Dicas

Como praticar inglês em sua rotina e no trabalho?

Praticar inglês deve ser uma atividade diária, só assim é possível aprender o idioma de maneira mais rápida e eficiente.

Entretanto, muitas vezes as pessoas acham que devem fazer isso apenas no decorrer das aulas particulares de inglês. Elas acabam ignorando as oportunidades de exercitar o idioma durante o trabalho, e também fora dele.

Se você se identificou com o quadro acima, acompanhe este post e conheça 6 dicas para incorporar o inglês no seu dia a dia. Confira!

1. Agende suas tarefas em inglês, antes de começar o dia

Enquanto você prepara o seu café e aquela torrada saborosa, que tal organizar as tarefas do dia em inglês? Isso mesmo! Separar tudo que você tem que fazer naquele dia usando termos em inglês. Essa é uma maneira ótima de aprender a variar o vocabulário e conhecer palavras-chave para compromissos do dia.

Comece estudando os dias da semana, as datas e os meses. Ou seja, faça a sua lista, anotando o dia, por exemplo, Monday (segunda-feira), a data (1st, primeiro dia do mês) e o mês (June).

Depois escreva por extenso o que você deverá fazer. Por exemplo, I have to go to the doctor this afternoon. Em tradução livre: eu tenho que ir ao médico essa tarde.

Para os outros compromissos, faça uma pesquisa das palavras que você ainda não conhece e aproveite para adicionar à lista. Pronto, você já começou seu dia praticando inglês!

2. Ouça músicas em inglês enquanto estiver no trânsito 

Agora que você já tem sua rotina toda descrita em inglês, chegou a hora de ir ao trabalho. E no trajeto entre a sua casa e a empresa, é possível continuar a praticar o idioma.

Enquanto estiver no trânsito, escute e estude uma música. Escolha aquela que você mais gosta. Enquanto você ouve, tente captar as palavras que são ditas. Depois, busque a letra original e experimente traduzi-las por conta própria.

Em seguida, verifique o que você acertou, ou não, com a sua tradução. Anote as novas palavras que você aprendeu. Se você estiver no seu carro, cante à vontade. Mas se estiver dentro de um ônibus ou táxi, evite a cantoria e faça isso em casa!

3. Procure praticar o idioma durante o expediente 

Você já chegou ao trabalho, e muita gente acha que o aprendizado de inglês nesse momento deve ser interrompido. Nada disso! Há muitas maneiras de praticar a língua inclusive durante o expediente. Quer ver?

Hoje em dia, muito do que a gente precisa para produzir um novo trabalho possui referências em inglês. Seja para produzir um texto, um layout ou um projeto, sempre existe algum livro ou manual de algum expert pertencente a um país de língua inglesa sobre o tema.

Quando receber uma tarefa, converse com seu superior para que ele indique referências em inglês. Assim, além de exercitar sua capacidade de tradução e ampliar seu vocabulário, você ainda tem a possibilidade de agregar algo novo e interessante ao seu trabalho.

Cresça em sua carreira profissional com a Fluenglish

Ainda nesse contexto, diga ao seu chefe que você gostaria de montar uma palestra em inglês. Muitas organizações querem expandir seus negócios para o mundo, e para isso, nada melhor que um funcionário que saiba apresentá-la em outro idioma.

Faça uma pesquisa sobre o assunto e monte um roteiro. Elabore um texto-base para não se esquecer das principais palavras e assuntos. Além disso, treine bastante, antes da palestra, aquelas palavras que você tem dificuldade de pronunciar. Esforce-se e faça uma ótima apresentação!

4. Aproveite os intervalos no trabalho para praticar inglês

Chegou a hora do café ou do almoço? Quer aproveitar para estudar inglês? Então vamos lá! Há muitas maneiras de fazer isso, por exemplo, você pode utilizar aplicativos para fazer lições curtinhas, mas que são relevantes para a evolução do seu aprendizado.

Busuu, Babbel, Duolingo são algumas das opções de aplicativos para estudar inglês que podem ser interessantes nesse caso. Eles contam com pequenas sessões que envolvem teste de vocabulário, exercício de escuta e também de pronúncia. Tudo bastante bem simples e rápido, afinal você não pode perder muito tempo.

5. Pratique inglês depois do trabalho

O expediente está acabando, mas ainda dá tempo de praticar. Que tal ir ao mercado, mas com a lista em inglês? Comece anotando os produtos que deverá comprar por sessão. Por exemplo, vegetables (vegetais), meats (carnes) e fruits (frutas).

Após a compra, convide aquele seu amigo, que já fala inglês, para fazer um happy hour na sua casa. Ele vai se animar com a ideia de poder matar a saudade de você, e de quebra, praticar inglês, que deve estar meio enferrujado.

Mas lembre-se de tentar falar o idioma o máximo possível. Não dá para praticar apenas duas ou três frases. É preciso estabelecer uma continuidade.

Caso estejam animados, também podem apostar em jogos. Existem muitos games no computador, no celular ou na TV que podem ser jogados em inglês. Mude as configurações do jogo para esse idioma e tente concorrer com o seu colega para ver quem se sai melhor.

6. Exercite um pouco mais, antes de dormir

Depois de muito aprendizado durante o dia, antes de dormir ainda sobra um tempinho para praticar inglês. Que tal mandar mensagens nesse idioma para contar aos amigos como foi o seu dia? Tente escrever o que aconteceu e quais palavras novas você aprendeu.

Aproveite também para fazer uma leitura em inglês antes de pegar no sono. A literatura inglesa está repleta de obras interessantes, que vão ampliar bastante o seu vocabulário, e ainda, estimular a sua imaginação.

Se quiser, pode ainda dar uma relaxada antes de dormir assistindo a um bom filme. Existem produções cinematográficas incríveis, que vão ajudar você a melhorar a pronúncia e a conhecer as principais frases para situações cotidianas. Coloque o filme na legenda em inglês e se divirta!

Essas foram algumas dicas para você praticar inglês no seu dia a dia. Colocando em prática essas atividades, você atingirá um bom nível de inglês em pouco tempo. Quando se sentir confiante, procure fazer certificações de fluência em inglês, dessa forma, você valida seus conhecimentos e ainda pode se destacar no âmbito profissional.

Gostou deste post e quer receber mais dicas sobre o aprendizado de inglês? Então assine agora mesmo nossa newsletter e receba as nossas novidades aí na sua caixa de entrada!

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pop Up Image

JUNTE-SE A MAIS DE 229.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.X