Recursos Humanos

Como o teste de proficiência online otimiza o trabalho do setor de RH?

rh

Foi-se o tempo em que o inglês era algo a ser considerado especial no currículo e passou a ser um pré-requisito para diversos cargos e posições. Porém, para que o candidato selecionado tenha o nível de inglês esperado pela empresa, é preciso que os testes aplicados sejam adequados e interpretados da maneira correta, a fim de certificar a proficiência do candidato no idioma.

Confira neste artigo, como a aplicação de testes de proficiência on-line podem contribuir para a otimização dos processos do departamento de recursos humanos.

Vantagens da utilização de um teste de proficiência on-line

A realização de testes de proficiência online no processo seletivo, proporciona muitas vantagens para o setor de recursos humanos. Mas vamos citar as duas mais importantes:

Redução de gastos

Realizando o teste de proficiência em inglês online, o departamento de RH terá uma grande redução de custos. Toda a equipe que seria responsável pela aplicação dos testes nos candidatos poderá dedicar esse tempo para atividades específicas para a sua função.

Além disso, todo o processo de seleção será feito de forma muito mais assertiva. Isso porque, com a aplicação de um teste de qualidade e com uma análise profissional, você poderá garantir que os colaboradores contratados nesse processo seletivo, serão realmente qualificados e com proficiência em inglês certificada.

Redução da taxa turnover

O que é taxa turnover

O turnover é a taxa de rotatividade de funcionários, que mede o número de funcionários que saem de uma organização durante um período de tempo especificado (normalmente um ano).

Enquanto uma organização geralmente mede o número total de funcionários que saem, a rotatividade também pode se aplicar a subcategorias dentro de uma organização, como departamentos individuais ou grupos demográficos.

Toda empresa tem uma taxa de rotatividade, o que é saudável até certo ponto. Porém, altas taxas indicam problemas: podendo ser uma má administração, falta de infraestrutura, remuneração abaixo da média e possível baixa motivação profissional.

Assim, uma empresa eficiente precisa ficar atenta e aplicar mecanismos que avaliem os impactos de determinadas ações no negócio para identificar o que funciona ou não na rotina de trabalho.

Como os teste de proficiência diminuem a taxa turnover?

Com os testes de proficiência um gestor garante que o candidato que está sendo testado tem o perfil ideal para a vaga desejada.

Um teste de proficiência vai testar a habilidade do candidato em todos os níveis necessários: escrita, conversação, escuta e fala. O resultado do teste será um panorama geral sobre a fluência do candidato, sobre em quais pontos ele precisa melhorar e se está apto ou não a vaga.

Justamente ao teste, o RH com sua avaliação de perfil comportamental poderá ter um relatório muito mais completo e detalhado sobre o possível novo membro da equipe. O teste de proficiência é uma economia de tempo e ganho e eficiência na seleção.

Cresça em sua carreira profissional com a Fluenglish

Mas é possível calcular quanto minha empresa perde com uma contratação equivocada?

A resposta é sim.

A seleção de um colaborador é um processo estratégico para as empresas. A contratação de um talento que se enquadre ao time traz enormes benefícios. Porém a contratação errada gera grandes perdas. Você já parou para pensar em quanto custa uma contratação errada?

O primeiro elemento que devemos levar em conta é o custo do processo seletivo. Para isso precisamos calcular quantas horas o RH utiliza para fazer recrutamento e seleção para aquele tipo de vagas. Calcule as horas com anuncio de vaga, triagem de currículo, dinâmicas, testes e entrevistas individuais. Leve em conta que muitos processos envolvem outras pessoas da empresa, estas horas também devem ser contabilizadas. Acrescente ainda itens que podem ser necessários ao processo seletivo como anúncios pagos, materiais gráficos ou aluguel de sala.

Em segundo lugar deve ser calculado o custo do treinamento que o colaborador recebeu. Foi despendido tempo de outros colaboradores para ensiná-lo? Ele recebeu cursos específicos? Todos estes itens devem ser calculados.

Qual ferramenta pode ser utilizada para facilitar os cálculos

Para ajudar você a realizar os cálculos de uma contratação equivocada, quero te apresentar uma dica.

Clique aqui e conheça a calculadora de contratação Fluenglish.

Com a calculadora você vai saber exatamente quanto custa (e quanto custou) uma contratação equivocada. Além disso, você vai saber qual medida deveria tomar para economizar os custos e tornar sua seleção mais eficiente. 

Quais os problemas que uma avaliação incorreta de fluência pode acarretar?

Não é incomum que candidatos exagerem ou supervalorizem a sua fluência em inglês em seus currículos, seja por necessidade, desejo em obter a vaga ou até mesmo por se autoavaliar de forma incorreta. Nem sempre isso acontece por má-fé do candidato, mas por uma falta de avaliação adequada.

Essa informação incorreta pode trazer problemas para a empresa, caso essa fluência não seja devidamente testada antes da contratação. Imagine investir na contratação de um funcionário que possua proficiência em inglês para realizar contato com outras pessoas no idioma, e se ver com um colaborador que não consegue se comunicar adequadamente, e acabar com negociações ou vendas frustradas por conta disso?

Por que contratar uma empresa especializada?

Para evitar a contratação de um funcionário que não seja adequado e não possua o perfil adequado para as necessidades da sua empresa, uma consultoria externa pode ser uma grande aliada. Você poderá contar com toda a expertise que uma empresa especializada no ramo pode proporcionar.

Uma consultoria externa terá os melhores testes, as técnicas específicas para conduzi-los e a experiência necessária para avaliá-los. Conhecer o nível de inglês dos candidatos vai muito além de realizar um bate papo no idioma, é preciso verificar a capacidade de comunicação em diversas situações.

Para implementar em sua empresa um teste de proficiência em inglês, é preciso buscar uma consultoria com experiência de mercado e que possa realizar uma análise precisa da capacidade de cada candidato, de forma objetiva e com profissionalismo.

Se a sua empresa gostaria de garantir que o profissional contratado terá a fluência necessária para realizar todas as atividades inerentes ao cargo, invista em uma consultoria especializada para aplicar e analisar esses testes.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pop Up Image

JUNTE-SE A MAIS DE 229.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.X