Carreira

Como o perfil do candidato pode ser avaliado com o teste de proficiência

perfil-do-candidato
Escrito por Fluenglish

O teste de proficiência, principalmente de inglês e espanhol, tem se tornado uma peça fundamental na hora de avaliar o perfil do candidato em processos seletivos de emprego.

Os setores de RH das empresas estão utilizando esse recurso com afinco, pois faz a diferença na escolha do candidato.

Pensando nisso, vamos lhe explicar a importância do teste de proficiência como ferramenta para avaliação de perfil profissional.

Qual o papel do teste de proficiência no processo seletivo de profissionais?

A habilidade de se comunicar por meio da língua inglesa é essencial no mundo dos negócios. As barreiras entre as nações estão se desfazendo cada vez mais quando o assunto é empresa.

Isso faz, até pequenas e novas empresas, terem trocas comerciais e intercâmbio de ideias com outros países. Portanto, para que isso ocorra, é necessário que ambas as partes possuam uma língua em comum, se não a comunicação não se realiza efetivamente.

Sendo assim, avaliar a fluência dos candidatos é parte importantíssima do processo. Afinal, a autoavaliação feita no currículo não é confiável, pois muitos não possuem conhecimentos dos padrões de determinação dos níveis.

Além disso, segundo o British Council, apenas 5% dos brasileiros falam inglês fluentemente, apesar de muitos se classificarem como parte desse nível.

A habilidade no inglês, no espanhol ou, até mesmo, em outras línguas, diz muito sobre o candidato. Afinal, mostra que ele veio se preparando ao longo da vida para ser um profissional bem-sucedido.

Aprender uma língua estrangeira de maneira fluente não é um aprendizado da noite para o dia, é um caminho árduo e que exige dedicação.

Portanto, percebe-se que uma pessoa que possui essa habilidade possui muitas qualidades relacionadas ao esforço, dedicação, determinação e até domínio das próprias capacidades cognitivas.

Isso significa, que um profissional com fluência comprovada pelo teste de proficiência, pode contribuir muito para o sucesso da sua empresa.

Ele poderá agregar técnicas internacionais à rotina do seu negócio, assim como poderá representar sua marca em eventos globais.

Portanto, utilizar o teste de proficiência para avaliar o perfil do candidato é essencial para uma escolha assertiva e que vai gerar ótimos frutos para a sua empresa.

Contratar um serviço externo para aplicar o teste de proficiência ou utilizar a própria equipe?

Essa é uma dúvida muito válida. Temos que pensar que quanto mais especializado for o serviço mais eficiente será o resultado.

Sendo assim, é mais indicado que você poupe os esforços da sua equipe, que, provavelmente, não especializada nesse tipo específico de teste, para que eles possam focar nas outras etapas do processo seletivo.

Isso também contribui para a redução dos custos.

Testes técnicos para avaliação de candidatos

O teste técnico é um recurso aplicado para avaliar o nível de experiência dos candidatos em cargos que exigem conhecimentos específicos. Esses testes podem ser realizados por meio de uma prova — que pode ser presencial ou online.

O recrutador pode fazer essa avaliação de conhecimentos específicos utilizando uma redação ou outro processo capaz de avaliar a capacidade de desenvolvimento do candidato e de colocar em prática o que aprendeu em instituições de ensino e em outras corporações.

Teste técnico: proficiência em inglês

Uma forma de medir a proficiência enquanto habilidade técnica é a realização de um teste de proficiência em inglês.

Esses testes são estruturamos com etapas de avaliação do conhecimento gramática, escrita, audição, interpretação e conversação. Tudo isso voltado ao conhecimento específico da área de atuação da empresa contratante dos testes.

Interessante, não é mesmo?

Conheça a Fluenglish

A Fluenglish é uma empresa especializada em realizar teste de proficiência em inglês e espanhol. Nossos resultados possuem precisão garantida, pois são realizados por meio de nativos totalmente capacitados para avaliação de fluência.

O teste é feito de maneira online, poupando, assim, gastos adicionais com transporte.

Se você é um profissional que deseja obter uma avaliação coerente do seu nível de inglês para obter boas oportunidades de emprego, também oferecemos serviços para pessoas físicas.

Portanto, seja você uma pessoa física ou jurídica, acesse o nosso blog e entenda ainda mais o papel da fluência em língua estrangeira no perfil profissional de candidatos e empresas.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer saber mais sobre as novidades em RH?Inscreva-se em nossa newsletter