

É preciso mencionar que já existem diversas ferramentas disponíveis nesse segmento, incluindo aqueles que podem auxiliar no processo de avaliação dos candidatos e até mesmo no registro de entrada e saída de cada colaborador.

O foco é que a equipe de especialistas tenha tempo para focar nas ações que as máquinas ainda não conseguem fazer, como a comunicação e a estratégia.

Principais ferramentas para um RH digital

Se você deseja conferir algumas ferramentas que podem fazer a diferença na rotina do time, separamos uma lista com algumas opções. Veja:

  • Tópico 1: Plataformas colaborativas;
  • Tópico 2: Ferramentas que atuam com inteligência artificial;
  • Tópico 3: Plataformas para triagem dos colaboradores;
  • Tópico 4: Softwares para captação e gerenciamento de dados.

Com tantas opções disponíveis fica fácil perceber como cada uma delas é capaz de impactar diretamente o dia a dia daqueles que atuam com o RH, não é mesmo? Mais do que facilitar a rotina de trabalho de uma equipe, essas escolhas podem melhorar diversos aspectos da organização, transformando a organização em uma marca empregadora e o desejo de todos os candidatos!

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