Dicas

Como aprimorar o processo seletivo da minha empresa? Aprenda 5 dicas

recrutamento e seleção

Uma equipe de qualidade é fundamental para uma boa performance da empresa no mercado. Além de manter um time com um alto desempenho, isso evita a rotatividade, que gera muitos custos com a saída e contratações de novos talentos.

É preciso potencializar o recrutamento e seleção no intuito de encontrar profissionais de excelência para atuar na empresa.

Esse texto tem o objetivo de mostrar estratégias para melhorar o processo de contratação do seu negócio.

Vamos lá?

Defina o perfil do colaborador ideal para sua empresa


O primeiro passo a ser tomado antes de iniciar o processo de recrutamento é definir o perfil do colaborador desejado. Para isso, basta responder algumas perguntas como: Quais são as funções a serem exercidas na vaga em aberto?

Que características e qual formação profissional o colaborador deve ter para exercê-las?

Sabendo de antemão que tipo de pessoa você está querendo contratar, fica mais fácil direcionar a sua busca para encontrar o profissional ideal para preencher aquela vaga.

Dessa forma, os próprios candidatos poderão saber o que é esperado deles e analisar se têm interesse ou condições de participar da seleção.

Recrutamento online: use as redes sociais

As redes sociais não servem apenas para que as empresas conheçam mais os seus candidatos, mas também facilita o processo de recrutamento e seleção.

Por meio delas, é possível encontrar candidatos mais próximos do perfil procurado.

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A empresa deixa de ser passiva, apenas recebendo currículos, e passa a buscar candidatos qualificados para o seu quadro.

Envolva o superior imediato nas entrevistas


Não deixe de envolver o superior imediato da vaga em aberto no processo de seleção, pois ele é uma peça-chave para uma contratação bem-sucedida.

Quando isso é deixado de lado, todo o recrutamento pode ser falido.

O motivo é que o superior imediato consegue avaliar com mais eficiência a aderência do candidato à equipe de trabalho.

Lembre-se de que, além de conhecimentos e habilidades, um candidato deve ter aderência ao grupo no qual trabalhará.

Busque profissionais com valores comuns aos da empresa


Estar em sintonia com a cultura da empresa é fundamental para que o colaborador trabalhe com qualidade e esteja engajado com as atividades.

Os profissionais de RH devem conhecer bem os valores da organização, para procurar profissionais que se adaptem bem a eles.

Um colaborador insatisfeito com a postura da empresa se desliga facilmente, assim que surge a primeira oportunidade. Além disso, desacordos desse tipo podem ocasionar conflitos na corporação.

Explore as novas tecnologias


O sucesso do processo de recrutamento está muito ligado com a qualidade do seu banco de currículos e fonte de candidatos. Para isso, disponibilizar as vagas em canais com grande visibilidade é um ponto chave no processo.

Um fato que não temos como discordar é que hoje as pessoas, e seus melhores candidatos, passam grande parte do tempo na internet.

Especialmente em redes sociais. Por isso, lá deve ser um dos seus canais de comunicação. LinkedIn e Facebook  são redes obrigatórias para divulgar as suas vagas.

Além da importância dos sistemas de gestão de recrutamento onde você consegue controlar o workflow dos seus processos seletivos e manter um banco de candidatos atualizado e sempre disponível para participar de novos processos

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