Dicas

Por que uma empresa de headhunter vai transformar sua seleção de candidatos

headhunter
Escrito por Fluenglish

Todo profissional de Recursos Humanos, que atua com recrutamento e seleção, sabe que encontrar candidatos ideais não é uma das tarefas mais fáceis. Principalmente, quando são cargos de alta gestão que exigem níveis de especialização profissionais bem elevados. É, justamente, aí que o conceito sobre o que é hunting em RH, entra em ação.

A solução para tornar esse processo mais eficaz e assertivo pode ser a contratação de uma consultoria especializada em headhunting de profissionais do mercado digital.

No texto de hoje vamos falar tudo o que você precisa saber sobre uma empresa de headhunter. Vamos lá?

O que é um headhunter?

Um headhunter pode ser um indivíduo autônomo, ter contratos temporários, ser um prestador de serviço ou ser funcionário integral de uma empresa. O mais comum é ter esse termo associado a empresas que buscam candidatos qualificados e que encaixam perfeitamente em uma vaga específica.

Independentemente da maneira como atue, sua meta principal é preencher as vagas abertas dentro das empresas, encaixando nestas as pessoas mais competentes que existem no mercado. Ou trazer pessoas com know-how para empresas que ainda nem sabem que precisam delas.

Headhunter é o intermediário entre o cliente e o candidato ao emprego. Suas responsabilidades estão centradas em identificar os melhores candidatos existentes no mercado, analisando criteriosamente o perfil desses profissionais e escolhendo o mais apto ao trabalho.

Como um headhunter trabalha?

Funciona assim: a empresa cliente que procura candidatos explica para o headhunter o que precisa e quais as competências e habilidades necessárias para certa vaga.

A partir daí, cabe à contratada encontrar a pessoa certa, que depois é encaminhada para uma série de entrevistas e avaliações internas. Se nenhum dos candidatos der certo, é preciso continuar procurando e passar por todo o processo novamente.

O primeiro passo é conhecer o perfil da vaga e os seus critérios de preenchimento.

Considere as características mais importantes que o profissional deve ter para ocupar esse cargo.

Em um segundo momento, com um plano de ação estabelecido, é realizada a abordagem dos candidatos para conhecer quais são as suas reais competências e atuais situações no mercado. Assim, a elaboração da proposta pode ser feita com mais precisão e assertividade.

Feita uma análise dos profissionais considerados, uma lista com as opções mais adequadas deve ser apresentada para os gestores. Os pontos fortes e os pontos fracos de um profissional devem ser bem detalhados, considerando as necessidades da vaga em questão.

Perguntas como: no que o candidato é fantástico? Tem inteligência emocional, que é algo vital para comandar uma empresa? É capaz de refletir e aprender com as situações? Tem uma trajetória coerente? Esse são questionamentos comuns de serem realizados na busca do fit perfeito para as vagas.

Por que uma empresa de headhunter é importante para o seu negócio?

Os custos envolvidos em uma contratação errada são imensos e extremamente prejudiciais ao seu negócio. Custos excessivos com turnover,  ou rotatividade de funcionários, é um problema sério. Além de gastos com:

  • processos seletivos;
  • treinamento e capacitação de funcionários;
  • integração e despesas da própria admissão.
  • Isso tudo sem contar com a frustração pela falta de compatibilidade que prejudica a empresa.

Imagine a situação: você faz uma contratação sem o devido conhecimento técnico de análise. O colaborador permanece no emprego durante poucos meses recebendo treinamento, mas, devido sem mais nem menos, decide deixar o trabalho.

Sua empresa gastou tempo na contratação, utilizou recursos em treinamento e tudo isso para o funcionário deixar você em pouco tempo. Foram meses de improdutividade e trabalho perdido. Um custos muito grande.

O que uma empresa de headhunter faz é escolher um candidato ideal e evitar esses custos!

Os testes para recrutamento e seleção

Os testes para recrutamento e seleção são ferramentas utilizadas pelo RH para medir as habilidades dos candidatos. Dessa forma, fica mais fácil escolher o profissional com o perfil ideal para a vaga, conforme suas competências.

Existem inúmeros testes para recrutamento e seleção para apoiar os recrutadores na hora de escolherem o melhor candidato. Confira os principais:

Teste de escrita

Ter o mínimo de noção sobre ortografia e gramática e escrever corretamente é essencial em qualquer função. A grande maioria das vagas exige que profissionais mandem e-mails, produzam relatórios de resultados e etc.

Por isso, é importante que o candidato saiba escrever. Erros de português podem não só gerar uma situação desagradável entre o colaborador e seus superiores, como também diminuir a credibilidade da empresa.  

Os testes para recrutamento e seleção focados na escrita tem como principal objetivo avaliar justamente a capacidade de comunicação do seu candidato.

Teste de trabalho em equipe

Trabalhar bem em equipe é essencial na conquista de resultados. Essa habilidade do candidato é um grande diferencial, já que em muitos momentos ele precisará lidar com exigências dos clientes e de seus gestores.

Saber trabalhar em equipe pode criar também um ambiente favorável. Todos caminham na mesma direção, evitando possíveis conflitos.

E para saber com clareza se o candidato possui essa habilidade, é possível tirar a prova com testes para recrutamento e seleção focados na relação profissional.

Teste DISC

Um dos testes de maior sucesso para avaliação comportamental e de perfil é o da Metodologia DISC. Desenvolvido por William Moulton Marston, criador da Mulher-Maravilha, consegue definir o estilo que predomina no profissional.

A palavra DISC abrevia Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Complacência (C).

A ideia é que através desses testes para recrutamento e seleção o recrutador avalie precisamente o perfil do profissional. Seja para lidar com desafios, regras, mudanças e no poder de influenciar as pessoas.

Testes de Habilidades Específicas

O THE nada mais é do que uma prova que aborda questões comuns ao ambiente de trabalho e conhecimento sobre a área de avaliação e que avaliam se o candidato possui aptidão necessária e exigida na graduação em que está concorrendo. 

O teste seleciona aqueles candidatos que realmente apresentarem essa capacidade, para que ela seja aprimorada no decorrer do curso.

Testes de Proficiência em Inglês

Existem testes de inglês para todos os gostos — dependendo do objetivo e dos benefícios procurados. Independente do teste escolhido e do objetivo ao fazê-lo, é essencial que o candidato tenha certeza de que está preparado para ele.

As provas são geralmente produzidas por instituições sem fins lucrativos e aplicadas em centros autorizados em cada país. As inscrições, as datas disponíveis para os exames e os preços atualizados podem ser obtidos diretamente nesses centros.

Clique aqui e conheça o teste de proficiência em inglês da Fluenglish. 

Agência de Emprego ou Headhunter?

Além de conhecer o papel das Headhunters no mercado de trabalho, também é necessário estabelecer a diferença entre uma empresa Headhunter e uma Agência de Emprego.

Como já dito ao longo do texto, Headhunter são recrutadoras de talento contratada exclusivamente pelas empresas para encontrar os melhores profissionais do mercado.

As headhunters buscam perfis específicos para cargos estratégicos. Muitas vezes auxiliando em processos seletivos confidenciais.

Por sua vez, as agências de emprego funcionam como canais de divulgação de oportunidades (como classificados de jornais, sites de buscas, redes sociais, e etc.). 

As agências de emprego divulgam vagas no setor público ou privadas. O principal foco das agências é reunir o maior número de vagas possíveis em seu canal de comunicação e divulgá-las para que diversos profissionais encontrem um emprego.

É possível dizer que as agências de emprego realizam uma divulgação de vagas em um grande volume para profissionais no mercado. Já as headhunters utilizam de uma visão estratégica para encontrar talentos específicos para uma empresa contratante

Dicas de headhunters conhecidas no mercado

Hays Brasil

A Hays é líder mundial em recrutamento e seleção especializado para a média e a alta gerência.

Com especialistas em recrutamento de profissionais qualificados em nível mundial, a Hays Brasil busca impulsionar o mundo do trabalho, compreendendo verdadeiramente os clientes e candidatos, local e globalmente, fornecendo profunda expertise em um amplo espectro de indústrias e setores.

Conheça mais sobre a Hays aqui – Consultoria de Recrutamento e Seleção | Hays Brasil

Caccuri Advisors

A Caccuri é uma consultoria especializada em executive search e leadership (assessment e coaching). A Caccuri trabalha no modelo retainer porque não acredita no sucesso de projetos à base de risco.

A Caccuri busca realizar seu trabalho da maneira mais eficiente e equilibrada para todos os envolvidos.

Conheça mais sobre a Caccuri Advisors aqui – Caccuri Advisors

Quer saber mais?

Entendeu a importância dos testes realizados por headhunters em processos de recrutamento e seleção? Então, acesse o site para saber como avaliar o inglês no processo seletivo da sua empresa e descubra como o teste de inglês online da Fluenglish pode ajudá-lo.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer saber mais sobre as novidades em RH?Inscreva-se em nossa newsletter