Inglês Corporativo

5 provas de que você não crescerá na carreira sem inglês

Crescer na Carreira
Escrito por Fluenglish

Crescer na carreira não é algo fácil, pois envolve enfrentar muitos desafios e ter uma dedicação fora do comum, mas é um processo que também gera muitos aprendizados.

Podemos dizer, então, que há alguns fatores que influenciam fortemente nessa jornada e um deles é dominar uma segunda língua, principalmente o inglês. Hoje, ele é essencial na maioria das carreiras que são consideradas promissoras.

Segundo ranking realizado pela empresa Education First, a fluência do brasileiro vem piorando a cada ano. Apesar de ser algo preocupante, é uma ótima oportunidade para que você possa se destacar no mercado de trabalho, já que a concorrência nesse sentido anda cada vez mais baixa.

O grande segredo desse aprendizado é que o inglês não é algo que se aprende de uma vez só, mas sim que deve ser estudado constantemente, inclusive durante a carreira.

Por isso, listamos aqui 5 provas de que não será possível crescer na sua carreira sem o domínio do inglês. Confira a lista:

1. Dificulta pesquisar referências

Quando falamos de vida acadêmica, seja na graduação ou na pós-graduação, é preciso muito estudo e muita pesquisa por boas referências.

O fato de o inglês não ser crucial para conquistar um diploma torna alguns alunos um pouco displicentes quanto ao seu aprendizado. Porém, imagine que você precisa estudar um tema específico ou buscar referências para o desenvolvimento de uma tese e não encontra nada em português?

Então, o caminho será buscar por referências em inglês! Mesmo que existam algumas na língua portuguesa, as que estão no idioma americano costumam ser ainda mais completas quando se trata do mundo acadêmico.

Por isso, pense em quantos textos, livros, documentários, filmes, artigos, dentre outros materiais em inglês você terá a chance de ler para ajudá-lo na vida acadêmica!

2. Prejudica na hora de concorrer a uma vaga de emprego

Pense naquela vaga que acabou de surgir em uma empresa que você sonha muito em trabalhar. Para completar, ela se encaixa perfeitamente no seu perfil… mas exige fluência em inglês!

E então? Se você não domina a língua, como vai poder enfrentar a concorrência pela vaga sem um requisito que é básico?

Pois bem, estamos no século 21 e a fluência em um segundo idioma é algo que vem sendo cada vez mais exigido pelas empresas. Até porque o inglês é a língua universal da comunicação no mundo e também no ambiente de negócio.

Em muitos casos, as empresas dão preferência a candidatos que dominem a língua, mesmo que eles não sejam tão bons tecnicamente, visto que a parte técnica é muito mais fácil de ser ensinada na rotina do dia a dia.

Então, já sabe, né? Se quiser ter uma boa colocação profissional, será preciso saber inglês!

3. Impede a comunicação com pessoas do mundo todo

Tanto no mundo acadêmico como no ambiente profissional, o inglês é uma excelente maneira de se comunicar com pessoas do mundo todo.

Imagine que você precisa conversar com um pesquisador americano que ajudará você na sua tese de mestrado? Ou então, surge aquela oportunidade de passar 7 dias fora do país atendendo um cliente internacional, já pensou?

Você já deve ter percebido que o inglês é algo fundamental para essas duas situações, afinal, em ambas precisará se comunicar com as pessoas.

Se você pensar em termos lazer, imagina que maravilhoso seria viajar para fora e conseguir se comunicar bem com os nativos do país sem passar vergonha ou qualquer dificuldade?

Pois bem, o inglês é a ferramenta essencial de comunicação no mundo, independente do seu contexto. Com certeza, você vai precisar dele em algum momento!

4. Impossibilita o entendimento de filmes, séries e livros originais

Quando falamos de entretenimento, acreditamos que ele pode ser importante também na questão de ajudar as pessoas a crescerem na carreira. Mas, como assim?

Assistir a filmes e ler livros, por exemplo, podem ajudar, e muito, a entender com mais profundidade novos temas da sua área de atuação. E você já deve imaginar que, quando eles estão originalmente em inglês, a tradução para o português pode não ser algo tão bem feito.

Sendo assim, muitas vezes fica difícil compreender seu conteúdo por completo, o que pode prejudicar o seu entendimento e aprendizado.

Se você tem condições de aproveitá-lo em sua língua original, já é outra história. Dessa forma, será possível absorver o seu conteúdo e sua mensagem por completo, sem prejudicá-lo nessa questão.

Então, o inglês ajuda também na área de entretenimento, que também pode ser bastante útil na sua vida profissional!

5. Dificulta o acesso à informação em tempo real

Por fim, o nosso último item da lista está relacionado ao acesso à informação! Saiba que qualquer tipo de informação chega primeiro em inglês, seja em livros, manuais, teses, dissertações, dentre outros.

Até mesmo as notícias internacionais, que são relevantes para a compreensão do cenário mundial, saem primeiro nessa língua. Então, nem precisamos falar que, se você tem o domínio do idioma, sairá na frente no acesso a qualquer informação desse tipo.

Já pensou ter a capacidade de assistir a um canal de TV americano, que informa, em primeira mão, uma notícia que pode abalar o mundo. Até que ela chegue aos meios de comunicação brasileiros, isso levará um certo tempo.

Mas você poderá ficar tranquilo, porque conseguiu captá-la originalmente quando saiu no seu país de origem! Entendeu?

Saiba que, além dessas provas, há muitos outros motivos para que você procure dominar a língua inglesa agora mesmo. Caso ainda esteja na estaca zero, não precisa ficar com medo, viu? Basta começar a estudar o quanto antes e os frutos disso vão aparecer mais rápido do que você imagina.

E se você já tem um certo domínio do idioma, mas ainda precisa de mais prática para ganhar confiança, busque aprimorá-lo e continue praticando sempre que possível. Deixe a vergonha de lado e, assim, você conseguirá obter a fluência de forma mais natural.

Entendeu melhor como o inglês pode fazer você crescer na carreira? Então, aproveite e leia nossas 7 dicas para aprender inglês com música!

Sobre o autor

Fluenglish

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer saber mais sobre as novidades em RH?Inscreva-se em nossa newsletter