Dicas

Quais são os países de língua inglesa? Descubra aqui!

Países de língua inglesa
Escrito por Fluenglish

Atualmente, existem mais de 60 países de língua inglesa, ou seja, onde o inglês é o idioma oficial. Além disso, este é a língua mais utilizada na comunicação entre os povos, nas relações comerciais e governamentais. Atualmente, estima-se que existem mais de 508 milhões de pessoas fluentes no mundo.

Entre os países que possuem o inglês como língua materna, a maioria teve colonização britânica, mas também sofreu influência de outras nações vizinhas e de pessoas que migraram de lugares distantes. Daí os sotaques e as diferenças de vocábulos para se dizer a mesma coisa.

Como os linguistas afirmam, a língua (principalmente a falada) é um organismo vivo, que muda com o passar do tempo, ganha novas expressões e perde alguns vocábulos. Por isso a importância de aprender inglês além do curso tradicional, vivenciando e praticando o idioma.

Países de língua inglesa

Você pode nem imaginar, mas nações pouco conhecidas também têm o inglês como língua predominante: Antígua e Barbuda, Belize, Brunei, Camarões, Dominica, Eritréia, Filipinas, Gâmbia, Granada, Jamaica, Lesoto, Madagascar, Malásia, Malta, Micronésia, Namíbia, Papua Nova Guiné, Samoa Ocidental, Seicheles, Sri Lanka, Suazilândia, Tonga, Tuvalu, Uganda, Vanuatu e Zâmbia são alguns exemplos.

Grande parte desses países foi colonizada por britânicos ou recebe muita influência norte-americana. O idioma sofre bastante interferência do latim (video, exit, circus), alemã (hamburger), espanhola (guitar, banana, tango) e francesa (restaurant, biscuit, garage), entre outras.

Além desses, há aqueles velhos conhecidos países de língua inglesa. Confira abaixo:

Estados Unidos

Atualmente, é o seu poderio bélico e econômico que fez do inglês a língua universal. É também o inglês mais comum mundo afora, por conta da disseminação de músicas, filmes, séries e livros americanos.

Os Estados Unidos merecem uma visita, seja pelo potencial que apresentam para estudos e negócios ou pelo entretenimento, desde os parques da Flórida, passando pela surpreendente Las Vegas até a gigante Nova York. Já pensou em assistir a uma peça ou musical da Broadway e compreender tudo o que está sendo falado?

Inglaterra

É o berço do idioma. A principal diferença do inglês britânico para o americano é a pronúncia. Não há língua melhor ou pior, mais fácil ou difícil; são apenas particularidades e diferenças de um mesmo idioma que pouco interfere no aprendizado geral. O que se fala em um local é compreendido no outro e vice-versa.

A terra de Amy Winehouse, Rolling Stones e Beatles deve constar na sua lista de lugares para conhecer. Ela é repleta de histórias, parques e construções maravilhosas. Além disso, a vida noturna é bastante agitada — os pubs e bares em geral estão por toda parte.

Canadá

O inglês é a primeira língua do país devido à invasão britânica, mas a maioria dos habitantes é bilíngue e também fala francês, pois a colonização foi francesa. Por conta disso, o inglês canadense possui peculiaridades provenientes do francês.

Além disso, o inglês canadense é muito reconhecido como um idioma mais simples e limpo, sem muitas interferências e sotaques carregados, fácil de ser entendido. É considerado um inglês de vocabulário internacional, tendo poucas expressões e gírias que variam de região para região.

O país deve constar na sua lista de locais a serem visitados por ser um exemplo de nação de primeiro mundo: limpa, organizada e movimentada. Ao mesmo tempo, oferece tranquilidade e paisagens incríveis. O verão é ameno e o inverno é rigoroso.

Austrália

Está aí um país que fala um inglês muito particular. Na escrita e no linguajar formal para negócios o idioma não possui muitas variações. Mas os australianos são tão informais e apreciam tanto um estilo mais aberto que abreviam quase todas as palavras e encurtam a maioria das frases no dia-a-dia.

A abreviação não influencia tanto o tempo de pronúncia — para se falar barbie ou barbecue leva-se quase os mesmos segundos —, mas o linguajar fica mais divertido e convidativo. E é assim que o povo australiano é: comunicativo e sem cerimônias.

Conheça a terra dos cangurus e se surpreenda com as paisagens de cair o queixo e o clima delicioso, ótimo para viver, perfeito para passear e, de quebra, praticar o inglês australiano!

África do Sul

O inglês sul-africano recebeu algumas interferências de zulu e outras línguas faladas na África. Alguns vocábulos do africâner, como trek (“jornada” ou “caminhada”), foram assimilados pelo inglês falado ao redor do planeta e ganharam o mundo, vide o filme Star Trek (“Jornada nas Estrelas”).

É um país com paisagens ímpares e um excelente custo-benefício, pois os cursos de idiomas não são caros e a moeda vale menos do que o real. Seja para estudar ou passear, é uma experiência e tanto!

Singapura

Uma opção da Ásia é Singapura, que também foi uma colônia da Inglaterra. Por lá, o inglês é uma das quatro línguas oficiais (junto com mandarim, malaio e tâmil). É claro que o idioma recebe interferências asiáticas e tem singularidades no sotaque.

Muito conhecida pela força nos negócios, Singapura é berço de várias startups de games e aplicativos, além de ser um paraíso de compras por seus preços baixos e sua enorme variedade.

É um país multicultural e bastante seguro. A cidade-estado de mesmo nome recebe pessoas do mundo todo, o que facilita ainda mais o aprendizado.

Singapura conta com muitos pontos turísticos, como Clarke Quay, Gardens by the Bay e Marina Bay Sands, além do show das águas, o circuito de Fórmula 1 e diversos templos.

Irlanda

Um destino europeu bilíngue! Por lá, fala-se inglês e irlandês fluentemente. A base e a gramática do idioma são as mesmas de outros países; o que muda é o sotaque e algumas gírias mais peculiares.

Algumas singularidades são que eles quase não usam o to no inglês falado e nem as palavras yes e no. Quando questionados sobre algo, eles respondem com o verbo. Por exemplo: para “Can you drive?”, a resposta será “I can”. Quer aprender uma expressão típica do inglês irlandês? “What’s the craic?” significa “Quais são as novidades?”.

A visita vale muitíssimo a pena! Os países da Europa ficam muito próximos, cada um tem o seu charme e suas peculiaridades que devem ser conhecidas, é claro. Mas as paisagens medievais e a natureza intocável da Irlanda são arrebatadoras!

Indicamos aqui algumas nações que você deve visitar, seja a negócios, a passeio ou para estudar. Cada uma empresta particularidades para o idioma, tem influências distintas e sotaques único.

A gramática é a mesma em qualquer um desses países de língua inglesa. O cotidiano, o calor das ruas e o dia-a-dia em cada lugar é que trazem variações para as palavras e os jargões — que possuem muita história e fazem todo o sentido para cada povo.

O que achou da nossa lista? Conhece algum desses países? Como foi falar inglês por lá? Deixe suas impressões nos comentários!

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer saber mais sobre as novidades em RH?Inscreva-se em nossa newsletter