Dicas

7 filmes incríveis para aprender inglês mais rápido

Há muitas formas e métodos para aprender inglês que vão além das tradicionais aulas presenciais em escolas de idiomas. Uma ótima alternativa para isso, por exemplo, é assistir a filmes interessantes com o áudio original.

Você pode fazer um verdadeiro exercício de paciência se ele for sinônimo de entretenimento e apresentar resultados positivos para os seus estudos. Comece assistindo a um dos seus filmes favoritos com áudio original em inglês e legendas em português. Preste atenção à trama, atentando-se para cada pronúncia e entonação.

Quando se sentir mais confortável, aumente o grau de dificuldade e confira alguma película de sucesso com áudio e legendas em inglês. Com o passar do tempo, desafie-se a chegar ao nível de conseguir assistir a algum sucesso das telonas com áudio em inglês e sem nenhuma legenda.

Quer saber mais sobre como utilizar o cinema para estudar inglês? Continue a leitura e descubra também sugestões de filmes para você começar!

O cinema como ferramenta de estudo

Aprender se divertindo é uma possibilidade de treinar sem perceber suas habilidades de escuta, observar diversas pronúncias e sotaques e, além disso, ampliar o vocabulário. Por isso, você pode optar por atividades que complementem os seus estudos. Basta escolher a alternativa que mais combina com o seu estilo e a sua rotina.

A oportunidade de estudar assistindo a filmes pode ser complementada com conversas sobre o título com amigos estrangeiros (por e-mail, Whatsapp ou Skype, por exemplo), ler em inglês os livros que deram origem às películas, ouvir a trilha do filme acompanhando as letras, ler críticas escritas por nativos, entre outras opções.

Afinal, há a imensa vantagem de uma parcela gigantesca dos filmes lançados a cada ano terem o inglês como idioma original. Por isso, a lista de títulos é grande e inclui excelentes e variadas obras!

Assimilar como se pronuncia cada termo, qual a entonação e os significados dos vocábulos da forma mais real possível (não como dito nos áudios e diálogos artificiais utilizados em sala de aula, por exemplo) é um exercício ótimo para o cérebro.

Com o tempo, quando você menos esperar, estará reproduzindo os nativos de forma natural e eficiente. Estude sem deixar o lazer de lado! Abaixo, confira 7 filmes incríveis para aprender inglês mais rápido e com diversão. Vamos lá?

1. Moulin Rouge!

Antes de conferir este ou algum outro musical, tenha em mãos as letras das músicas e acompanhe as cenas cantando junto, sem medo, em inglês.

Em Moulin Rouge!, o romance proibido entre um jovem poeta inglês e uma cortesã de Paris vai inspirar você a aprender ainda mais. Afinal, a linguagem musical desse tipo de filme apresenta diversas vantagens para o estudante de inglês:

  • ajuda a apurar os ouvidos;
  • desenvolve a habilidade da fala ao repetir os versos; melhorando a fluência;
  • permite a interpretação e uma melhor compreensão da estrutura das frases, expressões e palavras novas.

2. A Bela e a Fera

Os títulos infantis são ótimos para estudar os níveis iniciais de qualquer idioma, por serem feitos especialmente para as crianças. Além disso, as histórias muito bem contadas agradam os gostos e prendem a atenção de pessoas de todas as faixas etárias.

A Bela e a Fera, assim como muitos filmes de animação, possui uma linguagem menos complexa, com pronúncia clara e vocabulário simples. A obra da Disney faz uma releitura do clássico conto de Jeanne-Marie Le Prince de Beaumont e, quando você menos perceber, estará se emocionando em inglês.

Cresça em sua carreira profissional com a Fluenglish

3. Forrest Gump

Um dos mais premiados filmes do cinema também é conhecido por seu protagonista, Forrest, personagem simples vivido por Tom Hanks. Ele fala pausadamente, com um sotaque bem peculiar do Alabama e, durante as cenas, pronuncia as palavras com muita clareza. Ótimo para quem tem dificuldade de compreender entonações!

Pouco complexo, o enredo também é facilmente compreensível. Forrest Gump é um clássico do cinema estadunidense e um dos melhores para aprender o inglês americano. Se puder, leia o livro no original e compare a película com a obra escrita!

4. A Casa do Lago

Que tal exercitar como deve ser feita a troca de correspondências em inglês? A Casa do Lago é ideal para aprofundar seu conhecimento do vocabulário romântico e assimilar melhor a linguagem escrita.

Keanu Reeves e Sandra Bullock interpretam dois personagens apaixonados, em tempos distintos e com um ônibus como plano de fundo. Eles trocam cartas e nos presenteiam com esse verdadeiro exercício para uma bela redação.

5. My Fair Lady

Além de ser um clássico, a película traz a possibilidade de treinar a pronúncia das palavras com um especialista em fonética: o personagem Henry Higgins, vivido por Rex Harrison.

Ele auxilia a florista Eliza Doolittle (Audrey Hepburn) a melhorar o seu inglês e falar como uma verdadeira dama britânica, com o sotaque mais adequado possível e um vocabulário refinado. Divertido, o filme é uma grande possibilidade para você praticar e repetir as palavras do jeito que são explicadas e apresentadas por Higgins.

6. Pulp Fiction: Tempo de Violência

Assistir a Pulp Fiction é uma forma divertida de aprender expressões pouco convencionais, grosserias e aforismos. Conheça as frases mais memoráveis de Tarantino, que construiu um universo cinematográfico à parte, e decore-as.

Repita frases curtas e anote as palavras que não conhece para, depois, procurá-las em um bom dicionário. Essa superprodução cinematográfica também vai ajudar você a melhorar o listening.

7. O Poderoso Chefão

Esta é uma das principais obras do cinema mundial. A trilogia de Francis Ford Coppola é um clássico que ganhou muitas estatuetas e que requer tempo de seus espectadores, pois cada filme tem duração de 3 horas.

Apesar de conter diálogos densos, eles são lentos, o que auxilia a sua compreensão total. Assim, mesmo com o sotaque carregado e até pesado dos protagonistas, as falas são de fácil entendimento, possibilitando que você não perca nenhum detalhe.

Assistir a filmes com o áudio original com legendas em inglês, ou até mesmo sem legendas, é um desafio que fortalece o ensino e aumenta o entendimento oral da língua ao mesmo tempo em que entretém.

Afinal, a prática contribui para melhorar a pronúncia, aumentar a memorização e enriquecer o vocabulário. Ao estudar o idioma por meio desse recurso, não se preocupe em entender 100% das palavras, mas foque em compreender o contexto da história.

E então, gostou das nossas sugestões de filmes para estudar inglês? Já assistiu a algum deles com o áudio original? Tem outras sugestões de títulos para o aprendizado? Deixe seu comentário, conte tudo pra gente e enriqueça a discussão!

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pop Up Image

JUNTE-SE A MAIS DE 229.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.X