Carreira

Tudo o que você precisa saber sobre retenção de talentos

retencao-de-talentos

Que gestor nunca enfrentou dificuldades em manter a sua equipe motivada? Que especialista em Recursos Humanos nunca se deparou com o desafio de atrair candidatos?

A gestão de pessoas vai muito além do simples recrutamento de profissionais qualificados. Essa atividade tem relação com a criação de equipes de alto desempenho e com competências complementares. Contudo, todo esse esforço não gera retorno se a empresa não sabe como reter talentos.

Por esse motivo, preparamos este conteúdo para que você conheça como otimizar esse processo. Continue lendo para saber todos os detalhes!

Crie um ambiente de inovação

Vivemos em um mundo tomado pela tecnologia e inovação, que não param de surgir em todos os cantos do globo. Se você está em busca de um profissional com excelente formação, sólida experiência e habilidades comportamentais, é provável que outras empresas estão na mesma situação.

Por isso, esteja atento a mudanças que podem impulsionar o seu negócio, mas, acima de tudo, que representem um diferencial para reter pessoas. Novos processos de trabalho, o lançamento de novos produtos e projetos de melhoria ajudam a suprir essa necessidade.

    Tem interesse nas nossas certificações? Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade:

    Institua programas de formação

    Muitas empresas têm em sua cultura a prática de desenvolver a equipe internamente. Uma das formas de alcançar esse objetivo é por meio da implantação de treinamentos in company. Essa tática tem diversos propósitos, como:

    • Introduzir processos de trabalho;
    • Desenvolver competências gerenciais;
    • Treinar a colaboradores sobre novas ferramentas e sistemas;
    • Oferecer formação como requisito para progressão na empresa.

    Quando essa iniciativa está disponível demonstra um alinhamento entre os interesses do negócio o futuro dos profissionais.

    Desenvolva um plano de carreira

    Um dos elementos que ajuda a reter profissionais é a transparência quando a forma de crescimento dentro da empresa. Para isso, o gestor de RH deve ser claro quanto ao plano de carreira.

    Cresça em sua carreira profissional com a Fluenglish

    Esse é um documento que descreve a progressão dos cargos no decorrer do tempo e quais são os requisitos necessários para avançar para o próximo nível.

    Essa clareza permite que cada indivíduo na equipe possa visualizar as suas possibilidades dentro da empresa e como a empresa investe no seu crescimento.

    Tal planejamento é essencial para garantir que as pessoas tenham interesse em serem contratadas pela empresa e, no decorrer do tempo, queiram permanecer.

    Adote um sistema de meritocracia

    Muitas companhias tendem a adotar benefícios que representam um atrativo durante a fase de recrutamento.

    Contudo, um sistema de remuneração variável é o incentivo que faltava para que a equipe possa atingir o seu potencial e superar expectativas.

    Em geral, esse modelo está atrelado a metas tanto individuais como em grupo que, quando alcançadas são premiadas por meio de uma remuneração variável. O setor de RH pode definir os critérios, mas lembre-se de ser claro sobre as regras.

    Por fim, fica claro que recrutar é um talento, mas reter os colaboradores é um esforço constante. Quando pensamos no que representa uma oportunidade de trabalho os aspectos considerados são o clima agradável, bom relacionamento com os colegas e oportunidades de aprendizado.

    Por isso, siga as nossas recomendações para melhorar o resultado da sua empresa e aprimorar o resultado da equipe.

    Deixar comentário.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Pop Up Image

    JUNTE-SE A MAIS DE 229.000 PESSOAS

    Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.X