Inglês Corporativo

Business English: 5 passos para aprimorar seu vocabulário

business-english
Escrito por Fluenglish

Não há mais dúvida que o conhecimento em Business English é fundamental para que os profissionais alcancem as melhores vagas em grandes empresas. As equipes nas empresas estão cada vez mais diversas, não só no quesito de conhecimento, mas também cultural. É bastante comum que multinacionais trabalhem em conjunto com equipes de vários lugares do mundo e o Business English é a língua que permite a comunicação de diversos países em prol de um objetivo corporativo.

Conheça 5 provas de que você não crescerá na carreira sem o conhecimento na língua inglesa.

Se você está buscando alternativas de utilizar essa época de pandemia para se especializar e aprimorar o seu vocabulário do Business English, veja alguns passos para tornar essa tarefa possível:

Fazer testes de proficiência em Business English

Um currículo ganha mais valor quando se tem registrado um teste de proficiência em uma língua estrangeira. Além de provar o conhecimento, também atesta a atualização deste profissional perante a esse conhecimento.

A grande vantagem, neste momento, é que seu currículo consegue se destacar entre os muitos que passam pelos olhos dos recrutadores diariamente. A falha de comunicação é um grande problema corporativo e adicionar isso a uma deficiência linguística é um problema que nenhuma empresa gostaria de enfrentar.

É possível realizar testes de proficiência em Business English de forma totalmente online e conquistar uma certificação que utiliza uma métrica internacional. O teste avalia os níveis de conhecimento na escuta, leitura, fala e escrita.

Se, por um acaso, você fizer o teste de proficiência e não tiver um resultado satisfatório, o relatório de desempenho lhe indicará quais são os pontos de aprimoramento que você pode investir. O primeiro passo é você estabelecer um planejamento de estudo, incluindo metas e estudando todos os dias um pouco sobre a área em deficiência no momento.

Busque conteúdo online

Se você já sabe em qual área necessita de mais estudos (escuta, leitura, fala ou escrita), utilizar os recursos e conteúdos gratuitos que a internet oferece é uma ótima forma de aprimorar o seu vocabulário e habilidades quando o assunto é Business English. Busque vídeos do TEDx, vídeos no YouTube, podcasts sobre o mercado em que você atua.

Se você ainda está bem no começo do seu aprendizado, sugerimos começar a estudar os jargões corporativos. Alguns exemplos: budget, meeting, compliance, facility e até as siglas, CEO, B2B, B2C, etc. O conhecimento de inglês para negócios é bastante amplo e você deve sempre estar focado na área em que você atua. Por exemplo, o vocabulário de um advogado será bastante diferente de um gerente de marketing de uma empresa.

Leia textos em voz alta e grave

A leitura ajuda a aprimorar a fala e a pronúncia das palavras. Busque por um assunto do seu interesse, mas que tenha um vocabulário voltado para os negócios. É bastante comum você estranhar a sua própria voz gravada no início. Mas, acredite que essa tarefa traz muitos aprimoramentos.

Poder ouvir a sua voz pronunciando as palavras em inglês faz você perder vícios de pronúncia e pontos de melhora.

Assista a filmes e séries

Não é só porque você quer estudar Business English que não pode utilizar filmes e séries para aprender mais vocabulário. A nossa dica é você assistir com a fala e as legendas em inglês. Pare e repita palavras ou frases novas, faça anotações.

Conheça algumas sugestões de filme: Wall Street, Amor sem escalas, A grande aposta, A Rede Social, Capitalismo: uma história de amor, Fome de Poder.

Conheça algumas sugestões de séries: Suits, House of Cards, Designated Survivor.

Utilize plugins e ferramentas digitais 

De escrever e-mails a criar o post perfeito para um blog sobre viagens, a gramática é muito importante se você pretende manter a credibilidade no mundo dos negócios. 

Quando você vai se comunicar com uma empresa para a realização de um negócio ou quando vai enviar um currículo para um processo seletivo, é importante garantir uma linguagem sucinta, clara e livre de erros gramaticais.

Para realizar o chamado double check na gramática, você pode utilizar o Grammarly. O Grammarly não só é uma das mais populares e melhores ferramentas de correção gramatical, como também oferece algumas integrações excelentes para aqueles que trabalham com WordPress e demais programas de texto online. Para utilizar o Grammarly é muito fácil, basta instalar a extensão no google.

Outras opções interessantes são o Hemingway App, que além de correções gramaticais faz sugestões em seu texto, e Ginger Software, que possui funções similares ao Grammarly e o Hemingway App, mas é uma extensão paga.

Quer saber mais?

Você sabia que há muitos mitos no aprendizado de inglês? Nós os desvendamos para você! Faça o download do nosso material e tenha acesso a esse conteúdo.

Sobre o autor

Fluenglish

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer saber mais sobre as novidades em RH?Inscreva-se em nossa newsletter