Dicas

7 dicas para aprender inglês com música

Escrito por Fluenglish

Aprender inglês com música vem se mostrando uma ótima alternativa nos dias de hoje! Afinal, saber um segundo idioma já é algo fundamental para conseguir ser bem-aceito no atual mercado de trabalho.

Porém, nem todos os profissionais têm disponibilidade de tempo para se dedicar a um curso completo — muitas vezes, também, fica difícil arcar financeiramente com os que são mais tradicionais e que já existem há um bom tempo.

Por isso, muitos buscam maneiras alternativas de aprender inglês. Nesse sentido, vale utilizar a criatividade para alcançar esse objetivo. Dessa forma, fazer isso pela música é uma ótima estratégia!

Só que nem todos sabem como começar ou tirar o melhor aprendizado possível dessa maneira de aquisição de conhecimento. Então, preparamos 7 dicas para ajudá-lo a aprender inglês com música. Acompanhe!

1. Aprenda a ouvir a música

Logo de cara, já pode-se perceber a primeira vantagem de aprender inglês com música: o treinamento dos nossos ouvidos e, paralelamente, despertar nosso cérebro para que ele possa processar as palavras.

O fato é que, toda vez que ouvimos uma música do nosso gosto, uma região do nosso cérebro é acionada para associar o momento à experiência do prazer — isso acontece de maneira similar quando comemos algo agradável ao nosso paladar, por exemplo.

Então faça isso! Escolha uma música de que você goste e ouça-a com muita atenção. Durante esse processo, tente transcrever o que conseguir entender. É claro que você pode pausar a música e voltar quantas vezes for necessário.

Esse processo ajuda a treinar a escuta e a escrita do idioma, além de proporcionar o aprendizado de expressões e palavras novas.

2. Leia com atenção e faça suas anotações

Na mesma linha de escolher a música do seu gosto, leia a letra e elabore uma lista com as palavras que você ainda não sabe e que achar interessante aprender.

Dessa maneira, você começará a condicionar o seu cérebro a ser mais curioso e também vai orientá-lo ao aprendizado, estimulando a pesquisa por novas informações.

Além disso, você perceberá que, ao ler a letra, você já estará familiarizado com algumas das palavras e, por isso, algumas frases podem começar a fazer mais sentido na sua cabeça. Ao fim do processo, a música já terá um novo significado para você.

Esse exercício é importante para treinar a sua leitura e também a escrita. À medida que esse processo é repetido, é possível ganhar mais fluidez no entendimento da letra.

3. Faça a tradução da letra da música

Outro exercício excelente para aprender inglês com música é utilizar um dicionário para traduzir a letra delas — sem muito julgamento e também feito à sua maneira. Faça isso durante o tempo que for necessário e pesquise o significado das palavras como achar mais adequado.

Quando terminar, procure pela letra traduzida e compare-a com a versão que você fez. Você perceberá que algumas partes podem não ter ficado tão boas, mas, assim como qualquer processo de aprendizado, preste atenção para, quando for fazer uma nova tentativa, corrigir os erros cometidos da primeira vez.

Você verá que, com muito treino, as suas traduções se tornarão cada dia melhores!

4. Cante a música

Você já deve imaginar que uma das maneiras mais divertidas de aprender inglês com música é cantando. Por isso, coloque-a para tocar e cante, solte a voz sem medo e evite fazer qualquer julgamento! Você verá que será algo muito satisfatório e relaxante.

O aprendizado com essa prática está na parte do falar, pois, na maioria das vezes, a pronúncia das palavras é algo muito estranho quando lemos a letra. Afinal, não estamos acostumados com essa língua, então isso é normal.

Note que, a cada dia que isso for praticado, a fala se tornará mais fluida e próxima da pronúncia dos falantes nativos de língua inglesa. Aliás, é possível, inclusive, utilizar as práticas das dicas anteriores para ajudar nesse processo também.

5. Reflita sobre a letra da música

Após ouvir, escrever, traduzir e até cantar a música, tente fazer uma reflexão sobre o sentido das palavras. Então, analise a letra com o máximo de atenção possível e tente compreender o sentido de cada frase. É importante repetir esse processo para cada trecho da música escolhida.

De preferência, utilize a memória auditiva nesse exercício, pois ela costuma ser muito mais eficiente, se comparada com as outras.

6. Escolha músicas fáceis de memorizar

Outra dica para aprender inglês com música é aplicar as dicas anteriores naquelas músicas que são fáceis de memorizar, ou seja, aquelas que estão tocando o tempo todo na rádio ou em qualquer lugar a que você vá.

Até porque, com essas músicas, quando você menos percebe, já está acompanhando, pois a letra foi muito bem memorizada pelo seu cérebro.

Então, aproveite esse momento e use-o a seu favor, para construir uma situação em que você consiga potencializar o seu aprendizado.

7. Treine muito!

Por fim, a nossa última dica é nada mais, nada menos do que treinar muito, repetindo todos os exercícios das dicas anteriores. Faça isso para tirar o máximo proveito que o recurso da música pode proporcionar para seu aprendizado.

E, claro, não deixe de encarar isso como algo que pode ser divertido também. Afinal, todo mundo gosta de aprender com diversão, não é mesmo?

Você deve ter percebido que aprender inglês com música é algo que, além de ajudá-lo com a aquisição de uma nova língua, também traz muitos benefícios que envolvem a habilidade de falar, escrever, ouvir, ler e também interpretar textos em inglês.

Além disso, é uma ótima maneira de rechear ainda mais o seu vocabulário com palavras novas dessa língua. Nunca sabemos quando precisaremos utilizá-las, não é mesmo?

Porém, o aprendizado só se concretizará depois de muito treino, foco, determinação e, claro, diversão! Se você encarar dessa maneira, melhorar as suas habilidades vai ser só uma questão de tempo!

Quer receber todas as novidades do nosso blog em primeira mão? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro dos mais variados assuntos que abordamos por aqui!

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer saber mais sobre as novidades em RH?Inscreva-se em nossa newsletter