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Outdoor, comerciais ou via WhatsApp: entenda as novas formas de recrutamento

Novas formas de recrumetamento
Escrito por Fluenglish

Novas formas de recrutamento sempre estarão em pauta nos setores de Recursos Humanos. Isto porque as empresas inteligentes sabem que são tão boas quanto seus melhores talentos, e priorizarão a busca do melhor dos melhores onde eles estiverem.

A utilização da tecnologia aliada à criatividade tem colaborado para a diminuição de tempo e custos nos processos de recrutamento e seleção, ajudando as empresas a encontrarem os perfis mais adequados para as oportunidades em aberto.

Se você quer saber como utilizar a tecnologia e formas criativas para encontrar os melhores talentos, confira essas 7 dicas sobre novas formas de recrutamento que separamos para você!

1. Busque pelo seu candidato na internet

O Recrutamento pela internet, ou eRecruiting, é uma solução muito mais econômica e rápida para captar talentos. Neste processo é utilizado todos os veículos web, como redes sociais e anúncios em sites especializados, para se chegar até os candidatos potenciais.

No eRecruiting, a seleção será muito mais eficaz, uma vez que é possível fazer uma avaliação prévia dos candidatos antes mesmo de uma entrevista presencial. A triagem é um dos pontos altos do eRecruiting, pois os candidatos mais capacitados serão escolhidos a partir de de descrições específicas dos cargos, dispensando-se aqueles que não se enquadram na função.

Nos recursos disponibilizados via web, os algoritmos podem combinar vagas e candidatos com base no comportamento dos usuários em tempo real, identificando as vagas buscadas pelos candidatos, e até mesmo quando se candidatam a oportunidades de crescimento profissional, compilando informações por meio do que visualizam e interagem na web. Neste cenário, o Linkedin é um dos maiores protagonistas do eRecruiting.

2. Capriche no anúncio

Um anúncio criativo com apelos estrategicamente posicionados pode ser suficiente para encontrar os talentos certos, simplesmente porque os candidatos podem ter se identificado com o conteúdo dos seus anúncios.

As mídias sociais também são importantes, não apenas para deixar a organização mais conhecida e promover a imagem dela, mas também como um meio eficaz para iniciar o recrutamento dos futuros funcionários. Assim, uma boa presença no off-line e on-line não é mais um luxo, e sim uma necessidade.

3. Aposte nos comerciais

Uma forma eficiente de atrair jovens talentos é fazer anúncios nos cinemas, por meio dos previews. Você consegue isso fazendo um vídeo que pode contar com a ajuda dos talentos da sua organização para humanizar o conteúdo. Após finalizado o vídeo, entre em contato direto com as empresas exibidoras da sua área geográfica de interesse para veicular este anúncio.

A recrutadora Amy Rees Anderson, em entrevista à revista Forbes, relata que ela sempre precisou recrutar de forma rápida e eficiente, e teve a ideia de anunciar nos previews de alguns filmes.

“Eu não queria gastar muito dinheiro com os vídeos, então eu decidi que, em vez de contratar um estúdio profissional, eu contaria com a ajuda dos meus atuais funcionários e pedi a eles para se envolverem. Pedimos aos funcionários que criassem seu próprio vídeo de 6 segundos em casa, executando seus talentos mais tolos. Disse a eles para ser tão bobos e aleatórios quanto possível. Então eu tive conteúdo para criar um slide de introdução para o vídeo que mostrou nosso logotipo e, em seguida, piscou as palavras ‘Apresentando o Talento Elite’, nome de nossa empresa”, relata.

A recrutadora ainda afirma que a experiência contribuiu para a divulgação da marca da empresa. “Acabamos com vários comerciais que eram absolutamente hilariantes e divertidos, mas deixou as pessoas coçando a cabeça, pensando: ‘O que diabos essa empresa faz?’. Essa curiosidade então os levou a saltar em seus dispositivos móveis e conferir nosso site de recrutamento. Foi perfeito!”, avalia.

4. Conte com a ajuda de outdoors

Se o foco da sua empresa é local, uma boa estratégia para recrutar os talentos certos é usar outdoors.

Para este tipo de mídia, privilegie imagens divertidas e cativantes para chamar a atenção das pessoas. Também é importante ter uma mensagem curta e fazer o endereço da web fácil de lembrar para que seja facilmente recordado quando as pessoas forem procurar o endereço web da empresa para se candidatar.

Aposte em uma comunicação mais limpa e objetiva. Pense com a cabeça do candidato que quer atrair para captar os melhores talentos.

5. Recrutamento via WhatsApp

Na era da tecnologia, o recrutamento deixou de ser presencial e passou a ser à distância em decorrência do ganho de agilidade, redução de custos e desgastes desnecessários. O WhatsApp, portanto, acabou se tornando uma forma inovadora para manter contato com potenciais candidatos.

Por causa da necessidade das empresas estarem cada vez mais próximas dos candidatos, o contato por WhatsApp acabou se tornando uma solução rápida e econômica. Atente-se, no entanto, à formalidade: utilizar um aplicativo de celular para recrutar não quer dizer desleixo na comunicação com os candidatos.

6. Invista no crowdsourcing

À medida em que a tecnologia continua a evoluir, ela desempenha um papel cada vez mais importante na forma como as empresas abordam a procura de talentos e o processo de contratação.

As plataformas de crowdsourcing têm tido um crescimento forte nos últimos anos, ainda que no Brasil seja ainda pouco conhecido, principalmente na área de Recursos Humanos. Funciona assim: as empresas divulgam as oportunidades em aberto numa plataforma à qual todas os candidatos e empresas têm acesso, e podem referenciar candidatos com enquadramento no perfil, recebendo em troca uma recompensa caso o candidato sugerido por aquela pessoa ou empresa seja o admitido para a posição em aberto.

7. Faça perguntas criativas aos candidatos

Fazer perguntas criativas, das quais os candidatos não têm uma resposta pronta, também é uma forma eficiente de se recrutar os melhores talentos. Dessa maneira, é possível ver a desenvoltura, criatividade, atitude e até mesmo como o candidato se posiciona em situações inesperadas.

A empresa Google, por exemplo, já perguntou aos seus candidatos “Quantas vacas existem no Canadá?”. Já a Dell, foi mais reflexiva e perguntou aos candidatos “Quais músicas descrevem sua ética no trabalho?”

Use a criatividade para extrair as melhores respostas e avaliar como o candidato se comporta com o inesperado.

Por fim, tenha em mente que recrutar os melhores talentos exige empenho, muita pesquisa e uma rede de relacionamentos forte para que se possa estar sempre atualizado e em contato com pessoas das mais diversas áreas.

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