Inglês Corporativo

Quais são os principais certificados de fluência em inglês?

Certificados de inglês
Escrito por Fluenglish

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e em constante desenvolvimento, a disputa pelas vagas se torna ainda mais acirrada. Nesse contexto, praticamente não há espaço para aqueles que não se mexem ou não buscam qualificação. Nesse sentido, uma das exigências básicas das grandes companhias é ter conhecimentos sobre alguma língua estrangeira. Para isso, uma excelente opção é investir em um intercâmbio ou certificados de fluência em inglês.

Atualmente, existem várias certificações que servem para comprovar as suas habilidades e nível de fluência na língua inglesa. Algumas delas são usadas como pré-requisitos de empresas e instituições de ensino no mundo inteiro. Além disso, ter um certificado internacional é crucial para os brasileiros que desejam buscar oportunidades e qualificação fora do país. Basta escolher aquela que vai ao encontro dos seus objetivos.

Para te ajudar, fizemos uma lista com os principais certificados de fluência em inglês. Descubra o que tem mais afinidade com o seu perfil e se prepare para estudar. Acompanhe!

IELTS: ótima opção para quem deseja estudar ou trabalhar fora

Se o seu desejo é estudar ou encontrar um emprego em um país de língua inglesa, então, o IELTS (Sistema de Avaliação Internacional da Língua Inglesa), um dos mais conhecidos métodos de testar o idioma, será uma excelente opção. Para você ter ideia da credibilidade desse exame, ele foi elaborado pela British Council em parceria com a Universidade de Cambridge e o IELTS da Austrália.

Atualmente, é usado por instituições do mundo inteiro para avaliar a proficiência dos estrangeiros. Estima-se que mais de 6 mil universidades, instituições de ensino e companhias utilizem esse exame para testar os seus candidatos. Até mesmo o Conselho Regional de Medicina do Reino Unido faz uso dessa prova.

O IELTS é dividido em quatro partes, que testam a habilidade linguística:

  • Audição (compreensão);
  • Leitura (interpretação de texto);
  • Escrita (redação);
  • Conversação (teste oral).

Existem duas modalidades do exame: uma para estudantes (IETLS Acadêmico) e outra para aqueles que desejam trabalhar em um país de língua inglesa (IELTS Geral). As partes de audição e leitura são iguais em ambos os casos. O que muda são a escrita e a leitura, que são adaptadas conforme os formatos.

A pontuação do IELTS é enviada por e-mail para os candidatos. A nota mínima necessária vai depender do país de destino escolhido. Para isso, é necessário fazer uma pesquisa e identificar qual o mínimo você deverá atingir. A nota final varia entre 1 e 9 pontos, em que 1 é considerado inexperiente e 9 é especialista.

Por fim, é importante ressaltar que a duração média desse exame é de 2 horas e 45 minutos, diluídos conforme as categorias de avaliação. O certificado terá validade de 2 anos. Após esse prazo, é necessário refazer a prova para verificar o seu desenvolvimento do idioma. 

TOEFL: uma das melhores escolhas para o universo acadêmico

Outro certificado de fluência em inglês que avalia a capacidade de comunicação e compreensão dos estrangeiros é o TOEFL (Test Of English as a Foreign Language). O exame é muito procurado por pessoas que buscam uma certificação internacional. Devido ao seu caráter acadêmico, ele serve principalmente para quem deseja estudar fora do seu país de origem.

Assim como o IETLS, o TOEFL é dividido em 4 partes:

  • Listening comprehension (compreensão auditiva);
  • Reading (leitura);
  • Writing (escrita);
  • Oral performance (avaliação oral). 

A particularidade desse exame é que a cada acerto do estudante o grau de dificuldade das próximas perguntas aumenta, evitando que os candidatos consigam acertar por chute, por exemplo. Em outras palavras, o TOEFL ganha ainda mais credibilidade e relevância.

Outra diferença em relação ao IETLS é que esse teste pontua cada área de 0 a 30. E a nota final é a soma de todas elas, variando entre 0 e 120 pontos. O mínimo exigido por cada instituição deve ser pesquisado previamente para se ter noção do quanto você deverá alcançar.

Se comparado aos outros, o TOEFL é considerado um teste longo, com cerca de 4 horas e 30 minutos de duração. E, assim como a maioria dos certificados de fluência em inglês, a sua validade é de 2 anos.

TOIEC: importante no mundo dos negócios

Outro certificado que merece destaque nessa lista é o TOIEC (Test Of English For a International Communication). Diferentemente do IELTS e do TOEFL, o exame avalia a fluência de um estrangeiro conversando em situações do cotidiano na língua inglesa, mas principalmente em situações relacionadas ao mundo corporativo. Nesse contexto, o teste foi desenvolvido a partir de exemplos de conversas coletadas durante a fala e escrita em diversos países. 

Também de grande prestígio e credibilidade, foi elaborado pela Educational Testing Service (ETS), considerada a maior instituição educacional do mundo com foco em pesquisa, avaliação e desenvolvimento de testes de inglês para estrangeiros. Eles também são os responsáveis pelo TOEFL. Diferentemente dos testes citados acima, o TOIEC é focado no mundo dos negócios e, por isso, é amplamente usado por empresas para avaliar os funcionários e candidatos. 

Uma das vantagens do TOEIC é que ele tem um custo mais baixo do que as outras certificações, mas mesmo assim mantém seu prestígio e reconhecimento internacional. A prova é composta por 200 questões de múltipla escolha, avaliando as seguintes categorias:

  • Listening (compreensão auditiva);
  • Reading (leitura).

Ambas as categorias recebem notas que variam de 5 a 495 pontos, o que permite aos candidatos chegarem quase à nota 1000. Uma boa pontuação para esse teste é fazer mais que 600 pontos, um pouco acima da média mundial. Mas, assim como nos outros exames, é preciso analisar qual a pontuação mínima exigida por cada empresa.

Outro diferencial do TOIEC é a sua duração média: cerca de 2 horas e 30 minutos de prova, já que o seu foco é em avaliar somente a compreensão e capacidade de comunicação dos candidatos. Apesar dessas diferenças, a validade da certificação TOIEC também é de 2 anos.

A variedade de certificados de fluência em inglês

Além das 3 principais certificações apresentadas acima (IELTS, TOEFL e TOIEC), existem vários outras elaboradas especificamente para atender às necessidades de cada estudante, variando em formatos e grau de complexidade. 

Testes como o KET, FCE, CAE e PET são mais abrangentes e avaliam as habilidades em inglês de forma mais genérica. Já o IELTS e o TOEFL são mais voltados para quem deseja estudar em países de língua inglesa, ou seja, são mais utilizados para fins acadêmicos. E há ainda o TOEIC e seus semelhantes, como os BECs e o BULATS, direcionados ao mundo dos negócios.

Com tantas opções assim, fica até difícil escolher uma certificação para investir, não é mesmo? Mas antes de qualquer coisa, é preciso definir quais são os seus objetivos e verificar o exame de proficiência que tem mais afinidade com a sua decisão. Não existe uma ordem a ser seguida. O importante é que você consiga a sua sonhada vaga em uma excelente instituição de ensino ou empresa. 

E se você optar por certificados de fluência em inglês em um contexto empresarial, somos especializados nesse segmento e podemos te ajudar. Confira os nossos serviços e se surpreenda com a qualidade e resultados incríveis que você vai obter!

Sobre o autor

Fluenglish

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer saber mais sobre as novidades em RH?Inscreva-se em nossa newsletter