Carreira

RH: como avaliar a fluência de inglês dos candidatos?

Faz tempo que a fluência em inglês deixou de ser diferencial para se tornar requisito obrigatório à carreira nos mais diversos níveis hierárquicos. Com isso, muitos candidatos, na ansiedade de corresponder à expectativa do mercado de trabalho, ou por erro de autoavaliação, informam equivocadamente no currículo o nível de aptidão em falar, ler, interpretar e compreender a língua inglesa. 

O nível de inglês é uma das informações que os candidatos mais mentem no currículo. Pesquisa realizada pelo British Council revelou que apenas 5% da população brasileira sabe efetivamente falar inglês fluentemente, e por isso, é um desafio para os gestores de Recursos Humanos avaliarem o nível de proficiência dos candidatos.

Separamos para você sete dicas de como avaliar a fluência de inglês dos candidatos. Acompanhe:

1. Não confie na autoavaliação dos candidatos

“Fluente em inglês” ou “Conhecimento prático de mandarim” são frases frequentemente incluídas nos currículos com nenhuma explicação ou prova de proficiência real. Algumas empresas aprendem da maneira mais difícil quando ignoram os sinais destes termos sem comprovação, o que acarreta na contratação de profissionais fora do perfil desejado.

Além disso, a empresa só vai perceber o erro quando o profissional é convidado a realizar tarefas que estão além de suas capacidades técnicas, gerando estresse e transtornos para todos os envolvidos na atividade empresarial.

É importante a medição de linguagem precisa através de avaliações, ao invés de deixar os candidatos darem deus próprios diagnósticos. Neste ponto, contar com avaliadores especializados é a melhor opção, pois o contrário também acontece: são encontrados adultos muito bem formados na língua inglesa que fazem sua autoclassificação de fluência de inglês para baixo, ao invés de se colocarem em níveis mais avançados.

2. Reconheça as consequências de falta de comunicação

Dependendo do cargo que o candidato ocupará, se estará envolvido com negociações ou qualquer tipo de situação que envolva interpretação, é preciso ficar atento para que equívocos não ocorram. Você pode imaginar o que pode acontecer como resultado de uma negociação malfeita.

Existem muitas situações diferentes que podem dar errado se uma pessoa não está no nível que ela afirma estar. E a própria empresa necessita e espera que o candidato tenha a fluência necessária para seguir com as atividades de sua responsabilidade.

3. Saiba que falantes nativos não são necessariamente qualificados

Quando se necessita preencher uma posição em que é requerida a fluência de inglês numa linguagem técnica específica, muitas vezes as empresas pensam que a resposta é a contratação de alguém cuja língua “nativa” ou de “herança” (idioma em que foi criado) é o inglês. 

No entanto, eles podem não ter a fluência necessária para os discursos do segmento do negócio em questão. O nível de inglês dessas pessoas acaba limitado ao ambiente familiar e elas podem não conseguir segurar suas próprias habilidades de comunicação em interações internacionais de alto nível. 

Cresça em sua carreira profissional com a Fluenglish

4. Procure saber mais sobre os Testes de Linguagem 

Testes de proficiência linguística com certificado podem oferecer uma medição precisa do nível da língua inglesa, como intermediário baixo ou principiante avançado. O certificado explica diretamente o que um indivíduo pode realmente realizar com seus conhecimentos sobre a língua inglesa.

Existem várias escalas de medida que são comuns e reconhecidas como precisas para determinar a proficiência. O fato é que existe uma maneira padronizada para conduzir uma entrevista de emprego e existe um conjunto de padrões para os níveis de fluência de inglês. Isso permite que você veja como os candidatos podem atuar dentro da organização usando o idioma.

5. Utilize ferramentas de testes on-line

Muitas organizações utilizam uma entrevista de proficiência oral — Proficiency Interview Oral (OPI) — para obter uma medição externa da capacidade do candidato para falar a língua em diferentes níveis. A OPI é feita em cerca de 20 a 30 minutos através de conversa por telefone com o candidato. 

A Entrevista de Proficiência Oral por Computador (OPIC) é um teste encontrado na Internet que fornece avaliações de proficiência oral válidos e confiáveis ​​em larga escala, oferecido pelo Language Testing International (LTI). A entrega de perguntas é através de um programa de computador e de um avatar desktop. Assim, o teste pode ser realizado sob demanda e em um momento conveniente para o candidato e inspetor.

6. Não coloque colaboradores para testar os candidatos

Às vezes, uma empresa tenta encurtar o caminho e pede a um colaborador fluente em inglês para avaliar um candidato. Como a responsabilidade pela avaliação agora está com alguém que não é treinado para avaliar os níveis de linguagem, isto pode abrir margem para riscos e imprevistos.

Existem algumas técnicas que os avaliadores usam para avaliar os candidatos. Começa com uma conversa amigável normal, mas, na verdade, é uma estratégia que o avaliador usa para provocar certas situações que exijam determinado vocabulário do candidato, compreensão de expressões e interpretação. 

Essas habilidades de compreensão são altamente valorizadas por aqueles empregadores que apreciam a importância da medição de linguagem precisa. E isso deve ser cuidadosamente considerado por aqueles que não podem realizar plenamente as funções do cargo em questão.

7. Conheça testes para comprovar o nível da fluência de inglês

IELTS

Exame procurado por profissionais que desejam trabalhar em países estrangeiros de língua inglesa. Também é requerido por grande parte das universidades do Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia e aceito em universidades canadenses e americanas.

Cambridge English 

Examina a compreensão oral e escrita dos candidatos, além da capacidade de se comunicar oralmente e por escrito sobre diversos assuntos. É reconhecido por muitas organizações e instituições de ensino no Brasil e fora do país. Possui vários níveis, que vão do básico à especialização, este último destinado a professores. Portanto, pode ser feito por candidatos de diferentes estágios do aprendizado.

TOEFL

Muito procurado por estudantes que pretendem ingressar em universidades de países de língua inglesa. O exame é aberto a pessoas com diferentes níveis de proficiência e o resultado revela o nível de domínio do idioma do candidato.

Este conteúdo sobre como avaliar a fluência de inglês dos candidatos foi útil para você? Entre em contato com a gente para saber mais sobre nossos serviços. Temos a solução certa para você!

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pop Up Image

JUNTE-SE A MAIS DE 229.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.X