Recursos Humanos

Prós e contras sobre teste de proficiência de idiomas para o corporativo

recursos-humanos
Escrito por Fluenglish

Como o mercado atual está altamente competitivo, as empresas buscam soluções para crescer e aumentar a sua influência, seja na exigência de uma alta produtividade, seja na expansão de seu negócio ou também na contratação e efetivação de funcionários que possuam certa fluência em determinado idioma.

A partir disso, para contratar esses funcionários é fundamental realizar um teste de proficiência de idiomas. Esse teste pode ser feito tanto pela própria empresa, quanto por uma organização terceirizada e especializada nesse assunto.

Veja agora os prós e contras sobre o teste de proficiência de idiomas para o corporativo.

Vantagens do teste de proficiência de idiomas

Ter funcionários e colaboradores fluentes em línguas com um alcance global como o inglês e o espanhol pode elevar o nível de seu negócio, além de trazer vários outros benefícios. 

Dessa forma, o teste de proficiência de idiomas pode ajudar a tornar isso possível, já que entre suas principais vantagens podemos destacar:

1. Funcionários capacitados

A prova de proficiência é um processo que visa identificar e selecionar os melhores candidatos que possam agregar um grande valor à empresa. Ou seja, o seu negócio será composto por profissionais que possuem uma alta capacidade de comunicação e interpretação de determinada língua estrangeira, habilidade que poderá ser usada em negociações, abertura e leitura de contratos e demais acordos comerciais.

2. Praticidade

Não há burocracias ou complicações, porque o teste não demanda um grande tempo de realização, muito menos um alto custo para ser implantado.

Saiba também como uma boa avaliação de inglês pode reduzir custos no processo de recrutamento.

Além do mais, ele pode ser feito na modalidade presencial ou online, método bastante utilizado principalmente após o início da pandemia do novo coronavírus, visto que a circulação de pessoas passou a ser controlada para evitar a disseminação da Covid-19.

3. Certificação ágil

Importante economia de tempo que traz benefícios não só para os empresários e gestores, mas também para o novo efetivado que terá uma certificação profissional como bilíngue, a qual pode abrir um grande leque de possibilidades de crescimento pessoal e corporativo.

4. Abrangência de vários nichos

Principalmente a partir do século XXI, com o avanço da tecnologia e da globalização, basicamente qualquer negócio, independentemente de qual seja o seu ramo, deve investir no programa de idiomas para seus colaboradores e afiliados.

Paralelamente a esse fato, o teste de proficiência de idiomas passou a ser requisitado para essas empresas das mais variadas categorias.

Benefícios financeiros para quem tem a proficiência comprovada

Os profissionais que desejam construir uma carreira de sucesso, buscam o reconhecimento e valorização do seu trabalho. Um grande motivador para tudo isso é a remuneração recebida, e muitas pessoas avaliam esse quesito antes mesmo de decidir qual profissão seguir. A qualificação profissional é bastante considerável dentro do mercado de trabalho quando se trata de remuneração salarial, e o inglês faz parte dessa conjuntura.

De acordo com a pesquisa realizada pelo portal G1, a diferença de salário resultante da capacidade do funcionário de se comunicar fluentemente em inglês pode chegar a 61%, dependendo do nível hierárquico. Para os recrutadores, o profissional que tem capacidade para fazer relatórios e conferências com companhias estrangeiras é algo que agrega bastante valor.

Conforme pode ser observado nesse artigo, a fluência em inglês só tem a contribuir positivamente para a carreira do funcionário e para as empresas. A empresa que conta com funcionários que dominam o inglês terá equipes que ajudam em processos de internacionalização dos negócios. 

Essa é uma das grandes tendências dos dias atuais para alcançar o sucesso em projetos de expansão. E o funcionário que busca essa fluência, conquista com maior facilidade e segurança um plano de carreira dentro ou fora da empresa, adquirindo muito mais capacitação de atuar tanto no Brasil, como em outros países.

Desvantagens do teste de proficiência de idiomas

O grande malefício do teste de proficiência de idiomas para o corporativo é basicamente a incompetência de determinadas empresas que prestam esse serviço. Um teste mal elaborado pode gerar um efeito oposto aos benefícios.

Resumindo, se esse teste for mal desenvolvido e mal aplicado, o resultado será a contratação de funcionários incapacitados para exercer as funções demandadas pela proficiência de certa língua. Portanto, para que não ocorra esse problema, deve-se contratar uma empresa séria para realizar esse teste.

A Fluenglish possui uma grande experiência nessa área, pois realiza milhares de testes de proficiência de inglês e espanhol todos os anos de forma totalmente online e com uma metrificação internacional.

Ela utiliza somente professores nativos no desenvolvimento dos testes e na sua aplicação, além de oferecer a customização por nicho.

Diferencial pode durar pouco: é importante buscar proficiência em vários idiomas

Para ter um diferencial no currículo, será preciso ir além da proficiência em inglês.

O inglês é básico é sem dúvida uma habilidade muito estratégica para o mundo corporativo, mas, de acordo com Renato Grinberg, diretor-geral da prática de liderança e gestão da BTS, consultoria de gestão, compreender idiomas diferentes pode até agregar valor ao currículo, mas só em circunstâncias especiais. 

Além do inglês, o espanhol também é um diferencial. Os outros idiomas somente serão úteis se a empresa for daquele país específico, argumenta o diretor.

Quer saber mais?

Quer saber como avaliar o inglês no processo seletivo? Baixe o nosso e-book totalmente gratuito.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer saber mais sobre as novidades em RH?Inscreva-se em nossa newsletter