Inglês Corporativo

O que fazer para trabalhar em empresas multinacionais

empresas-multinacionais

Sabemos que o objetivo de qualquer profissional é conseguir um cargo eficiente em empresas no mercado.

Por esse motivo, podemos perceber os inúmeros benefícios ao ser contratado por uma empresa multinacional, pois, além de existir diversos polos em outros países, ela também oferece muito mais capacidade de um colaborador ascender de cargo e crescer profissionalmente dentro dos setores internos.

Como se sabe, a proficiência em inglês é um dos requisitos das multinacionais como fator competitivo na contratação.

Sendo assim, precisamos entender que não é fácil entrar nesse tipo de empresa e, dessa forma, alguns critérios precisam ser atendidos para que consigamos conseguir uma vaga dos sonhos nesse tipo de corporação.

Quer saber como? Então confira o nosso post até o final e saiba o que fazer para garantir uma vaga em uma multinacional.

Afinal, o que é uma multinacional?

Para quem não sabe o real conceito de uma multinacional, podemos defini-la como uma organização que tenha a sua matriz em um determinado país e, ao mesmo tempo, tenha polos em outras regiões do mundo. 

Sabe-se que sua origem ocorreu no final do século XIX, mas devido a atuação desse tipo de empresa, o seu crescimento ocorreu apenas após a Segunda Guerra Mundial, em 1945.

Em resumo, o principal objetivo das multinacionais é conquistar diversos mercados mundiais, a fim de aumentar a sua autoridade de marca e, consequentemente, a lucratividade.

Por serem extremamente conceituadas no mercado, ganham a atenção de diversos profissionais, pois tratam-se de corporações com uma alta rentabilidade, o que oferecem diversos benefícios financeiros aos seus colaboradores.

Como conseguir uma vaga em uma multinacional?

Assim como em qualquer empresa no mercado, existem diversos requisitos que são impostos aos candidatos, a fim de conseguirem uma vaga de acordo com suas habilidades e competências. 

Nas multinacionais, não é diferente. A questão, contudo, é que podem exigir habilidades ainda maiores, como, por exemplo:

1. Ter uma excelente experiência na formação

Em geral, as multinacionais não se atentam muito às instituições de ensino onde você realizou seus estudos de graduação, pós-graduação ou até mesmo MBA.

Cresça em sua carreira profissional com a Fluenglish

O maior interesse nesse quesito por parte dessas empresas são suas experiências e notas na faculdade, bem como seu histórico profissional com experiências relacionadas ao cargo pretendido. Suas experiências práticas contam muito mais do que a sua base teórica.

2. Proatividade e comunicação oral

Sendo considerada uma das habilidades mais demandadas pelas empresas tradicionais de mercado, com uma multinacional não é diferente. 

Como percebemos, os empreendimentos não trabalham mais sob um sistema vertical, com aquela hierarquia taxativa dentro dos processos internos.

Atualmente, os negócios trabalham com horizontalidade, fazendo com que todos os colaboradores tenham proatividade e total liberdade para exercerem suas atividades profissionais e aquelas relacionadas a ela.

Além disso, as multinacionais também buscam colaboradores que consigam expressar suas vozes no campo interno, a fim de agregar valor à marca através da inovação e criatividade, com o objetivo de ajudarem na otimização de processos e torná-los cada vez mais enxutos e eficientes.

3. Proficiência em inglês

Já que estamos falando de multinacionais, ou seja, uma marca que oferece polos em diversos lugares do mundo, é imprescindível o domínio do inglês para este cargo. Isso porque pode haver sistemas, contatos e atividades que exijam discussões, contatos e o uso de sistemas estrangeiros. 

A intranet costuma ser igual para todos os colaboradores, e sendo estrangeira, deve ser dominada por todos os que obtêm acesso.

Portanto, o inglês ou espanhol (consideradas as línguas mais demandadas pelas multinacionais) precisa estar presente no seu dia a dia. 

Caso você ainda não tenha domínio, busque estudá-la continuamente, seja sozinho ou com a ajuda de uma escola de idiomas. A proficiência em inglês precisa ser comprovada e testada pelas multinacionais.

Quais são as outras competências necessárias para trabalhar em uma multinacional?

  • Para conseguir a vaga em uma multinacional é preciso desenvolver também algumas competências. Confira algumas:
  • Procure manter uma carreira estável. A rotatividade em cargos e vagas mostra instabilidade. Por isso, busque se manter pelo menos 2 anos em um cargo que esteja ocupando
  • Na entrevista de emprego, tenha uma resposta clara e objetiva em relação às suas potencialidades, suas fraquezas e saiba responder por que a empresa seria boa para a sua vida e por que você seria um bom profissional ali;
  • Busque aprofundar seu conhecimento sobre a empresa antes da entrevista com o headhunter;
  • Esteja preparado para responder as perguntas com segurança;
  • Tenha atenção com o português! É importante ter uma comunicação clara, objetiva e com boa qualidade verbal;
  • Saiba trabalhar em equipe e relate bem suas experiências em seu currículo
  • Falando em currículo, elabore um currículo específico para a vaga que busca. Procure deixar claro que você possui as características que a empresa procura

Conclusão

Conforme vimos, ganhar um cargo em uma multinacional pode ser a oportunidade que você precisava para conseguir todos os seus objetivos. 

Agora que você já sabe o que é uma multinacional, as incríveis vantagens de se trabalhar em uma e os principais requisitos que essas organizações exigem de um candidato, que tal testar a sua proficiência em inglês conosco?

Acesse agora mesmo o nosso site e realize o seu teste online.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pop Up Image

JUNTE-SE A MAIS DE 229.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.X