Carreira

Trabalho híbrido passa a ser tendência nas empresas

Trabalho

Sem dúvida, a pandemia de Covid-19 transformou o mercado corporativo. Agora, muitas empresas estão adotando o modelo de trabalho híbrido, mais flexível, onde o colaborador pode trabalhar parte do tempo remoto e parte presencial.

Mas, por que as empresas estão aderindo ao trabalho híbrido? Quais oportunidades e desafios desse modelo? Como a sua empresa pode aderir a essa tendência? Confira a seguir!

Por que o trabalho híbrido passou a ser tendência nas empresas?

No começo da pandemia de Covid-19 no Brasil, a maioria das empresas precisou aderir ao modelo de trabalho remoto. Embora essa transformação tenha ocorrido bruscamente, ela trouxe muitos benefícios para as empresas, desde o aumento da produtividade até a economia de recursos.

Contudo, o trabalho 100% remoto trouxe alguns desafios. Por exemplo, segundo uma pesquisa do Runrun.it, 43% das pessoas entrevistadas sentiam dificuldade para se desconectar no fim do expediente, o que afetava diretamente sua saúde mental e a satisfação com o trabalho.

Mesmo assim, segundo uma pesquisa divulgada pela Microsoft, mais de 70% dos profissionais querem continuar trabalhando remotamente. Ao mesmo tempo, o estudo mostrou que 65% dos profissionais querem voltar a trabalhar no escritório. Ou seja, algumas pessoas desejam trabalhar tanto remotamente como presencialmente.

Isso acontece porque, no geral, o trabalho híbrido é vantajoso para o colaborador. Por exemplo, ele pode planejar melhor suas atividades e gastar menos tempo durante a semana para chegar ao serviço. Por outro lado, a empresa também ganha com o trabalho híbrido, pois pode aumentar a diversidade entre os colaboradores e economizar recursos.

Ou seja, o trabalho híbrido é uma tendência porque traz benefícios para os colaboradores e para a empresa. Porém, ele também tem seus desafios.

Desafios e oportunidades do trabalho híbrido

Atualmente, o maior desafio do trabalho híbrido é a comunicação. De acordo com a pesquisa da CoSo Cloud, mais da metade dos colaboradores remotos se sentem desconectados dos seus colegas in loco. Por isso, a cultura de comunicação da empresa precisa ser omnicanal para que colaboradores presenciais e remotos recebam as mesmas informações, se mantenham conectados e motivados.

Cresça em sua carreira profissional com a Fluenglish

Entretanto, quando bem gerenciado, o trabalho híbrido pode aumentar a produtividade. Afinal, a flexibilidade permite que o colaborador use melhor o seu tempo, trabalhando em horários que ele se sente mais feliz e descansado, por exemplo.

Outra vantagem do trabalho híbrido é a satisfação dos funcionários. Segundo o estudo da SurveyMonkey, 65% dos profissionais afirmam que esse é o modelo que eles consideram ideal. Isso acontece porque o modelo híbrido cria um ambiente profissional fora de casa e promove a socialização entre colegas, evitando distrações e o sentimento de solidão do trabalho 100% remoto.

Em contrapartida, o trabalho híbrido também cria a oportunidade de redução de custos. Com menor nível de ocupação menor é possível diminuir algumas despesas comerciais, como aluguel, material de escritório e equipamentos.

No geral, o trabalho híbrido parece ser muito vantajoso. Então, como você pode aplicá-lo em sua empresa?

Estratégias de integração no trabalho híbrido

O primeiro passo para implantação do trabalho híbrido é uma boa gestão de tempo. Com a ajuda dos colaboradores, defina uma escala de trabalho presencial e remota que seja equilibrada e benéfica para todos. Esse cuidado vai minimizar os riscos de conflitos internos e evitar a queda de produtividade e o aumento do turnover no futuro.

Em seguida, é necessário garantir que a comunicação entre os colaboradores remotos e presenciais ocorra de forma clara e fluida para que todos tenham acesso às informações necessárias. Nesse sentido, a tecnologia é uma grande aliada. Os sistemas de armazenamento em nuvem, por exemplo, ajudam a promover o acesso às informações a todos colaboradores.

O sucesso do trabalho híbrido também depende da motivação dos colaboradores. Para isso, é necessário ter um programa eficiente de promoção e reconhecimento baseado em resultados, não nos esforços percebidos. A longo prazo esse recurso vai favorecer a retenção de talentos e a manutenção de capital intelectual da empresa.

Conclusão

Como vimos, o trabalho híbrido traz benefícios reais aos colaboradores e para a empresa. Mas para isso ele precisa ser bem planejado. Com um bom gerenciamento, esse novo modelo pode aumentar a produtividade e o lucro da empresa ao mesmo tempo que melhora a satisfação dos colaboradores.

Já pensou em como sua empresa pode se beneficiar de implementar planos de carreira? Baixe o e-book “O guia definitivo para montar planos de carreira na empresa” e descubra como!

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pop Up Image

JUNTE-SE A MAIS DE 229.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.X