Dicas

Como montar e avaliar uma carta de apresentação em inglês?

Preparar-se para um novo emprego nunca é exatamente a tarefa mais simples de se fazer, especialmente se isso tiver que ser feito em outro idioma.

Para cargos em outros países, por exemplo, além de elaborar um bom currículo, é preciso que seja feita uma carta de apresentação em inglês, também conhecida como cover letter. Essa ferramenta é tão importante quanto seu currículo, já que nela são explicadas as razões pelas quais você está se candidatando à vaga e também mostra seu interesse pelo cargo.

Em relação à estrutura, uma carta de motivação em Inglês não difere em nada das demais, mas apesar disso, muitos ainda se confundem com a forma de produzi-la.

Seja você um possível candidato que busca formas de criar sua cover letter, ou um contratante que deseja saber como analisar uma carta recebida, este post foi feito para você.

Com passos simples e algumas dicas essenciais, você será capaz de se sair muito bem em qualquer entrevista. Acompanhe!

Como construir uma boa carta de apresentação em inglês

1. Personalize seu texto

Na hora de escrever sua cover letter, esqueça os clichês e fórmulas prontas. Nada de “Prezado(a), segue abaixo a descrição de meu perfil para apreciação da empresa”. Busque sempre personalizar ao máximo sua apresentação, tornando o texto mais pessoal é o menos frio possível.

Uma boa iniciativa é tentar descobrir o nome da pessoa para quem você estará se direcionando, criando, assim, um gancho maior para poder chamar a atenção para a leitura.

2. Aproveite o corpo de seu e-mail

Se você estiver anexando seu currículo, uma ótima opção é usar o próprio corpo do e-mail para fazer sua carta de apresentação. Além de ser muito prático, chama muito mais a atenção de quem estiver lendo.

Esta é uma maneira mais informal de fazer a cover letter, mas também bem mais eficiente, uma vez que não é necessário abrir um documento para começar a ler.

3. Demonstre que você cumpre todos os requisitos necessários

Se você tiver conhecimento da descrição da vaga anunciada, demonstre que você cumpre os requisitos exigidos. Caso a vaga exija um mínimo de cinco anos de experiência, por exemplo, além de disponibilidade para viagens e inglês fluente, você pode descrever isso, de forma sucinta, aumentando sua visibilidade.

4. Mostre como você poderá contribuir

Além de exibir que você já cumpre os requisitos técnicos solicitados pela vaga em questão, é fundamental que em sua apresentação você não deixe de mencionar de que forma você poderá contribuir com a empresa. Por exemplo:

“Acredito que a experiência que tive no exterior poderá ser de grande valia para os planos de expansão que a empresa possui.”

5. Deixe claro que buscou informações previamente

Sem dúvida, outra forma muito importante de demonstrar interesse pela instituição para a qual você busca uma vaga é comentar em sua cover letter algo que deixe transparecer que você conhece a empresa e suas as metas, objetivos e desafios.

Cresça em sua carreira profissional com a Fluenglish

Vale também citar informações que tenham saído em jornais ou revistas, pois demonstra que você é uma pessoa bem informada e atualizada.

6. Ter indicações pode ser um ponto importante

Por fim, se alguém estiver indicando você para a vaga, pode ser um grande ponto a seu favor. No momento da elaboração de sua carta de apresentação, não deixe de mencionar isso.

Não há nenhum motivo para se sentir intimidado em comentar a respeito de sua referência no corpo da cover letter.

Como estruturar sua cover letter

Passando agora para pontos ainda mais objetivos, vamos observar mais de perto a estrutura de que deve ter a sua carta de apresentação em inglês.

1. Apresentação

A apresentação de sua carta dependerá diretamente do tipo de vaga a qual você esteja se candidatando. O exemplo abaixo é ideal para uma vaga anunciada:

Dear Mr McConnor,

I am writing to apply for the position of Manager which was advertised today on www.xxxx.com.br.

Já se for para uma vaga que ainda não está aberta, ou seja, uma “speculative application”, é importante que comece sua cover letter dessa forma:

Dear Mr McConnor,

I am writing to enquire whether you have a vacancy in your company for the position of Manager.

Em ambas as situações, o melhor é que você inicie sua carta nomeando a pessoa. Se você não souber a quem direcioná-la, procure fazer uma pesquisa antecipada. Apenas em último caso utilize “Dear Sir/Madam”.

2. Desenvolvimento

É nesta parte que você demonstra quem você é. Lembre-se de que sua cover letter servirá para poder complementar as informações de seu currículo, não as duplicar. Ou seja, use essa área para poder explicar por que você será o melhor candidato para a vaga. Procure demonstrar entusiasmo, explicando pontos que não estão devidamente desenvolvidos em seu currículo, e claro, conte sobre sua experiência.

Veja um exemplo:

I’m an experienced Manager with 10 years’ experience in the B2B industry. I have organized large events for many blue-chip companies in the world, taking responsibility for everything from planning, speaking, logistics and supply management to on-site operations.

I currently work in a company where I manage a team of 15 people. I’m used to working in a high pressure environment and I enjoy using my initiative to come up with solutions to problems.

3. Encerramento

Aqui, além dos detalhes sobre sua disposição para futuras entrevistas, aproveite para poder reforçar, nestas últimas linhas, os motivos que o tornam a pessoa ideal para o trabalho:

I believe my skills and previous experiences make me an ideal fit for the role. Your company is a market leader in the events industry, and I am very eager to become a part of your team.

I am attaching a copy of my resume. I am available for an interview at any time. Should you require any further information, please do not hesitate to contact me.

Yours faithfully,

O termo “Yours faithfully” é usado para ocasiões em que você não sabe o nome da pessoa que estará lendo. Já para casos em que você esteja direcionando para alguém específico, utilize “Yours sincerely”.

Com essas dicas, sua carta de apresentação em inglês certamente vai fazer com que você se sobressaia em toda e qualquer vaga para a qual esteja se candidatando.

Agora que você já aprendeu sobre como criar a sua cover letter, que tal se manter sempre atualizado com todos os nossos conteúdos? Assine nossa newsletter e receba os melhores textos diretamente em seu e-mail!

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pop Up Image

JUNTE-SE A MAIS DE 229.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.X