Carreira

Como uma boa avaliação de inglês pode reduzir custos no processo de recrutamento

diminuir-custos
Escrito por Fluenglish

Atualmente, dominar a língua inglesa deixou de ser um diferencial e passou a ser requisito indispensável em diversos setores do meio corporativo. Nesse sentido, uma boa avaliação de inglês no processo de recrutamento é uma grande aliada das empresas.

A razão para isso é que essa ferramenta pode otimizar o trabalho do RH e auxiliar a reduzir custos. Segundo uma pesquisa realizada pelo British Council< apenas 36% dos brasileiros que se dizem fluentes no idioma possuem, de fato, essa habilidade com a língua.

Portanto, um teste de proficiência é capaz de identificar esses aspectos e ajudar para que o processo de recrutamento seja mais assertivo. Além disso, a ferramenta traz ainda outros benefícios na seleção.

Pensando nisso, separamos este artigo com uma lista de fatores que mostram como uma avaliação de inglês pode auxiliar a reduzir custos no processo de recrutamento da empresa. Confira, abaixo.

1. Seleções certeiras

Em suma, investir em uma avaliação de inglês realizada por uma empresa especializada no assunto, dá ao setor de RH a confirmação de que o candidato possui as habilidades necessárias para assumir o cargo pretendido.

Dessa forma, os gestores conseguem garantir escolhas mais precisas em seu processo de recrutamento. Assim, essa ação reduz as chances de contratações equivocadas, que eventualmente demandam novas seleções.

Portanto, é possível reduzir custos ao minimizar os erros e, além disso, assegurar a retenção de profissionais qualificados e a diminuição da taxa de turnover na empresa.

Outro fator a ser levado em consideração é a otimização do trabalho dos funcionários ao terceirizar a avaliação de inglês. Veja, a seguir.

2. Otimização do trabalho da equipe

Como já vimos anteriormente, o domínio da língua inglesa se tornou requisito fundamental no meio corporativo. Sendo assim, é um fator que precisa ser considerado pelo time de RH em processos de recrutamento.

Porém, não necessariamente deve ser essa equipe a aplicar o teste de avaliação do inglês. Pois, quando essa tarefa fica a cargo de uma empresa especialista no assunto, o grupo ganha mais tempo para focar em outras atividades.

Dessa forma, é possível otimizar os processos de contratação, reduzir tempo e, consequentemente, os custos da seleção. Mas, como um teste de proficiência pode reduzir o tempo do recrutamento? Leia mais, adiante.

3. Redução no tempo de seleção

Por meio de um procedimento 100% online, a empresa contratante pode verificar os resultados da avaliação de inglês do candidato de maneira rápida e ágil. A certificação acontece logo após o teste e permanece disponível no sistema para consulta.

Dessa forma, o recrutador tem acesso facilitado para todas as informações que necessita, de forma prática pela internet, o que torna o processo de recrutamento mais simplificado.

E mesmo com a praticidade, a qualidade dos resultados continuam asseguradas, pois o profissional é testado por nativos nas competências de fala, escrita, escuta e interpretação.

Portanto, o gestor não precisa se preocupar com esse quesito. Além disso, o teste de proficiência garante uma análise precisa da fluência que determinado cargo exige, gerando tomadas de decisões precisas.

4. Aumento do valor estratégico da seleção

Antes de começar o processo seletivo, também é fundamental elaborar um plano de ação que reúna tudo o que deverá ser feito para o novo recrutamento, isto é, os canais em que as vagas deverão ser anunciadas, quais serão os dias em que a empresa receberá os candidatos, quem fará as entrevistas ou dinâmicas em grupo, quais serão os critérios de avaliação dos interessados e quando a decisão deverá ser tomada.

Ter isso bem planejado é importante tanto para o RH quanto para as pessoas que se candidatam, pois elas ficam a par de cada etapa do processo e também de quando terão resposta para saber se foram aprovadas ou não.

Pensar em quais ferramentas devem ser utilizadas se torna um ponto importante nesse contexto. E é justamente aí que entra a avaliação de inglês, responsável por dar mais eficiência ao planejamento estratégico da sua seleção.

5. Perfil mais adequado dos candidatos à vaga

Ao anunciar uma nova vaga, o setor de RH deve se reunir com os líderes do departamento para alinhar as expectativas quanto ao perfil, comportamento e conhecimentos que o novo membro da equipe precisa ter. Isso facilita o processo de recrutamento, já que o encarregado saberá reconhecer quem está mais apto para o cargo.

Assim, o tempo dedicado a essa seleção é melhor aproveitado e o desalinhamento entre o perfil do profissional e as exigências do posto pode ser evitado. Afinal, um erro muito comum é a vaga oferecida ser baseada no desempenho de algum membro que já está na empresa.

Mas, se ele não exerce o seu papel adequadamente, o mesmo poderá ocorrer com o novo funcionário que não terá o empenho e dedicação necessários para o trabalho.

Uma maneira de evitar isso é justamente com a aplicação de avaliações em inglês. A partir de uma avaliação é possível ter um panorama técnico sobre a respeito do que esperar do candidato uma vez que ele ocupa a vaga. O teste é justamente uma alternativa para ter mais clareza sobre o perfil do candidato.

6. Terceirização de tarefas 

Outra forma de reduzir os custos é contar com sites ou aplicativos de recrutamento parceiros. Eles são facilitadores do processo de escolha do novo candidato, pois, além de reduzir o tempo de busca, são canais muito assertivos por cruzarem os dados do perfil com as características da vaga.

Produzir internamente um teste ou avaliação em inglês pode ser caro – tanto em relação a valores investidos quanto ao tempo gasto. A otimização, portanto a diminuição de custos, passa pelas parcerias com empresas que possuem o conhecimento técnico necessário para tornar sua seleção mais eficiente e barata.

Quer saber mais?

Percebeu quantos benefícios contratar uma empresa especializada para realizar a avaliação de inglês do seu candidato pode trazer? Então, veja mais sobre como nós da Fluenglish podemos ajudar você.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer saber mais sobre as novidades em RH?Inscreva-se em nossa newsletter