Dicas

Como montar uma equipe campeã sem estourar o orçamento?

Como montar uma equipe de sucesso
Escrito por Fluenglish

Descobrir como montar uma equipe de sucesso é um dos maiores desafios da vida profissional de um gerente de RH. Afinal, uma contratação equivocada e um grupo despreparado podem representar prejuízo e queda na produtividade de qualquer negócio.

Além disso, não basta formar uma equipe de alta performance; para que o sucesso do empreendimento seja garantido, é preciso adequar todo esse processo ao orçamento empresarial, ou seja, você precisa ser o mais eficiente possível.

Moldar a equipe dos sonhos sem estourar o orçamento pode parecer difícil, mas nós vamos ajudá-lo a tornar isso possível. Se você tem dúvidas ou está em busca de informações para aprimorar a seleção e o treinamento de pessoal, acompanhe nossas dicas e aprenda a montar uma equipe campeã!

1. Contrate perfis diferentes de funcionários

Em qualquer lugar que você for, dificilmente encontrará uma pessoa igual à outra, isso porque o ser humano é singular e possui diversas características que faz dele um indivíduo especial. À vista disso, você deve formar uma equipe com perfis diferentes de funcionários.

Mesmo que sua empresa possua um público-alvo definido, os consumidores nunca serão iguais e ter uma equipe mesclada o ajudará a atingir todos eles. Ou seja, estamos falando de uma estratégia que não requer custos adicionais, apenas sua capacidade de observação para recrutar os melhores colaboradores.

Além disso, é importante frisar que funcionários diferentes tendem a trabalhar melhor em equipe, pois usam suas habilidades para complementar as habilidades do outro. De outro modo, pessoas muito parecidas tendem a competir demais, o que pode não ser saudável para a empresa.

2. Mantenha seus colaboradores motivados

Muito mais do que o capital financeiro, os funcionários são os maiores responsáveis pelo crescimento empresarial, pois é deles que deriva a força para colocar em prática as estratégias planejadas. Assim sendo, a motivação é um fator essencial para o correto funcionamento do negócio.

Colaboradores devidamente motivados se sentem parte do processo e enxergam o sucesso da empresa como uma vitória pessoal. Além disso, eles trabalham empenhados em superar as metas e, em razão disso, obtêm resultados bem melhores.

Nesse contexto, procure dar feedbacks à sua equipe, reconhecendo e elogiando os avanços e êxitos obtidos, sem se esquecer de corrigir possíveis falhas de maneira cuidadosa e respeitosa. Outra estratégia bastante interessante é criar algum tipo de recompensa, o que ajuda a manter o grupo satisfeito com o trabalho e gerentes.

3. Formule indicadores de desempenho

Um gestor de RH deve ter em mente que, além de recrutar bons profissionais, é preciso acompanhar de perto os resultados de sua equipe. Para isso, indicadores de desempenho são ferramentas importantes para a gestão de pessoas e dos processos.

Com a formulação desses indicadores você conseguirá identificar falhas e planejar estratégias para corrigi-las, além de avaliar como a equipe está se saindo em relação às metas. Sendo assim, procure realizar um acompanhamento semanal e mensal de maneira individualizada, promovendo treinamentos mais focados nas deficiências encontradas.

É importante ressaltar que essa estratégia também afeta a motivação do grupo, pois os colaboradores estão sempre observando como estão se saindo, além de estimular uma competição interna saudável.

4. Invista em treinamento de pessoal

Não há como ignorar a grande importância dos treinamentos de equipe para o sucesso empresarial. Afinal, você dificilmente encontrará alguém perfeito e totalmente pronto para a vaga, mas poderá lapidar grandes talentos por meio de treinamentos focados e eficientes.

Cursos de aperfeiçoamento são essenciais no contexto corporativo, na medida em que capacitam e aprimoram as habilidades de seus colaboradores. Ademais, o treinamento é a melhor maneira de guiar e alinhar a equipe em torno dos objetivos e metas a serem alcançadas, e por isso devem acontecer com frequência.

Importante ressaltar que não se deve fornecer apenas treinamentos direcionados ao trabalho. Palestras sobre gestão de tempo e inteligência emocional, por exemplo, podem contribuir para o aumento de produtividade do grupo.

5. Forneça as ferramentas necessárias

Até aqui falamos sobre vários aspectos que influenciam no rendimento dos funcionários, mas não poderíamos deixar de citar a importância de se ter à disposição as ferramentas necessárias para a execução do trabalho.

Isso porque de nada adianta encontrar os melhores profissionais se sua empresa não der a eles suporte e as ferramentas necessárias para o desempenho de um bom trabalho. Já imaginou como pode ser difícil render com um computador ultrapassado ou com a falta de suprimentos básicos de papelaria?

Desse modo, procure investir em tecnologias que tornem o dia a dia na empresa mais simples e eficiente e facilite o trabalho dos colaboradores. Fazer uso da intranet e de canais de comunicação como redes sociais corporativas, e-mail corporativo e mensagens instantâneas é um excelente exemplo de como a tecnologia contribui para o cotidiano da empresa.

Ademais, a implantação de softwares de gestão, como o Conta Azul, o Betalabs e o ZeroPaper auxiliam os funcionários com tarefas burocráticas e os liberam para realizar outras ações mais estratégicas para o negócio. Assim, pode-se concluir que o progresso pode contribuir para a melhoria nos resultados dos funcionários e da empresa em geral.

6. Incentive o debate e a participação em reuniões

Uma equipe campeã é aquela que interage e participa ativamente nas decisões do setor. Portanto, estimule a proatividade em seus funcionários e deixe que eles exponham seus ideais, debatendo com o grupo em momentos oportunos.

Esse tipo de atitude por parte do gestor favorece a criatividade e o desenvolvimento de talentos que poderiam estar adormecidos, pois ser um chefe aberto a ideias e sugestões inovadoras é o primeiro passo para montar uma equipe de sucesso.

Não concentre todas as decisões em você, confie no processo de contratação realizado e nas pessoas que você selecionou para fazer parte de sua equipe, dando a elas autonomia para solucionar pequenos problemas e proporcionando um ambiente adequado ao desenvolvimento de suas habilidades pessoais.

E então, gostou das dicas de hoje? Como você percebeu, a dúvida sobre como montar uma equipe de alta performance é uma realidade entre gestores de RH, no entanto, a busca por conhecimento é o primeiro passo o sucesso. Colocando em prática as dicas e estratégias aprendidas hoje, você estará mais próximo de montar a equipe dos sonhos! Ah, e não deixe de baixar nosso Ebook sobre como criar e gerenciar um setor de RH imbatívelmais um conteúdo preparado especialmente para você!

Mas, se você ainda tem alguma dúvida ou alguma experiência para compartilhar, deixe seu comentário aqui no post. Sua participação é muito importante para nós!

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer saber mais sobre as novidades em RH?Inscreva-se em nossa newsletter