Mouse, smartphone, tablet, check-in, e-mail… Quem nunca ouviu essas palavras no dia a dia? Atualmente, há muitas palavras no vocabulário brasileiro que foram extraídas do inglês. E a lista desses termos aumenta diariamente, já que sofremos grande influência de mercados externos.
Consumimos filmes, músicas, programas de TV, roupas, perfumes e vários outros produtos importados. Apesar disso, existem poucos profissionais bilíngues no nosso mercado.
Consequentemente, a exigência do domínio do inglês na empresa cresceu significativamente nos últimos tempos e muitas vagas de emprego têm como pré-requisito o conhecimento no idioma. No entanto, quem já está dentro do mercado de trabalho e deseja uma promoção profissional também começou a sentir a pressão dessa necessidade.
Conhecido como língua universal, o inglês é o idioma mais falado como segunda língua no mundo todo. Portanto, acompanhe os motivos que trouxemos para incentivar a inserção do inglês dentro da sua empresa.
1. Novas possibilidades de negócio
Qualquer empresário anseia por melhorias no seu negócio. No atual cenário mercadológico, com o advento das novas tecnologias, a sua empresa pode alcançar novos clientes independentemente da localização geográfica. Mas, para isso, é necessário que seus colaboradores tenham conhecimento da língua inglesa.
Um funcionário bilíngue consegue estreitar as relações comerciais com pessoas e negócios de outros países e propagar a sua marca para consumidores internacionais.
2. Tecnologia
Diariamente, vários softwares e novos programas de gestão são desenvolvidos no mundo inteiro. No entanto, boa parte deles estão disponíveis apenas em inglês.
O principal motivo é óbvio: os EUA são um dos maiores e mais importantes desenvolvedores de novas tecnologias. E também porque o inglês é a língua mais aprendida no planeta.
Já pensou ter disponível uma série de pesquisas inovadoras, dados em relação ao seu mercado de atuação, sistemas altamente funcionais, e o tudo isso em primeira mão? Com a inserção do inglês no cotidiano da sua empresa, você pode!
3. Especialização dos funcionários
Sim, investir nos funcionários, logicamente, vai refletir na empresa, melhorando sua atuação e produtividade. O colaborador que domina o inglês poderá fazer cursos e seminários internacionais e, consequentemente, aplicar novos conceitos dentro da sua empresa.
Além disso, não é necessário gastar muito dinheiro, já que, atualmente, existem vários cursos disponíveis gratuitos – a maioria em inglês.
4. Mão de obra estrangeira
Já pensou em contratar estrangeiros para sua empresa? Se a resposta for não, é bom rever seus conceitos, já que pode estar perdendo grandes talentos que estão à disposição do mercado. No Brasil, existem mais de 117 mil estrangeiros, de acordo com dados da Polícia Federal.
O Brasil se tornou bastante atraente para imigrantes em busca de oportunidades de empregos, e essa é uma excelente conjuntura para contratar e reter profissionais. No entanto, para contratar um funcionário nativo da língua inglesa, você precisa ter colaboradores de RH capacitados para realizar o processo seletivo.
Na verdade, quanto mais colaboradores dominarem o inglês, melhores serão os benefícios para sua empresa.
5. Financeiro
Empresas bilíngues possuem maior vantagem competitiva de mercado, que, consequentemente, vai propiciar maiores lucros e crescimento da organização. Colaboradores bilíngues estão mais preparados e seguros em transações globais, portanto, a probabilidade de crescimento da sua empresa é muito maior.
6. Competitividade
Você sabia que cerca de 80% dos gestores de RH afirmam que a fluência do inglês é importante para os negócios? Esses dados foram divulgados pela empresa Robert Half e relatam ainda que apenas 35% dos entrevistados informaram ter o nível básico ou nenhum de proficiência em inglês.
Os dados apresentados acima reforçam a tendência há muito tempo observada no mercado de trabalho: a língua inglesa não é mais um diferencial, mas um pré-requisito para muitas vagas.
Portanto, se você ainda não o domina, está na hora de mudar essa realidade.
7. Bônus
Provavelmente, você deve estar se perguntando agora como fazer para verificar o real nível de inglês dos seus funcionários e de concorrentes às vagas abertas.
A quem deve recorrer? Será que os candidatos realmente sabem o verdadeiro nível de inglês que possuem? Há muitos profissionais que informam possuir determinado nível de fluência no idioma, mas na prática não consegue estabelecer um diálogo com um cliente ou fornecedor.
Pensando nisso, preparamos mais 2 dicas bônus para ajudar você a inserir o inglês no cotidiano da sua empresa:
Faça a entrevista em Inglês
Se você possui gestores de RH bilíngues, pode realizar o processo seletivo na língua inglesa. Por meio do diálogo, a ideia é que o recrutador consiga observar a pronúncia e o vocabulário do candidato.
Além de verificar as qualificações dos candidatos, esse é um momento que permite uma interação muito bacana entre o recrutador e o entrevistado. É uma oportunidade mútua e um desafio para ambas as partes, afinal, pouquíssimas empresas brasileiras adotam esse procedimento atualmente.
Teste de Proficiência
Sem dúvida, essa é a melhor opção para garantir a contratação de um colaborador fluente em inglês. Os testes de proficiência são realizados por empresas especializadas, como a Fluenglish, por exemplo.
Os testes incluem avaliações de gramática e vocabulário, leitura e interpretação, audição e compreensão, conversação e demais habilidades em relação ao idioma, permitindo compreender o real nível de inglês do candidato.
A avaliação foi desenvolvida por uma equipe de profissionais nativos do idioma, visando detectar a fluência dos indivíduos em todos os aspectos da língua inglesa. Além disso, o teste possui validade de 6 meses, a contar da data de conclusão da última etapa do teste (conversação).
Quem ainda não fala inglês deve correr atrás do prejuízo imediatamente. Hoje, pessoas muito bem qualificadas estão perdendo oportunidades de emprego, cursos e intercâmbios apenas por não terem domínio do inglês. Lembre-se de que funcionários capacitados são garantia de empresa bem-sucedida no mercado.
Sua empresa já possui algum profissional bilíngue? Quais são as suas estratégias para alcançar o mercado internacional? Percebeu como o inglês na empresa pode ser um grande diferencial, atraindo parceiros, clientes e investidores internacionais?
Agora que você já conhece bons motivos para incentivar o inglês na empresa, saiba também quais são as certificações para avaliar a proficiência em inglês e prepare seu negócio para torná-lo bilíngue!