Garantir o sucesso do seu evento é o objetivo de todo produtor e quem deseja estar na ponta deste mercado tão competitivo precisa acompanhar todas as tendências. A aplicação da gamificação na educação, saúde e até mesmo nos negócios, tem mostrado resultados interessantes. Então, porque não aplicá-la?
Segundo o assistente sênior da CAIXA, Nilton de Melo, “gamificação é uma ferramenta que trás mecanismo de design de jogos para engajar pessoas a atingir seus objetivos.”
Este conceito não é novo. Basicamente todos os jogos, desde videogames à jogos de tabuleiro, e mesmo os esportes, aplicam seus princípios na prática, que são:
O objetivo da gamificação é transpor a temática de engajamento e comprometimento dos games à diversos contextos práticos. E para isso é necessário que o jogador desenvolva seu flow. Assim, quanto melhor o jogo, mais tempo ele participa.
Veja um exemplo clássico do engajamento da gamificação em eventos:
“Temos o exemplo da final da NBA, que este ano bateu recordes de audiência, com 31 milhões de espectadores a assistir através dos vários meios. Algo perfeitamente natural dada a dimensão mediática deste desporto.
Comparativamente, a final de 2015 do League of Legends, (um videojogo online), teve 36 milhões de pessoas a assistir online e mais de 50 mil numa arena em Berlim”, aponta Rui Cordeiro fundador e CEO da portuguesa Fractal Mind.
Manter os participantes estimulados por muito tempo e aumentar a sua experiência é o principal medidor de sucesso do seu evento com a gamificação. Da mesma forma como as pessoas são estimuladas por meio dos jogos, deixando-as em estado de imersão total, esta técnica pode concentrar a atenção de sua audiência.
Ainda de acordo com Melo, o “flow é um estado mental de engajamento, foco total em que as pessoas estão fazendo algo que faça sentido e é desafiante, mas não é muito difícil.” E é por meio desse estado de imersão total, ou flow, que se garante o sucesso do seu evento.
Sabemos que mesmo com toda estrutura, organização e serviços, ainda pode faltar um detalhe principal que prenda o interesse dos participantes. Nesse sentido, a socialização pode ficar prejudicada e com essa estratégia você poderá proporcionar uma experiência melhor.
Seja num acontecimento interno ou externo, você pode usar as técnicas da gamificação. Como? Veja esses exemplos:
Empresas que desejam engajar seus funcionários e disseminar sua cultura, valores e alinhamentos organizacionais, além de promover a gestão do conhecimento, podem utilizar a gamificação para deixar o ambiente mais leve.
Encontros de liderança e congressos de funcionários podem ter uma pegada mais lúdica e criativa por meio de quiz, feedbacks e perguntas e respostas em tempo real e dinâmicas premiadas de networking.
Veja o exemplo do Foursquare, em que os usuários tinham metas premiadas e podiam acompanhar a sua colocação em um ranking. Nele os participantes têm suas ações premiadas por meio de competição saudável.
De acordo com o Sebrae “A aplicação periódica e planejada de uma Pesquisa de Clima Organizacional se faz importante e necessária para que o gestor conheça os pontos fortes da empresa e aqueles que precisam ser melhorados.
A partir dos resultados dessa pesquisa, decisões mais assertivas poderão ser tomadas no sentido de reorganizar os seus métodos e traçar novas diretrizes.”
Aproveite a gamificação para tornar a experiência da Pesquisa de Clima Organizacional mais agradável e descontraída e tenha resultados melhores e mais naturais.
Se aplicada de forma correta nos eventos, essa estratégia deixará os funcionários mais engajados e satisfeitos.
Rui Cordeiro pondera: “É conhecido que grande parte do envolvimento dos participantes acontece apenas durante o próprio evento. Pouco acontece no build‑up até ao início e praticamente nada acontece no pós.
Há aqui uma janela de oportunidade que poderia ser aproveitada e não o está a ser”, acredita Rui Cordeiro.
Assim, a janela de oportunidade aqui para o sucesso poderia ser:
Não se esqueça de divulgar os resultados das competições para mais participantes socializem. As possibilidades para engajar os participantes são incontáveis.
Planeje seus eventos utilizando a gamificação com uma estratégia dinâmica e divertida para possível obter o engajamento dos participantes.
Ofereça esse serviço também à empresas que desejam realizar eventos corporativos e alcance um diferencial competitivo no mercado e o sucesso do seu evento.
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