Inglês Corporativo

4 motivos para contratar uma consultoria de idiomas

consultoria-de-idiomas
Escrito por Fluenglish

Consultoria de idiomas é um trabalho cada vez mais presente hoje em grandes organizações. Isso acontece por conta da expansão do país nos últimos anos, sendo até referência em alguns setores.

Nesse contexto, o domínio de outro idioma passa a ser uma ferramenta para a sua equipe alcançar melhores resultados durante transações externas. 

Além disso, o ensino tradicional não consegue dar conta da demanda em torno da agilidade e especificidades desse conhecimento para os seus colaboradores.

Para isso, as consultorias em idiomas auxiliam as empresas na garantia da competência técnica dos candidatos e colaboradores.

As consultorias de idiomas ajudam as empresas na manutenção de programa de idiomas como descrito no texto. Mas não apenas isso, as consultorias também ajudam em processos seletivos, comprovação da proficiência de colaboradores que querem realizar cursos fora do país ou workshops em alguma língua estrangeira ou aplicação de testes para mudança de cargo dentro da empresa.

Veja, neste artigo, alguns motivos para contratar a consultoria de idiomas e entenda melhor.

Você precisa saber o nível de proficiência dos seus colaboradores

Um dos desafios que ocorre na consultoria é que os funcionários não estão no mesmo nível. Então, durante a consultoria, os profissionais são aptos a compreender os diferentes níveis de proficiência dos seus colaboradores. 

A partir dessa perspectiva é que esses educadores vão traçar o caminho necessário para que a sua equipe se torne, de fato, bilíngue.

A sua empresa precisa de ações diretas na capacitação

Para que a consultoria de idiomas consiga atender as necessidades específicas da sua organização, vão fazer um mapeamento da situação atual. 

Com essas informações, são capazes de avaliar as melhores metodologias para que você veja os resultados que almeja. Nada de perder tempo da sua equipe, o profissional vai direto ao ponto.

A sua empresa precisa de um trabalho de ensino de idiomas diferenciado

Diferente das escolas tradicionais, a metodologia de ensino durante a consultoria visa os resultados pontuais e de forma rápida. Então, o ensino é direcionado a cada aluno de forma diferenciada, com intuito de cumprir a demanda de cada um. 

Os seus executivos precisam de um ensino de idiomas que atenda não só níveis diferentes, mas com uma dinâmica mais moderna.

Como garantir a fluência em idiomas de colaboradores

Uma forma de garantir que os colaboradores tenham o nível de inglês esperado para desenvolverem o trabalho é contratando uma consultoria em idiomas.

A consultoria em idiomas consegue fazer análise do nível de habilidade em outra idioma por meio de testes de proficiência.Por utilizar uma metrificação ou padrão internacional de avaliação.

O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR), por exemplo, é um padrão internacional utilizado para descrever habilidades linguísticas. Consultorias de idiomas utilizam esse método para garantir que a avaliação siga um formato padronizado.

Vantagens de uma consultoria em idiomas

Programa de idiomas

Uma consultoria que possui um um programa de idiomas (sistema de avaliação de desempenho a longo prazo) consegue identificar os gaps de competência de colaboradores, o que diminui o tempo gasto em alcançar a fluência ideal para a equipe da empresa de 3 anos e meio para 2 anos e meio e até 2 anos. 

O que significa também economia de investimento e otimização de programas de idiomas.

Eficiência de usar consultorias na contratação de candidatos bilíngues

Pode não parecer, mas garantir a contratação de colaboradores com um bom match para a vaga é importante para garantir eficiência de sua empresa.

Isso acontece pois a taxa turnover (ou a taxa de rotatividade de membros da equipe) é uma demonstração de investimento ruim em um candidato que não foi bem avaliado. O custo disso pesa na produtividade e no orçamento de empresa no curto e médio prazo.

Com uma consultoria de idiomas é possível evitar custos como desligamentos e até mesmo abertura de novos processos seletivos.

    Tem interesse nas nossas certificações? Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade:

    Ensino de outro idioma deve ser apurado até o fim

    No ensino tradicional, não há compromissos com os alunos após as aulas terminarem. Já na consultoria, as métricas relacionadas aos resultados são apuradas, a fim de elaborar os melhores planos de ação. 

    São ações que podem influenciar, inclusive, na obtenção de melhores processos para a empresa.

    Nível de fluência dos seus colaboradores deve ser compatível com o mercado

    A função da consultoria é deixar os seus colaboradores aptos a atuar de acordo com o mercado no qual a sua empresa está inclusa. Há uma investigação do mercado externo e incluem os pontos mais importantes em relação ao idioma envolvido nas transações.

    Viu como uma consultoria de idiomas pode fazer toda a diferença para a sua empresa? Como vimos, o que não faltam são motivos para fazer essa contratação.

    Muito mais do que um ensino de idiomas no ambiente corporativo, esses profissionais estão comprometidos com a melhora de resultados, por meio do conhecimento.

    Caso a sua empresa passe por dificuldades no dia a dia, quando o assunto é lidar com outro idioma, já sabe o que fazer. Os resultados compensam o esforço e o capital envolvido nas consultorias.

    Fale conosco e encontre a consultoria de idiomas que a sua empresa precisa!

    Deixar comentário.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Quer saber mais sobre as novidades em RH?Inscreva-se em nossa newsletter