Dicas

Impacto da pandemia na transformação digital

impacto-covid
Escrito por Fluenglish

Com o advento da forte pandemia causada pelo novo Coronavírus, muitas empresas se viram à mercê de seus processos manuais. Isso ocorre porque nem todos os empreendimentos entraram na onda da transformação digital, de modo que estes não puderam continuar o negócio de maneira fluida.

Já as empresas que estão caminhando para a transformação digital, sofreram menores impactos de logística e realização de processos do dia a dia.

Elas aproveitaram que já estavam em transição e aplicaram medidas como o home office para dar seguimento ao trabalho.

Veja neste post, os principais impactos causados pela pandemia na transformação digital. Acompanhe!

Impacto de transição das empresas

O que poderia ser feito com tranquilidade há algum tempo, agora é primordial. Comunicar-se com fornecedores e clientes através de salas virtuais(zoom, skype, whereby, microsoft teams e outros), fazer planilhas compartilhadas, fazer documentos com assinaturas virtuais, controlar operações, entre muitas outras questões relativas ao trabalho, são feitas com muito mais facilidade a partir de dispositivos de informática.

Porém, como mencionado acima, as empresas que se mostraram mais resistentes à transformação digital, independentemente do motivo, agora estão tendo que realizar uma transição forçada para não quebrarem.

Donos de empreendimentos dos mais diversos ramos estão tendo que adaptar rapidamente seus negócios para que ele se adeque à nova realidade. O home office virou uma obrigação e o trabalho por meio de celular, tablet e notebook, uma necessidade.

A rapidez com que é preciso se adaptar agora pode ser considerada um fator negativo em um primeiro momento. Porém, com a retomada da normalidade no país, as empresas vão colher os frutos de terem se modernizado e adaptado suas atividades ao mundo digital.

Impactos comerciais e pessoais

A transformação digital agora acontece em grande foco na parte da informática para comunicação e trabalho. Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo IBGE em agosto deste ano, mais de 40% das compras realizadas pela internet foram na categoria de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação.

Além disso, dados do índice MCC-ENET, apontaram que as vendas em e-commerces aumentaram mais de 50% no mês de setembro, em relação ao mesmo mês do ano de 2019.

Tudo isso indica que além de estarem comprando mais pela internet, como um reflexo da transformação digital, as pessoas também estão comprando produtos relacionados a ela. Compras de informática servem para que as pessoas possam fazer o que faziam antes, agora isoladas em casa.

Os momentos de lazer, os meios comunicação com amigos, parentes, colegas de trabalho e clientes, bem como a forma com que se realiza o trabalho está mudando.

O que já estava em evidência agora se torna essencial para que as pessoas continuem exercendo suas atividades e esse é o maior impacto da transformação digital em meio a pandemia.

Considerações finais

Com tudo o que foi observado, é possível perceber que a transformação digital é uma realidade necessária. Os impactos avaliados indicam que esse fenômeno veio para ficar e é muito importante para o mundo.

Por isso, caso a sua empresa ainda não tenha entrado nessa transição, se apresse, pois o prazo está no limite!

Se você gostou do conteúdo, e leia também nosso post sobre gestão de times home office e veja quais cuidados o RH deve tomar.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer saber mais sobre as novidades em RH?Inscreva-se em nossa newsletter