Dicas

Admissão Digital: como a tecnologia pode otimizar o RH

recursos-humanos
Escrito por Fluenglish

Nos dias atuais, todos precisamos otimizar cada vez mais o nosso tempo, evitando idas e vindas, telefonemas e trocas de e-mails de forma desnecessária.

Após um processo seletivo, entrevistas e, finalmente, escolher o candidato ideal, a última parte desse processo é pedir a documentação do novo funcionário em questão.

Ter um processo de admissão digital agiliza e facilita a vida, tanto do contratante, quanto do contratado, deixando os profissionais de recursos humanos com menos quantidade de papéis empilhados na mesa.

O que é Admissão Digital?

Em linhas gerais, é permitir que os funcionários enviem, de forma online, os documentos necessários para admissão, seguindo as normas da CLT, sem precisar se deslocar várias vezes para e nova empresa.

Existem softwares de RH que auxiliam nesse tipo de processo, que já pedem os documentos necessários para envio e otimizam o tempo de todos, inclusive para corrigir possíveis erros que possam acontecer.

Toda essa documentação fica armazenada na nuvem, diminuindo muito a quantidade necessária de papéis.

Algumas burocracias ainda precisam estar fisicamente na empresa, como atestados médicos, por exemplo.

Auxílio no trabalho do RH

Agora que sabemos o que a admissão digital significa, podemos explicar como isso melhora a qualidade do trabalho dos profissionais de recursos humanos das empresas.

Por ser um trabalho burocrático, mas necessário por causa das normas da CLT, já é possível deixar parte dessas tarefas com as máquinas, deixando todos focados em coisas urgentes para o dia, ou para projetos futuros.

A digitalização também auxilia muito quem está entrando, já que esquecer um ou outro documento, após pegar tantos outros, acontece.

Dessa forma, o novo contratado poupa o tempo de todos, inclusive o dele, já que ele estará em casa para correr atrás do que está faltando, até mesmo fora do horário comercial, se for necessário.

Forma prática e fácil de contratar

Com tudo isso explicado, concluir um complexo processo seletivo se torna mais simples do que um dia já foi.

Deixando parte do trabalho de documentos com as máquinas, os gestores podem se preocupar mais com o que realmente importa: seus colaboradores.

Dessa forma, o peso de efetivar a contratação fica mais para quem está entrando, aliviando a carga do RH, já que o responsável e maior interessado que tudo esteja correto vai enviar tudo conforme pedido. Com todo esse processo sendo digitalizado e otimizado, os custos para realizá-lo também diminuem, facilitando também na organização interna.

Com a assinatura digital, os procedimentos de enviar e receber documentos não necessitam da presença física constante de ambos os lados, deixando esse encontro apenas para os momentos mais necessários e importantes.

Assim, podemos concluir que, uma vez que a tecnologia avança a cada dia, facilitando e melhorando todas as áreas de uma empresa, com a de Recursos Humanos não poderia ser diferente.

Tarefas burocráticas e repetitivas, como a admissão, podem ser deixadas para softwares realizarem, pelo menos parte delas. Com isso, a qualidade do trabalho de quem deve lidar e se preocupar com pessoas destina-se mais a pensar no capital humano do que com papéis.

Quer saber mais?

Quer entender mais sobre como realizar um processo seletivo à distância? Veja algumas dicas em nosso blog!

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer saber mais sobre as novidades em RH?Inscreva-se em nossa newsletter