Categories: Sem categoria

6 formas de utilizar a gamificação no aprendizado do inglês

Você já ouviu falar em gamificação? A prática nada mais é do que o uso de métodos e elementos típicos de jogos para melhorar o aprendizado fora do contexto dos games. Estratégia para muitos educadores do século XXI, ela tem como objetivo engajar pessoas a atingir um objetivo, propondo desafios e despertando a curiosidade.

Com a tática de engajar, comprometer e recompensar, a gamificação tem sido um método utilizado por professores para contornar problemas como o desinteresse dos alunos – um dos principais motivos para a evasão escolar. Segundo a Fundação Getúlio Vargas, mais de 40% dos alunos que deixaram as escolas utilizaram a falta de interesse como justificativa.

O MineCraft – jogo virtual de construção por blocos – é um exemplo de como os jogos são usados para educar. Hoje, quase mil escolas de 40 países utilizam-no como estratégia de ensino, em disciplinas variadas. A empresa inclusive passou a vender a versão MineCraftEDU, com 50% de desconto e ferramentas específicas para a educação – veja aqui alguns projetos que utilizam o Minecraft como método de ensino.

Mas a gamificação pode ser utilizada para além de jogos já existentes. Baseada na constatação de que os seres humanos sentem-se atraídos por jogos, sejam eles eletrônicos ou analógicos, ela se utiliza desse engajamento para ativar o interesse das pessoas, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema.

Segundo a Phd e designer de jogos Janel McGonigal, todos os jogos têm quatro características: metas, regras, sistemas de feedback e participação voluntária. Criar tarefas com elementos típicos de jogos é uma tática que pode ser aplicada também a contextos organizacionais, à saúde, à vida social e inclusive, ao aprendizado do inglês.

Inglês com games? Isso mesmo. Listamos seis motivos pelos quais a gamificação pode contribuir para o aprendizado de inglês.

1 – Estimula a atenção e repetição de conteúdo

Repetir é um método eficiente para aprender, mas chato, certo? Errado. Nem sempre precisa ser assim. O Lyrics Training, por exemplo, é uma plataforma em que as pessoas treinam o inglês por meio de músicas. O usuário precisa completar as letras das canções enquanto o clipe delas é transmitido, e simultaneamente ao cantor.

Quando o jogador não consegue completar, a música é pausada e o jogador tem um tempo estipulado para completar – se ele não conseguir, perde definitivamente o jogo e precisa começar de novo. Um jeito interessante de estimular a compreensão e a escrita, não é mesmo?

2 – Aumenta a motivação

Táticas como a criação de avatares, medalhas e troféus são elementos clássicos de jogos, quem vêm sendo aplicados no ensino do inglês. O Duolingo, por exemplo, é um aplicativo que incentiva os usuários a responderem questões relacionadas ao vocabulário e gramática do inglês (e também de outros idiomas, caso opte por isso).

O usuário pode “passar de fase” após acertar todas as perguntas. A cada evolução, ele é premiado com medalhas e, ao concluir todas as fases, ele ganha um certificado, reconhecido em diversas instituições, como a Harvard Extension School e o Uber. Uma boa ferramenta para incrementar, especialmente, o vocabulário.

3 – Possibilita a medição de desempenho

Utilizando-se do recurso do feedback, algumas empresas aplicam testes de inglês em que avaliam o conhecimento sobre diferentes áreas do idioma – vocabulário, pronomes, verbos, advérbios. Após  o usuário responder o teste, é oferecido um diagnóstico, que avalia desde o seu desempenho geral até conhecimentos específicos. Uma boa opção para avaliar o seu nível de inglês e receber um diagnóstico sobre sua proficiência é o teste de inglês da Fluenglish. A Fluenglish oferece um teste que avalia sua fluência em nível corporativo. Com isso, é possível descobrir se você está preparado para enfrentar o mercado de trabalho internacional em sua área de atuação.

4 – Mistura lazer e aprendizado no cotidiano

Gamificar um conteúdo pode colocá-los no mesmo patamar de jogos, e incluí-lo em um momento de lazer. O uso de recursos lúdicos e visuais, como é o próprio Duolingo – aplicativo para ser usado especialmente no smartphone –  já citado aqui, é um exemplo disso. Outros programas, como o Lingua Leo e o UpMind fazem uso da mesma estratégia.

5 – Promove o diálogo

Promover o trabalho e aprendizado em grupo é outra estratégia dos games transferida para o ensino do inglês. O HiNative, por exemplo, é um programa que permite que nativos de um idioma respondam a perguntas de aprendizes. Para tornar mais divertido, o nivelamento inclui 11 jogos. A plataforma Busuu também permite a interação com  motivos de outros idiomas.

6 – Resolver situações-problema

Resolver problemas – fictícios ou reais – também são estratégias de gamification para aprender inglês. No mundo da ficção, podemos citar diversos jogos em que compreender diálogos são essenciais para resolver o problema. Na vida real, por sua vez, um exemplo muito interessante de aplicação é o Unblock Your Brain. O aplicativo adiciona palavras em inglês na tela de bloqueio do celular e, para desbloqueá-lo, é necessário escolher a palavra correta. Se você errar, ele desbloqueia do mesmo jeito, mas indica que você errou e qual é a resposta.

Quer saber mais?

O aprendizado do inglês é essencial para o crescimento na carreira, mas também pode ser descontraído. Gostou deste artigo? Continue no nosso blog e leia sobre como otimizar o aprendizado em inglês.

Fluenglish

Recent Posts

Novas tecnologias utilizadas pelo setor de RH no Processo de Contratação

Neste artigo você encontrara algumas das principais novas tecnologias que estão sendo usadas no RH…

9 meses ago

Top Eventos de Recursos Humanos em 2024

Hora de se programar para os maiores Eventos de Recursos Humanos em 2024.    Selecionamos os Eventos…

9 meses ago

Como o inglês pode mudar seu futuro profissional?

Praticamente todas as pessoas já tiveram contato com a língua inglesa em algum momento da…

2 anos ago

Employee Value Proposition: o que é e sua importância para empresas

Você sabe o que é Employee Value Proposition e o quanto isso é importante para…

2 anos ago

Open hiring: o que é e como impacta o mercado de RH

Não é nenhuma novidade que o mercado de trabalho está sempre se adaptando e incorporando…

2 anos ago

Qual a importância de investir em tecnologia no RH?

Entendemos que para uma empresa gerar competitividade em seu mercado de atuação, é necessário encontrar…

2 anos ago