Dicas

O impacto da proficiência em língua inglesa no contexto da revolução 4.0

industria-4.0

A revolução 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial, foi um termo lançado pelo governo alemão ainda no início dos anos 2000 para designar o início da informalização dos processos laborais. 

Entre as mudanças esperadas para o período estão o desenvolvimento de tecnologias como o Big Data Analytics, segurança de dados e a Internet das Coisas (IoT – Internet of things, em inglês).

Essas mudanças na indústria foram cruciais para atualizar as habilidades e proficiência de novos candidatos para diversos cargos dentro de empresas, exigindo novos conhecimentos específicos para conseguir lidar com as demandas laborais, entre elas o nível de inglês passou a ocupar um lugar bastante estratégico nos recrutamentos. Saiba mais da importância desse idioma nesse novo cenário.

O que é a Revolução 4.0

A quarta revolução industrial, ou indústria 4.0, é um conceito que se refere ao uso de tecnologias para troca de dados, e automação por meio de sistemas cyber-físicos, Internet das Coisas e computação em nuvem.

A indústria 4.0 veio consolidar a visão e execução das fábricas inteligentes. Mas antes de comentar o processo, vamos fazer um breve resumo sobre as tecnologias envolvidas:

Sistemas Cyber-físicos

Os sistemas cyber-físicos, cyber-physical system (CPS), são sistemas compostos por elementos computacionais colaborativos com o objetivo de gerir entidades físicas.

Os sistemas embarcados, anteriores aos CPS, seguem uma estrutura parecida, porém seu maior foco é nos sistemas computacionais. Os CPS, por outro lado, enfatizam a relação das ligações entre os elementos computacionais e os elementos físicos.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) é uma forma de extensão da Internet atual. Esse conceito se relaciona a objetos do dia a dia se conectarem à Internet com capacidade computacional e comunicativa por meio da coleta e transmissão de dados.

Essa comunicação, identificação e transferência de dados permite a integração dos dispositivos, e é essa interação entre eles a chamada Internet das Coisas.

O impacto da proficiência em língua inglesa no contexto da revolução 4.0

A revolução 4.0 também marcou o início da globalização dos negócios de diversas empresas. Isso significa que a partir do avanço das conexões de internet e a presença digital dessas corporações, os investimentos internacionais e parcerias profissionais se deram por meio de reuniões online e trocas rápidas no telefone.

Como consequência, o perfil profissional das empresas passou a focar em candidatos que estivessem preparados para lidar com estrangeiros durante as demandas de trabalho, além de conseguirem redigir e-mails, relatórios e planilhas em outro idioma além do português, e, pelo fato de o inglês ser uma língua global, se tornou o principal foco em um desempate no processo seletivo.

Cresça em sua carreira profissional com a Fluenglish

Dessa maneira, formar uma equipe de profissionais bilingues também ajuda na internacionalização de empresas estrangeiras em solo brasileiro, fazendo esta conseguir conquistar um bom público-alvo por conhecer suas necessidades ao se relacionar com a marca.

A proficiência em inglês para a integração do Brasil no avanço mundial

Da primeira revolução industrial até o momento deixamos de ter fronteiras no Mundo, quando o idioma inglês é uma segunda língua falante para os não nativos, pois estudos científicos, pesquisas, programação, máquinas robóticas ou não, passaram a ser globalizados, sendo imprescindível o idioma para compreensão. 

Deverá haver um estudo do Governo para crescimento do País e fortalecer os mais jovens no ensino do Inglês, para que o Brasil não fique fora desta nova Revolução Industrial 4.0 e possamos ficar introduzido mundialmente em igualdade aos Países Nativos da Língua Inglesa. 

O avanço já está acontecendo

Estamos avançando, até mesmo nas admissões das vagas de emprego hoje é solicitado no mínimo o nível intermediário para atender a internacionalização das empresas que fixam no Brasil, tendo estrangeiros trazidos para compor o corpo de colaboradores ou até mesmo de chefia, sendo assim a importância da compreensão através da incorporação na grade curricular do indivíduo, o idioma inglês.

O papel do RH durante o recrutamento dos candidatos

O setor de Recursos Humanos também foi um dos mais impactados pelas mudanças trazidas pela revolução 4.0. 

Por se tratar da área interna que lida com os funcionários desde o momento da entrevista até os futuros trâmites de demissão, automatizar os recursos fez com que os gestores pudessem passar a usar o People Analytics como uma ferramenta para analisar melhor o perfil de cada candidato para a empresa.

Além de se tornar um processo mais assertivo, testes de proficiência também passaram a ser aplicados pela equipe de RH, ficando inteiramente responsável pela aprovação ou não dos candidatos para a vaga.

O problema é que essa função, muitas vezes pode atrasar os processos de trabalho desses gestores, podendo ainda não ser tão bem qualificados para analisar as provas.

Dessa maneira, a empresa pode adquirir uma plataforma online dedicada para essa avaliação enquanto os gestores conseguem se dedicar melhor em outras áreas durante um processo de admissão. 

A contratação desse serviço acaba, consequentemente, diminuindo os gastos com trabalho extra da equipe, além de garantir a contratação de profissionais com um grande nível de fluência na língua estrangeira, evitando o revezamento de funcionários.

Quer saber mais?

Saiba mais como você pode garantir esse sistema para a sua empresa e quais são os benefícios em realizar esse processo junto a um especialista em inglês.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pop Up Image

JUNTE-SE A MAIS DE 229.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.X