Buscar alguém para desempenhar o papel de um líder de sucesso em sua companhia não costuma ser uma tarefa fácil. Ele será um mestre e guia, e terá a tarefa de levar a equipe e seus membros ao objetivo da empresa. Além disso, precisa de conhecimentos, tanto técnicos quanto pessoais, que o tornem um verdadeiro mentor a ser seguido.
No processo seletivo, é preciso perceber quais candidatos conseguem entender e colocar em prática, efetivamente, as qualidades e características de um verdadeiro líder, diferenciando-se dos demais profissionais. Nesse contexto, é importante verificar quais deles estão mais aptos, tanto quanto a aspectos de determinação e aprendizado.
Para ter sucesso na escolha de alguém para um cargo de chefia, que venha a ser um gestor inspirador para a sua equipe e colegas de trabalho, trouxemos, no post de hoje, as principais características de um líder de sucesso. Acompanhe a leitura!
Ser um bom ouvinte
Saber ouvir de forma verdadeira a equipe é uma das principais características de um líder de sucesso. O respeito ao diálogo, e o fato de buscar compreender cada palavra dita, o tornam uma pessoa mais fácil de comunicar.
Durante o processo seletivo, é possível fazer dinâmicas que demonstrem se o candidato tem esse tipo de postura. Será, também, na avaliação dos primeiros meses de trabalho que serão percebidas as trocas diárias de informações, as quais, muitas vezes, trazem ótimas possibilidades para a empresa ou para o projeto.
Afinal, o time pode ter uma ideia, ou feedback, que poderá ser essencial para alcançar os objetivos da companhia. Por isso, todo gestor, em posição de liderança, deve saber que é imprescindível ter ouvidos e mente sempre abertos.
Um estudo da Faculdade Salesiana Dom Bosco publicado na revista científica Ethos e Episteme (página 112) explora a importância da liderança dentro das empresas, além das características principais de um bom líder. Veja aqui algumas das principais citações e como elas se encaixam no ambiente organizacional.
Liderar pelo exemplo
Um verdadeiro líder sabe que apenas palavras não servem de guia a nenhum tipo de pessoa. As palavras, para terem poder, precisam do apoio das ações. O responsável pela liderança deve ser a primeira pessoa a tomar as atitudes certas e a apoiar as metodologias implantadas.
Se quiser que um colaborador demonstre mais força de vontade, o líder deve ter a determinação como sua própria característica. Ser um mau exemplo traz uma permissão silenciosa para que sua equipe se comporte da mesma forma.
Assumir responsabilidades
Ao buscar alguém para assumir o papel de líder, é necessário perceber se ele conseguirá guiar toda uma equipe, sendo um norteador de escolhas e tomadas de decisão, muitas vezes, difíceis. Devido a esse fato, verifique se o seu líder de sucesso assumirá todas as responsabilidades necessárias.
Ele será como a proa de um navio, que corta o mar e permite que a embarcação siga em frente. O líder, portanto, deve ter sua inteligência emocional bem desenvolvida para saber aliar suas responsabilidades com os interesses individuais, a fim de que a equipe, como um todo, possa superar qualquer obstáculo.
Saber reconhecer os méritos
Dar o devido merecimento a um funcionário, além de ser respeitoso, motiva todo o time a continuar melhorando — e, até mesmo, retém talentos. Um líder sabe a importância de se dar o verdadeiro valor a um serviço e mostrar os resultados positivos, dando crédito aos envolvidos.
Na hora de fazer o recrutamento e seleção para cargos de chefia, é necessário perceber quem terá humildade para dar o devido mérito aos membros da equipe, sem se engrandecer demais ou comparar uns aos outros.
Ser humilde
Muitas das pessoas que chegam a um cargo de liderança costumam crer que são superiores aos demais de sua equipe. À vista disso, é importante deixar claro que, como qualquer pessoa, um líder pode errar e apresentar vulnerabilidade.
Além disso, justamente pelo fato de estar em um cargo hierarquicamente superior, ele deve apresentar consciência da importância de todo o time, para que os projetos apresentem eficiência e sejam efetivos!
Por isso, na hora de contratar um líder de sucesso, verifique se ele apresenta humildade. Isso permitirá que ele tenha empatia e maior sensibilidade para lidar com questões complexas do cotidiano de trabalho.
Conseguir motivar a equipe
Como o líder é a pessoa a dar o exemplo, ele estará conectado com todo o pessoal de sua equipe, tornando-se uma referência e inspiração. Por isso, ele deverá ser estimulado a motivar todos os funcionários.
Motivar o time significa manter seus membros determinados e focados nos resultados, de acordo com o planejamento. Ações que tragam ânimo para a equipe também melhoram o clima organizacional, o que vai promover a qualidade, tanto para a vida dos colaboradores quanto para o trabalho em si.
Ver novas possibilidades
Com o papel crucial da tomada de decisões e da visão do todo, o candidato a uma função de liderança deverá demonstrar capacidade para reconhecer padrões e saídas, ou seja: novas possibilidades — tanto de resolução de problemas quanto maneiras de se lidar com diversas questões.
Pessoas que saibam fazer análises contínuas dos resultados, e contem com o feedback e ajuda da equipe, conseguirão enxergar novos meios para resolver problemas, o que otimizará o processo decisório.
Ter confiança em si e em seus liderados
Nem todos possuem a resposta para tudo. O gestor da equipe — ou seja, o líder — deve entender esse fato, mas sem deixar que a sua autoconfiança e na sua equipe se abalem. Para que sejam tomadas as decisões certas, guiando o grupo ao objetivo de maneira efetiva, é necessário que haja confiança mútua.
Esta é a essência do trabalho em equipe: mesmo com alguém em um posto “mais alto”, todos trabalham juntos para se ajudarem e chegarem ao destino desejado. Por isso, o processo seletivo deverá avaliar também aspectos de autoconfiança dos candidatos aos cargos de chefia.
Querer ser sempre um líder de cada vez mais sucesso
Além de motivar a sua equipe a crescer de forma contínua, é indispensável que o próprio candidato tenha perspectivas e vontade de ser um líder de sucesso, mantendo-se em constante evolução.
Inglês fluente, cursos, participação em palestras e workshops, leitura de livros e artigos, manter-se conectado às informações do ramo e a assuntos de liderança e RH são alguns dos requisitos para se observar no LinkedIn de candidatos, por exemplo. Ao buscar profissionais que sempre procuram atualização e qualificação, você estará mais perto de ter um melhor líder para a sua equipe.
Por fim, é importante, já no processo seletivo, deixar claro que ser um líder de sucesso é uma tarefa de todos os dias, ou seja, é necessário manter o foco e exigir, de si, o crescimento. Pensando na responsabilidade, mas mantendo a essência do trabalho em equipe, será uma missão que trará desenvolvimento para todos.
Gostou de saber mais sobre quais são as características de um líder de sucesso? Já sabe como selecionar um bom candidato para cargos de chefia? Sobrou alguma dúvida? Quer trazer alguma sugestão ou compartilhar sua experiência? Comente aqui!