Dicas

3 motivos para contratar um profissional com proficiência em espanhol

espanhol
Escrito por Fluenglish

Um estudo realizado pelo jornal The Guardian apontou que apenas o Reino Unido já perdeu cerca de £ 50 bilhões por ano em seus contratos por causa da falta de competências linguísticas nas empresas. E isso, é claro, não é uma realidade apenas deste país, mas de diversos que lidam com a mesma questão, como o Brasil.

A realidade é que o déficit de línguas tem sido uma pauta amplamente levantada nas corporações. No entanto, ao contrário do que muitas pensam, não é apenas o inglês que precisa ser levado a sério, mas também o espanhol – especialmente em um país localizado na América Latina, como é o caso da nação verde-amarela.

Diante deste cenário, descubra os principais motivos para contratar um profissional com proficiência em espanhol e saiba como o Fluenglish pode te auxiliar nesta etapa de maneira assertiva. Confira:

1. O espanhol é uma das línguas mais faladas no mundo

Segundo o Ikus Translations, atualmente existem 478 milhões de falantes de espanhol ao redor do mundo, transformando o idioma no segundo mais falado a nível materno, depois apenas do mandarim.

Tomando isso como princípio, é importante observar que, ao menos, vinte países possuem está língua como oficial e boa parte deles está localizada na América Central e do Sul, onde fica o Brasil.

Por essa razão, o espanhol se tornou um idioma extremamente procurado em terras tupiniquins, podendo abrir portas para a comunidade hispânica e criando oportunidades financeiras para o seu empreendimento em diversas regiões, em diferentes continentes.

Não é à toa, inclusive, que os Estados Unidos foram recentemente citados como o segundo maior país de língua espanhola do mundo, ainda de acordo com a mesma fonte. Logo, a nação tem reconhecido a importância deste idioma em sua economia e você, obviamente, deve começar a fazer o mesmo.

2. Alcance mercados internacionais

Funcionários fluentes em espanhol podem ser extremamente valiosos quando você está almejando expandir seus serviços para regiões fora do seu próprio país.

Isso porque, inicialmente, eles já entendem a barreira da comunicação que ocorre quando duas culturas e idiomas diferentes interagem entre si, facilitando o processo e criando amenidades que auxiliem ambas as partes envolvidas.

Além disso, digamos que uma das companhias interessadas no seu negócio seja internacional. Seu colaborador fluente poderá fazer o briefing de tudo o que a corporação necessita, fazer a apresentação aos diretores e tomadores de decisões da sua empresa e ainda mediar todo o processo.

Dessa maneira, estes indivíduos podem ser um recurso inestimável ao lidar com operações linguística ou culturalmente sensíveis. E mais: as interações com clientes estrangeiros serão mais fáceis graças à experiência de um funcionário bilíngue, que saiba tudo e não fique embromando no portunhol.

3. Manter habilidades linguísticas internas vai ajudá-lo a conquistar clientes

Ao ter um profissional com proficiência em espanhol no seu time, muitas empresas puderam ver a sua base de clientes crescendo e esta transformação, é claro, não se deu apenas devido à facilidade na comunicação. Foi a consequência de algo muito maior.

Isso porque muitos dos especialistas que sabem um determinado idioma também costumam possuir uma compreensão de sua cultura.

E, no que diz respeito à comunidade de língua espanhola, é fundamental ter em mente que este é um grupo com um forte orgulho cultural, que valoriza quem respeita sua diversidade e não a generaliza.

Logo, ao reconhecer que os falantes do espanhol constituem uma grande parte da comunidade global e estão em constante crescimento, faz-se necessário chegar a este público-alvo e fazer a sua mensagem se ajustar à cultura com a qual eles identificam.

Sendo assim, mostre validação e respeito pela linguagem do seu nicho de interesse e permita que o seu profissional seja essa verdadeira ponte entre a sua empresa e os parceiros ou clientes hispânicos. Esta é uma chance valiosa!

Saiba contratar o candidato ideal!

Se você está na fase de recrutamento e seleção de um profissional fluente em espanhol, a Fluenglish pode ajudar você. Isso porque a companhia realiza testes de proficiência online tanto em inglês quanto em espanhol, ajudando os departamentos de RH antes da contratação.

Tudo isso com menos gastos e a maior assertividade possível. Já imaginou? Tenha no seu time um colaborador que realmente tenha proficiência na língua espanhola. Acesse o nosso site para saber mais e conheça os nossos materiais!

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer saber mais sobre as novidades em RH?Inscreva-se em nossa newsletter